bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
WEC – Jota deve focar em programa com Cadillac e não participará de teste no Bahrein

A equipe britânica Jota não deverá participar do teste de pós-temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que será realizado no Circuito Internacional do Bahrein, em 3 de novembro. A decisão ocorre em meio à transição do time para seu novo programa de fábrica com a Cadillac, a partir de 2025. A informação foi confirmada por Dieter Gass, diretor da equipe ao site Motortsport.com

Gass afirmou que a probabilidade de a Jota participar do teste oficial de um dia é baixa. “Não temos muita chance de estar presentes”, disse o dirigente à Autosport. Com isso, as 8 Horas do Bahrein, última etapa da temporada, marcarão a despedida do Porsche 963 com as cores da Hertz, patrocinador principal da Jota.

Foco na preparação para o WEC 2025

Além disso, a ausência da Jota no teste permitirá que a equipe concentre esforços na preparação para a temporada 2025 do WEC. Contudo, a equipe assumirá o posto da Chip Ganassi Racing como time de fábrica da Cadillac na classe Hypercar, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória.

Em paralelo, a Jota também está em negociações com a General Motors para realizar um teste privado com o Cadillac V-Series.R antes do final deste ano. Esse teste deve ocorrer após o término da temporada no Bahrein, quando a Cadillac concluirá sua parceria com a Ganassi no Campeonato IMSA SportsCar.

Gass destacou  há obstáculos para que os testes ocorram. “Precisamos de ferramentas, peças de reposição e toda a infraestrutura necessária para rodar com o carro. Isso requer preparação”, explicou.

Transição para Cadillac e histórico de sucesso

Aliás, a Jota vem competindo com o Porsche 963 LMDh como equipe cliente desde 2023 e conquistou uma vitória histórica nas 6 Horas de Spa, além de garantir o título para equipes privadas de Hypercar com uma rodada de antecedência.

Nesse sentido, o anúncio oficial da transição para a Cadillac ocorreu em agosto deste ano. A equipe inscreverá dois exemplares do V-Series.R no WEC a partir de 2025. Gass ressaltou que não prevê problemas contratuais com a Porsche durante o processo de adaptação para o novo projeto com a Cadillac.

Possível intercâmbio de engenheiros

Outro ponto de destaque é a possibilidade de um intercâmbio entre engenheiros da Jota e da Cadillac. Nesse sentido, a marca americana possui uma presença consolidada no IMSA. Onde equipes como Ganassi e Action Express Racing competem com o V-Series.R na classe GTP.

Quando questionado sobre a possibilidade de engenheiros da Jota acompanharem corridas do IMSA para entender melhor o funcionamento do carro. Gass afirmou que essa troca de experiências é possível. “Ainda precisamos confirmar alguns detalhes, mas acho que haverá uma colaboração entre as equipes, incluindo o envolvimento de engenheiros americanos no WEC”, concluiu.

Por fim, a Wayne Taylor Racing com Andretti também será uma das equipes de fábrica da Cadillac no IMSA a partir de 2025, substituindo a Ganassi. A equipe deverá inscrever dois carros na classe GTP no próximo ano, enquanto a Action Express Racing continuará com uma única entrada.