bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Confira os detalhes do BMW Art Car para as 24 Horas de Le Mans

O vigésimo BMW Art Car foi revelado nesta terça-feira, 21, em Paris. Assim, a artista nova-iorquina de renome internacional Julie Mehretu projetou o BMW M V8 #20, que competirá no 24 Horas de Le Mans nos dias 15 e 16 de junho. O Hypercar possui uma “pintura performativa” baseada em uma de suas obras.

O evento, que contou com a presença de várias centenas de convidados, também contou com a presença pelo artista, bem como Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da Administração da BMW AG e Ilka Horstmeier, Membro do Conselho de Administração da Gestão da BMW AG, Recursos Humanos e Real Estate.

“Os BMW Art Cars são uma parte essencial da nossa cultura global. Há quase 50 anos, colaboramos com artistas que são tão fascinados pela mobilidade e design quanto eles pela tecnologia e pelo automobilismo. Assim, a visão de Julie Mehretu para um carro de corrida é uma contribuição extraordinariamente forte para a nossa série BMW Art Cars.” disse Zipse.

Além disso, Mehretu explicou sua abordagem: “Todo o projeto BMW Art Car é sobre invenção, sobre imaginação, sobre ultrapassar limites do que pode ser possível. Eu não penso neste carro como algo que você exibirá. Estou pensando nisso como algo que vai correr em Le Mans. É uma pintura performativa. Meu BMW Art Car é uma colaboração com equipes de automobilismo e engenharia. É só concluída assim que a corrida terminar”, disse.  

A pintura performativa

(BMW)

Espaço, movimento e energia sempre foram motivos centrais no trabalho de Mehretu. Para o design do 20º carro de arte BMW, ela transformou uma imagem bidimensional em tridimensional representação pela primeira vez. Com a qual conseguiu trazer dinamismo à forma.

Aliás, Mehretu usou a cor e a forma da sua monumental pintura “Everywhen” (2021 – 2023) como um ponto de partida para o seu design. A obra está em exibição na grande retrospectiva do artista no Palazzo Grassi em Veneza, na Itália. Ele fará parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.

Sua forma visual abstrata resulta de fotografias alteradas digitalmente, que são sobrepostas em várias camadas de grades de pontos, de cor neon véus e as marcas pretas características da obra de Mehretu.

“No estúdio onde eu tinha o modelo do BMW M Hybrid V8 eu estava apenas sentado na frente da pintura e eu pensei: ‘O que aconteceria se esse carro parece passar por aquela pintura e se torna afetado por ela?'” Mehretu disse. “A ideia era fazer um remix, um mash-up de pintura. Fiquei vendo aquela pintura meio que pingando no carro. Até os rins do carro inalaram a pintura.”

 BMW Art Cars com história de Le Mans se reúnem no Concorso d’Eleganza

Porém, a fusão de imagem e veículo ocorreu com a ajuda do  mapeamento 3D, motivo transferido para os contornos do veículo. Sobretudo, a lâmina elaborada permite que o Hypercar terá como pilotos Sheldon van der Linde, Robin Frijns e René Rast.

Como eles, Mehretu também aguardava ansiosamente a corrida: “Fui ver o BMW M Hybrid V8 em Daytona, e essa experiência foi avassaladora. Nesse sentido, Designers, engenheiros, aerodinâmicos e tantas outras mentes criativas são trabalhando para levar este veículo ao extremo”.

Por fim, ele estará em Villa Erba, Itália, junto com a BMW Art Cars de Alexander Calder (1975), Frank Stella (1976), Roy Lichtenstein (1977), Andy Warhol (1979), Jenny Holzer (1999) e Jeff Koons (2010), que também fez sua estreia em Le Mans.