bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
WEC – Toyota vence as 6 Horas de São Paulo

Em um emocionante domingo de corridas no circuito de Interlagos, São Paulo, o Toyota Gazoo Racing GR010 #8, pilotado por Brendon Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi, garantiu sua segunda vitória da temporada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Esta é a quinta vitória diferente em cinco etapas, destacando a competitividade da temporada.

O trio do carro #8 dominou a prova de seis horas, especialmente após o carro irmão, o GR010 #7, enfrentou problemas mecânicos. Mike Conway, que retornava de uma lesão, começou forte no #7, mas um problema no monitor de pressão de combustível fez com que o carro perdesse a liderança na segunda parada nos boxes. Kamui Kobayashi e Nyck De Vries lutaram arduamente para recuperar posições, terminando em quarto lugar após um esforço heroico de Kobayashi na última hora da corrida.

Resultado final 

Enquanto isso, o carro #8 se distanciava dos adversários, demonstrando superioridade em ritmo e gerenciamento de pneus. Entretanto, Sebastien Buemi cruzou a linha de chegada com uma vantagem confortável de mais de um minuto, completando 236 voltas no circuito técnico e abrasivo de Interlagos.

Assim, outros concorrentes ao título também enfrentaram dificuldades. O Porsche #6 da Penske, líder do campeonato, teve um furo no pneu dianteiro direito após contato com o Porsche #12 do HERTZ Team JOTA. Apesar do contratempo, Andre Lotterer, Laurens Vanthoor e Kevin Estre recuperaram-se de forma brilhante, terminando em segundo lugar e ampliando sua liderança no campeonato.

Os demais competidores do WEC em Interlagos

Manthey vence na classe GT3. (Foto: Paulo Abreu)

Aliás, o pódio foi completado pelo Porsche #5 da Penske, pilotado por Matt Campbell, Fred Makowiecki e Michael Christensen, que superou uma troca de clipe traseiro na quinta hora da corrida para assegurar o terceiro lugar.

A corrida foi marcada por estratégias de pneus. Com equipes alternando entre compostos médios e duros da Michelin para se adaptar às condições de pista em evolução. Isso resultou em constantes mudanças na ordem de corrida e batalhas acirradas, especialmente nos estágios finais, quando a aderência dos pneus começou a diminuir.

No LMGT3, o Porsche 911 da Pure Rxcing dominou a corrida, terminando bem à frente do Aston Martin da Heart of Racing. Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler garantiram a segunda vitória da temporada para a equipe. Enquanto o Aston Martin de Daniel Mancinelli e Alex Riberas teve que se contentar com o segundo lugar após uma penalidade nos minutos finais.

Por fim, a corrida foi um desastre para algumas equipes. O Porsche #91 da Manthey EMA enfrentou problemas após um contato na Curva 1 e uma penalidade de drive-through, terminando fora da zona de pontuação. Já o Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames, que largou da pole, foi forçado a abandonar devido a um vazamento de fluido.