Veja os detalhes das 8 Horas do Bahrein, última etapa do WEC em 2023
No próximo final de semana as 8 Horas do Bahrein encerra a emocionante temporada 2023 do Mundial de Endurance, que viu novos fabricantes rivalizarem com a Toyota a hegemonia da classe Hypercar.
No deserto, três títulos serão decididos, incluindo o Campeonato de Pilotos da classe Hypercar e o Campeonato de equipes e pilotos da classe LMP2 que despede-se da competição. Assim, apenas 15 pontos separando o #8 da Toyota Gazoo Racing e a irmã #7. Com um total de 39 pontos disponíveis, ainda há tudo em jogo no Bahrein.
Aliás, os pilotos da Ferrari #51, James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, ainda estão na disputa pelo título de pilotos. Mesmo com 31 pontos atrás do Toyota #8, as chances existem. Com 97 pontos, a Ferrari #50 ainda tem chances matemáticas de levar o título.
A prova terá a participação de 36 carros que correrão no abrasivo o Circuito Internacional do Bahrein, com 5,412 quilômetros, O traçado de gosto duvidoso tem um pouco de tudo – retas longas, curvas fechadas, mudanças de elevação e amplas curvas.
Porsche na briga com a Cadillac no Bahrein
Para quem gosta de estatísticas, a Toyota venceu as últimas seis etapas disputadas no Bahrein. No entanto, um total de cinco fabricantes diferentes garantiram pódios nesta temporada, incluindo Ferrari, Porsche, Cadillac e Peugeot.
A Porsche em sua segunda participação no WEC, vem melhorando progressivamente. O fabricante alemão igualou seu melhor desempenho da temporada durante a última corrida em Fuji, quando Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor deram à Toyota uma dura oposição em sua corrida em casa. O trio liderou quase dois terços da corrida terminando em terceiro.
Sendo assim, a Porsche lutará com a Cadillac pelo terceiro lugar na classificação geral dos fabricantes, com as duas marcas separadas por apenas cinco pontos. Entre as equipes clientes da Porsche #99, da Proton Competition estará ao lado do Porsche do Team JOTA.
A equipe Peugeot viajará ao Bahrein pela segunda vez com seus dos 9X8. Nico Mueller – que não esteve na última etapa em Fuji devido a uma lesão, estará no #94. A equipe está em quinto lugar na classificação, 18 pontos atrás da Cadillac.
Para fechar a lista de inscritos na classe Hypercar está o protótipo da Vanwall Racing, com Ryan Briscoe substituindo João Paulo de Oliveira ao lado de Esteban Guerrieri e Tristan Vautier.
Despedida das classes LMP2 e GTE-Am
O Bahrein marcará a corrida final das classes LMP2 e GTE Am, que têm sido um dos pilares do WEC desde a sua criação em Sebring, em 2012.
Entre os protótipos LMP2, a equipe WRT está perto de conquistar os títulos do campeonato de equipes e pilotos deste ano. A equipe está com 33 pontos sobre a segunda colocada, a Inter Europol Competition.
No entanto, a posição de vice-campeão, está aberta, com apenas um ponto separando o segundo e terceiro colocados Inter Europol Competition e United Autosports. Além disso, a Prema Racing [dois carros], Vector Sport, JOTA e Alpine Elf Team [dois carros] compõem o restante do grid LMP2 de 11 carros no Bahrein.
Enquanto isso, na classe GTE Am, Ben Keating, Nicholas Varrone e Nicky Catsburg, da Corvette Racing, garantiram o título em julho em Monza, mas uma vitória no Bahrein faria com que o trio estabelecesse um novo recorde de pontos na GTE Am, batendo o recorde existente da Aston Martin [198 pontos].
O Corvette #33 atualmente tem 164 pontos, então apenas uma vitória quebraria o recorde, já que o título da classe é deles. Atualmente em segundo lugar na classificação geral com 79 pontos está a tripulação Iron Dames de Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting.
Enquanto 20 pontos separam os pilotos da Ferrari #54 da AF Corse, o Porsche #77 da Dempsey-Proton e o Aston Martin #25 da equipe TF Sport. Ainda na briga pelo segundo lugar está o Porsche #86 da GR Racing mais a tripulação da Ferrari #83 da Richard Mille AF Corse.
Mudanças de pilotos
Para encerrar as mudanças de pilotos da classe GTE-Am, incluem a entrada de Franck Dezoteux na Ferrari #21 da AF Corse, com Kei Cozzolini mais uma vez ao lado de Simon Mann. Além disso, a D’Station Racing chamou o australiano Liam Talbot para pilotar o Aston Martin #777 ao lado de Casper Stevenson e Tomonobu Fujii. Finalmente, Estaban Masson substituirá Scott Huffaker na Ferrari 488 GTE Evo #57.