bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Era Motorsport planeja programa GT3 no ELMS

A Era Motorsport busca ampliar a sua participação no European Le Mans Series (ELMS) com uma Ferrari 296 GT3. A informação foi confirmada por Kyle Tilley, proprietário da equipe, que também destacou os objetivos para o futuro do time, ao site SportsCar365.com.

Conhecida por suas conquistas na classe LMP2 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a Era Motorsport estreia na categoria GT3 neste fim de semana, durante a Michelin 24H Dubai. A prova marca o início de uma temporada completa na Michelin 24H Series, com Dwight Merriman, piloto de classificação Bronze, liderando o projeto.

Merriman, que integrou a equipe no Campeonato WeatherTech e venceu duas vezes as 24 Horas de Daytona, decidiu mudar para uma campanha europeia em 2025. Segundo Tilley, a decisão estava em discussão desde a temporada passada. “Sabíamos em Daytona, no ano passado, que 2024 seria o último ano de Dwight na LMP2. Ele decidiu focar em novos desafios, principalmente na Europa, onde há pistas icônicas como Monza e Paul Ricard”, explicou.

A transição para o GT3 foi uma escolha estratégica. Tilley destacou que os carros da categoria oferecem maior acessibilidade em termos de operação e treinamento, especialmente considerando as limitações de tempo de Merriman para testes. “Sugerimos o GT3 porque, embora os carros não sejam fáceis de pilotar, eles são mais acessíveis do que os LMP2. O GT3 se encaixou melhor no planejamento dele”, afirmou.

O Programa 2025 da Era Motorsports

Para a temporada de 2024, a equipe optou pela Michelin 24H Series, ao invés da ELMS, como uma forma de maximizar o tempo de pista de Merriman. “Eu disse a Dwight que deveríamos considerar a Creventic, porque o nível de experiência exigido no ELMS seria desafiador para um primeiro ano com o carro”, justificou Tilley. “A ideia é usar 2024 como um ano de transição e considerar o ELMS em 2025.”

A estrutura do programa GT3 será baseada no Reino Unido, em instalações anteriormente utilizadas para corridas históricas da Era Motorsport. Apesar de alguma integração com a equipe LMP2, os dois programas serão operados separadamente. “Temos nossa oficina em Indianápolis e outra no Reino Unido. O programa Ferrari estará sediado no Reino Unido, mas há uma certa sinergia entre as equipes”, revelou Tilley.

Quando questionado sobre a possibilidade de expandir para corridas de GT nos Estados Unidos, Tilley mostrou interesse, mas destacou que a decisão depende das demandas dos clientes. “Adoro as corridas de GT e cresci assistindo a competições ícones como o Falken Porsche, a Ferrari 430 e os Corvettes lutando lado a lado. Gostaria de ter um programa GT nos EUA, mas tudo depende do que nossos clientes desejam”, concluiu.