Audi apresenta esboço do modelo A5 para a DTM em 2012.
O bonito e organizado campeonato da DTM muda radicalmente ano que vem. A Audi que compete atualmente com o sedan A4 vai dar lugar a um inédito Coupe A5. O regulamento vem sendo estudado pelo German Automobile Federation (DMSB) e a ITR que são os órgãos que comandam a DTM.
A categoria que é uma das mais seguras do mundo com os novos modelos vai ser ainda mais graças ao investimento de fabricantes e organizadores. Dr. Ullrich diretor da Audi salienta este quesito. “Nossos engenheiros estão envolvidos no reforço da segurança na DTM, que já era alta antes, ao mais alto nível possível. Em Le Mans este ano temos mais uma vez verificado que o nosso conceito de segurança de projeto estrutural é muito bom e muito apropriado. Este é exatamente o que tentamos introduzir no conceito de segurança DTM em conjunto com nossos colegas da BMW e Mercedes-Benz. Este novo princípio é um excelente exemplo do que é possível quando os funcionários dos Três Grandes estão tentando atingir um objetivo comum: fazer o melhor carro possível, o custo mais baixo e mais seguro. “
A estrutura do carro é de monocoque com uma gaiola de segurança. Em sua lateral o carro é feito de compostos de carbono com uma estrutura reforçada. Todo esse emprego de tecnologia garante que o carro possa receber impactos laterais 4 vezes mais fortes do que o modelo atual. Esta força lateral que antes suportava um impacto de 80 kN (medida que força) será atualizada para 360 Nm algo 4.5 vezes mais.
O teste de colisão também terão novos parâmetros como os utilizados no R18. O tanque de combustível será integrado ao monocoque de carbono. Sua motorização é composta de um motor V8 o mesmo do A4 com modificações gerando cerca de 460 cv de potência. Externamente a aerodinâmica será menos sofisticada com uma maior asa traseira. O câmbio continua sendo de 6 velocidades.
O nome código é DTM R17 e deve ser apresentado no Salão de Frankfurt. A DTM é a prova de que alta tecnologia não precisa estar necessariamente ligada a uma evolução aerodinâmica garantindo a competitividade sempre em alta. A F1 e a Stockcar deviam e muito fazer um curso intensivo com os colegas da Alemanha.