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Endurance tratado a sério!
Lamborghini descarta hidrogênio e foca em hibridização e eletrificação

No cenário das competições de automobilismo, a Lamborghini reafirma seu compromisso com a hibridização e a eletrificação, descartando qualquer interesse em desenvolver um programa de hidrogênio para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Em um evento recente em Le Mans, o CEO da marca italiana, Stefan Winkelmann, deixou claro que essa não é uma opção para a empresa.

Contudo, enquanto grandes nomes como Toyota, Alpine e BMW manifestam interesse na classe de hidrogênio que deve estrear nas 24 Horas de Le Mans em 2028, a Lamborghini mantém um foco diferente. Segundo Winkelmann, a prioridade da marca está em avançar com a hibridização, um caminho já trilhado através do programa LMDh no WEC e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, além do desenvolvimento de combustíveis sintéticos e veículos totalmente elétricos.

“Esta não é uma opção para nós”, afirmou Winkelmann, ao ser questionado sobre a possibilidade de explorar o hidrogênio. Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini e chefe interino do setor de automobilismo, reforçou essa posição ao destacar que, apesar do interesse tecnológico, a marca precisa concentrar seus esforços nas prioridades estabelecidas, dada sua capacidade limitada de desenvolvimento.

Os planos da Lamborghini

Lamborghini estuda à venda do Hypercar para Track Day (Foto: Divulgação)

Aliás, o passo final da iniciativa de hibridização da Lamborghini será a apresentação do sucessor do Huracan no Pebble Beach Concours d’Elegance. Assim, a versão GT3 deste novo modelo será lançada em 2025, com estreia nas pistas prevista para 2026, seguida por uma versão Super Trofeo em 2027. Winkelmann destacou que a Lamborghini será a primeira fabricante de carros esportivos a hibridizar toda a sua linha, uma conquista apreciada pelos clientes.

A estratégia futura da Lamborghini inclui a manutenção dos híbridos para supercarros esportivos. A exploração de combustíveis sintéticos e a transição para veículos totalmente elétricos na década de 2030, como exemplificado pelo conceito elétrico Lanzador. No entanto, Mohr esclareceu que a versão GT3 do novo modelo não será híbrida. Mas utilizará o motor básico do carro de rua, descartando o V8 turbo de 3,8 litros do SC63.

Sobre a possibilidade de uma versão híbrida do Super Trofeo, Mohr destacou que isso dependerá das necessidades e capacidades dos clientes. Considerando as exigências técnicas e operacionais das equipes de corrida. Ele enfatizou a importância de manter as corridas de clientes acessíveis e operáveis.

Além disso, a Lamborghini está considerando a criação de uma versão de track day do SC63, semelhante ao 499P Modificata da Ferrari. Apesar de uma maquete do modelo ter sido exibida em eventos recentes, nenhuma decisão final foi tomada. Mohr apontou que a extensão das regras do Hypercar até 2029 dá à Lamborghini mais tempo para considerar essa possibilidade. Destacando que qualquer desenvolvimento futuro deve claramente separar o carro de corrida do modelo de track day.