bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Bruno Spengler encerra ciclo como piloto oficial da BMW após 13 anos

Bruno Spengler anunciou nesta quarta-feira, 11, que deixará o cargo de piloto oficial da BMW M Motorsport, encerrando uma parceria de 13 anos com a marca alemã. A decisão foi tomada por iniciativa do próprio piloto, que busca novos desafios em sua carreira.

“Gostaria de agradecer sinceramente a toda a família BMW M Motorsport, a todos os engenheiros e mecânicos que estiveram ao meu lado nesses 13 anos. Foi um privilégio pilotar carros incríveis pelo mundo. Meus agradecimentos especiais vão para o Dr. Klaus Draeger, que me apoiou nos primeiros anos, e para Charly Lamm e a família Schnitzer, com quem conquistei o título do DTM em 2012 e vivi momentos inesquecíveis”, afirmou Spengler.

O piloto destacou que a decisão de deixar a BMW não foi fácil, mas necessária para abraçar novos desafios com perspectivas de longo prazo.

Uma trajetória de sucesso

Piloto foi camperão do DTM. (Foto: BMW)

Spengler ingressou na BMW M Motorsport no final de 2011, sendo peça-chave no retorno da marca ao DTM na temporada de 2012. Logo na segunda corrida daquele ano, no circuito de Lausitzring, ele conquistou sua primeira vitória pela BMW. O ápice veio ao fim da temporada, quando foi coroado campeão do DTM, ajudando também a equipe BMW M Team Schnitzer e a BMW M Motorsport a conquistarem os títulos de equipe e de fabricante.

Entre 2012 e 2019, Spengler participou de 122 corridas do DTM pela BMW, obtendo sete vitórias e 24 pódios. Além disso, teve êxito em competições de Gran Turismo (GT), com destaques como os pódios nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring.

Em 2015, participou das 24 Horas de Spa-Francorchamps ao lado de Alessandro Zanardi e Timo Glock, pilotando o icônico BMW Z4 GT3 projetado por Michel Vaillant. Mais recentemente, em 2023, ao lado de Jens Klingmann, Spengler sagrou-se campeão do Campeonato Italiano de GT Sprint ao volante do BMW M4 GT3.

Reconhecimento e despedida

O chefe da BMW M Motorsport, Andreas Roos, reconheceu a importância de Spengler para a marca. “Bruno é uma lenda na história da BMW M Motorsport. Lembro-me bem de competir contra ele no DTM, quando estava na Audi. Desde que assumi este cargo, pude conhecer sua personalidade positiva, que o tornou um favorito dos fãs. Desejo a ele o melhor em sua nova jornada e espero vê-lo novamente nas pistas”, declarou Roos.

Por fim, a saída de Spengler ocorre poucos dias após o anúncio de que Maxime Martin também está deixando a BMW. Marcando um momento de transição para a equipe.