Goodyear terá apenas um tipo de pneu para pista seca no WEC
Fornecedora de pneu da classe LMGT3, a Goodyear terá apenas um composto para pista seca no WEC em 2024. A fabricante americana, que baseia suas operações no WEC na Europa, finalizou o composto inicial do pneu slick que será usado nas rodadas iniciais da campanha.
Além disso, uma segunda especificação, mais dura, será lançada no decorrer do campeonato e utilizada em circuitos onde o consumo é maior. Vale lembrar que as equipes não terão a opção de alternar de compostos durante o final de semana de corrida.
O composto inicial será conhecido como pneu com especificação ‘B’ e o composto mais duro será a especificação ‘C’. Assim, o gestor do programa de corridas de resistência da Goodyear disse que finalizou a primeira dessas especificações de pneus no final de agosto e levou-o para um teste em Portimão, onde vários fabricantes, incluindo Aston Martin, BMW, Lexus, Ford, McLaren e Audi estiveram representados.
“A segunda especificação do slick acontecerá até o segundo semestre do próximo ano”, disse Mike McGregor ao Sportscar365.
“Definimos agora que selecionaremos as especificações de slick que levaremos para cada pista, para que não sejam duas especificações em um fim de semana de corrida. Em um determinado fim de semana de corrida, selecionaremos a especificação B ou a especificação C.”
Guerra de pneus no WEC
Já a classe Hypercar terá pneus Michelin que fornece três compostos, slick – macio, médio e duro – e as equipes têm a opção de usar dois deles durante uma corrida do WEC.
Segundo McGregor, a Goodyear ainda não sabe em quala corrida o composto C estreiará, embora se espere que aconteça depois das 24 Horas de Le Mans, em junho.
“Queremos fazer primeiro no Catar para ter uma corrida sob controle e entender quais estratégias as pessoas estão adotando”, disse ele.
“Sabemos anteriormente pela a classe GTE que havia uma grande mistura nas estratégias dos pilotos que usavam pneus do lado esquerdo e pneus do lado direito, dependendo da pista e desse tipo de coisa. O fato de o Catar ter uma tendência muito esquerda-direita, achamos que veremos parte dessa tendência imediatamente”.
“Além disso, estamos apenas tentando entender como é a degradação e o desempenho dos pneus, e quais estratégias as pessoas estão começando a adotar, antes de apresentarmos a segunda especificação.
“[A especificação B] tem uma janela operacional muito ampla. Então pensamos que à noite em Le Mans vai funcionar muito bem”. Mas correr em circuitos como o COTA a 40 graus com o C e conseguir uma boa quilometragem com esses pneus significará que estamos confiantes em Le Mans de que os extremos podem ser geridos com esse pneu”.
Este mês, a Goodyear realizou um teste de resistência em Monteblanco com um intervalo de quatro horas durante a noite”.
Testes em diversas frentes
Monteblanco é um dos vários circuitos utilizados nos testes da Goodyear, juntamente com Valência, Portimão e Estoril e Paul Ricard. Além disso, a Goodyear sugeriu adicionar um segundo composto como parte de sua inscrição para o concurso exclusivo LMGT3”.
“Em vez de optar por uma única especificação, acreditávamos que, com uma categoria de piloto amador e para manter o nível de prazer e desempenho, a abordagem sensata desde o início seria duas especificações”, explicou McGregor”.
“Em teoria, a segunda especificação será mais rígida e terá como alvo pistas com superfícies mais abrasivas e maior energia de deslizamento, como o Bahrein”.
“Esse é realmente o grande alvo. Achamos que, à medida que o campeonato evolui e as pessoas entendem e empurram mais os carros, isso pode mudar no segundo ano nos circuitos para os quais poderíamos trazer a segunda especificação”.
“Portanto, pode não permanecer o mesmo à medida que avançamos na evolução do LMGT3”, explicou.
E o pneu para pista molhada?
Aliás, a Goodyear trabalha no seu pneu para chuva. Que foi desenvolvido de um modo diferente em comparação com o slick. O composto para pista molhada é influenciado pelo trabalho da empresa nos carros GT3 nas 24 Horas de Nürburgring. Mas o slick desenvolve-se com base nas aprendizagens obtidas ao fornecer a classe GTE da European Le Mans Series.
“Estamos apenas fazendo alguns ajustes finais no molhado”, disse McGregor. “Em termos de consistência e nível de aderência em piso molhado, temos tentado confiar um pouco mais em alguns dos nossos aprendizados em Nürburgring. Por causa da variação de temperaturas que teremos.
“É mais um programa de desenvolvimento contínuo, então não é algo que fizemos à parte ou especificamente em testes. Assim, nos últimos anos, temos feito desenvolvimento em piso molhado em segundo plano, olhando especificamente para corridas de GT”, finalizou.