Longe do WEC, protótipos LMP2 terão aumento de potência
A organização do European Le Mans Series (ELMS) divulgou nesta sexta-feira, 22, um aumento de potência para a classe LMP2 a partir desta temporada. De acordo com o anúncio, os modelos Oreca 07 terão um aumento de 40 cv. Além disso, estarão mais leves e com maior capacidade de combustível.
Sendo assim, vinte e um carros foram inscritos nas categorias LMP2 nesta temporada, marcando a primeira vez que o número de carros LMP2 em ELMS é maior do que a presença da classe nas 24 Horas de Le Mans.
Para todos os eventos do calendário de seis etapas, que começa com as 4 Horas de Barcelona em 14 de abril. O Gibson GK428 V8 que alimenta cada carro LMP2 terá a potência aumentada de 540 para 580 cv.
Além disso, os carros ficarão 20 kg mais leves, pesando agora 930 kg. O tamanho do tanque de combustível também aumentará de 69 para 75 litros.
Lentos no WEC e rápidos no ELMS
A organização do campeonato estima que estas mudanças resultarão em ganhos de tempo de volta de cerca de um segundo por volta em comparação com o ano passado.
O aumento de desempenho é o resultado da remoção da classe LMP2 do WEC. Isso significa que os carros não serão mais equilibrados com os Hypercars.
No entanto, as alterações aplicam-se apenas às etapas do ELMS e não a Le Mans (que faz parte do WEC). Onde os carros correrão com as mesmas especificações do ano passado.
Isso significa peso mínimo de 950 kg na prova. Além de restritor de entrada de ar de 35 mm e limite de rotação de 8.000 rpm na primeira a quinta marcha e 8.500 rpm na sexta marcha.