Sebastien Bourdais completa escalação da Cadillac para etapa do Qatar do WEC
O piloto Sebastien Bourdais completará a escalação da Cadillac Racing para a abertura do WEC no próximo mês, no Qatar. Assim, ele estará ao lado de Earl Bamber e Alex Lynn.
Bourdais, compete no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, fará parte de uma rotação de terceiros pilotos no Cadillac #2 durante a temporada. O processo incluirá Renger van der Zande e “companheiros de equipe CGR selecionados”, de acordo com um comunicado da equipe.
A CGR ainda não confirmou as atribuições exatas do terceiro piloto para corridas adicionais, que incluirão as 24 Horas de Le Mans e as 8 Horas do Bahrein.
“Quando uma equipe tem a sorte de ter um grupo de pilotos tão fortes, faz sentido utilizar o talento quando você tem a oportunidade”, disse o diretor de operações globais da CGR, Mike O’Gara. “A Chip Ganassi Racing provou isso em Daytona quando colocamos Alex Palou no #01 Cadillac V-Series.R.
“Colocar Sebastien Bourdais em segundo lugar nos eventos do Qatar vai dar-lhe a oportunidade de se familiarizar novamente com as regras e regulamentos do WEC. Também nos permitirá fortalecer o vínculo entre a equipe da IMSA, sediada nos EUA, e a equipe do WEC, sediada na Alemanha.
“Sabemos que isso fortalecerá ambos os programas e nos preparará melhor para o ataque de 2024 às 24 Horas de Le Mans.”
Por fim, sabe-se que a CGR está buscando uma segunda entrada de Cadillac para Le Mans , que provavelmente seria composta por Bourdais, van der Zande e Dixon, se concedida pelo comitê de seleção da ACO.
Além da Cadillac, Proton Competition marca a pole para a etapa de Dubai do Asian Le Mans Series
O piloto PJ Hyett conquistou sua primeira pole position na classe LMP2 ao derrotar Ahmad Al Harthy e Salih Yoluc na qualificação para as 4 Horas de Dubai, terceira etapa do Asian Le Mans Series.
O piloto americano conduziu seu Oreca 07 #55 da Proton Competition, para uma melhor volta de 1: 48.873, ultrapassando Al Harthy por apenas 0,046 segundos.
É a primeira vez que Hyett lidera uma sessão de qualificação LMP2 em apenas sua quarta aparição ao volante de um Oreca. Isso, após as duas primeiras corridas da Asian Le Mans Series em Sepang e as 24 Horas de Daytona.
Al Harthy ficará em segundo lugar a bordo do carro da 99 Racing, com Yoluc em terceiro ao volante do #90 da TF Sport. Giorgio Roda completa a segunda do grid a Proton Competition, à frente de John Falb, da Duqueine Team, e do #83 da AF Corse, de François Perrodo.
A classe LMP3 em Dubai
Na classe LMP3, Alexander Bukhantsov venceu Julien Gerbi e conquistou a pole ao conseguir uma melhor volta de 1:55.118 a bordo #17 da Cool Racing Ligier.
Gerbi, pilotando pela Bretton Racing, ficou 0,339 segundos abaixo do tempo da pole de Bukhantsov. Mas o suficiente para vencer Audunn Gudmundsson, com o #20 da High Class Racing, por mais de três décimos de segundo. Além disso, Anthony Liu, liderou a qualificação na classe GT com o carro da Al Manar Racing da, à frente de Alex Malykhin, da Pure Rxcing.
O Mercedes-AMG GT3 Evo #7 rodou o Autódromo de Dubai com o tempo de 1:58.280, o que deu a Liu uma vantagem de 0,544 segundos sobre o Porsche 911 GT3 R #91 de Malykhin.
Porém, Malykhin, foi inicialmente terceiro. Mas foi promovido ao segundo lugar quando Alban Varutti teve o seu melhor esforço eliminado por um aparente abuso dos limites da pista.
Como resultado, o Audi R8 LMS GT3 Evo #42 da Sainteoc Racing partirá do final do grid. James Cottingham ficou em terceiro lugar a bordo do McLaren 720S GT3 Evo #69 da Optimum Motorsport. Assim, os cinco primeiros da classe completados pelo príncipe Jefri Ibrahim da Triple Eight JMR e pelo piloto da Leipert Motorsport Gabriel Rindone.