bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche e Acura são penalizados após inspeções técnicas da IMSA e perdem posições em Indianápolis

O Porsche 963 #6, pilotado por Mathieu Jaminet e Nick Tandy, perdeu o terceiro após inspeção técnica realizada pela IMSA, em Indianápolise. Aliás, o Acura ARX-06 #40 da equipe Wayne Taylor Racing com Andretti também foi penalizado e teve sua classificação alterada.

Além disso, ambos os carros haviam terminado a prova de seis horas da Michelin Endurance Cup atrás dos BMW M Hybrid V8s, que ocuparam as duas primeiras posições. Contudo, nesta quinta-feira, 26, a IMSA anunciou que o Porsche #6, assim como o Acura #40, guiado por Louis Deletraz e Jordan Taylor, perderam suas posições, indo para o final da classe GTP.

Aliás, as sanções foram resultado de uma inspeção técnica minuciosa, durante a qual a IMSA examinou sete dos 11 carros da classe GTP que participaram da corrida. Incluindo o BMW #24, vencedor da prova. Durante a verificação, o Porsche #6 estava irregular. Ele apresentava modificações não homologadas em seu chicote elétrico. Já no Acura #40, cujos dutos de freio não seguiram as especificações aprovadas.

Em consequência, ambos os carros cairam para a décima e 11ª posição na classe. Tanto a Porsche quanto a Acura receberam uma multa de US$ 10.000.

A resposta da Porsche

Em resposta à penalidade, a Porsche divulgou um comunicado afirmando que a diferença técnica observada pela IMSA não proporcionava qualquer vantagem de desempenho ao carro. “A IMSA aplicou uma penalidade à inscrição #6 do PPM, que a move para o final da classe, perdendo a terceira posição final. A Porsche toma nota da decisão”, declarou a equipe.

Essa penalidade é especialmente significativa para a disputa pelo título da classe GTP. Com o terceiro lugar em Indianápolis, Jaminet e Tandy haviam reduzido a diferença para seus companheiros de equipe na Porsche Penske Motorsport, Dane Cameron e Felipe Nasr, para apenas 14 pontos. No entanto, com a punição, o déficit aumentou para 124 pontos. Por fim, colocando Cameron e Nasr em uma posição mais confortável rumo ao Motul Petit Le Mans, prova que encerrará a temporada no próximo mês.