O Adeus a Ferdinand Alexander Porsche
Cresci lendo que “Porsche não quebra”. Podem não ser os mais rápidos porém no final de uma corrida de endurance são francos candidatos a vitória. Quem nunca teve um 911 de brinquedo? Pois é.
Faleceu ontem (06) o “pai” do 911. Ferdinand Alexander Porsche neto do fundador da mítica marca. Aos 76 anos Ferdinand foi filho mais velho de Ferry Porsche e desde cedo já corrida pelas oficinas do avô em Stuttgart.
Em 1958 ingressou no departamento de pesquisa da marca e começou os primeiros desenhos do carro que iria substituir o modelo 356. Em 1962 se tornou chefe do departamento e em 63 revolucionou o mercado lançando o 911. O modelo que está no mercado até hoje não foi sua única criação. Sairão de suas pranchetas o 804 monoposto de F1, e o 904 Carrera GTS.
No ano de 72 fundou o estúdio de Design da Porsche em Stuttgart e desenvolveu vários acessórios da grife Porsche, como óculos, relógios, bolsas. Ocupou de 90 a 93 a presidência do conselho da marca além de vários cargos executivos no grupo, quando passou o poder para seu filho Oliver.
O corpo será enterrado em Stuttgart.