Porsche estaria desenvolvendo Hypercar com motor de Fórmula 1
A Porsche estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento de um superesportivo. A informação é do site flat6mag.com, especializado em notícias sobre o fabricante alemão. O último carro de auto-desempenho da marca, o 918 Spyder, foi apresentado no salão do automóvel de Genebra em 2013.
Durante o salão de Genebra deste ano, Oliver Blume, presidente da Porsche, comentou a hipótese de um novo hypercar, equipado com um motor totalmente elétrico. Mesmo que a tendência da indústria automobilística seja cada vez maior o uso da eletrificação, Frank-Stephen Walliser, desenvolvedor do 918 Spyder, não é a favor de um modelo sem sistemas de combustão.
Walliser acredita que a velocidade e torque cada vez maiores, obtidos por modelos elétricos, não sejam o único ponto a ser analisado. O desempenho também é medido considerando a facilidade de uso diário, o desempenho na pista e, acima de tudo, a repetibilidade do desempenho a longo prazo. Ele concluiu que as tecnologias elétricas atualmente disponíveis não tornam isso possível.
Para equipar o novo modelo, a Porsche busca soluções novas e baseadas em um motor desenvolvido para F1 que nunca saiu das oficinas da marca. Fritz Enzinger, diretor de motorsports a Porsche, disse recentemente que cerca de 40 engenheiros de competição estão trabalhando duro desde 2017 para projetar um novo motor híbrido de seis cilindros de 1.6 litros. A Porsche chegou a pensar em competir na F1, mas devido aos custos e regulamentos cada vez menos “esportivos” acabou escolhendo a Fórmula E.
As chances de ver este motor em um carro de rua são reais. Segundo Fritz, ver um motor V6 recuperado energia oriunda dos gases de escapamento no dia a dia, seria interessante. O site também apurou que o programa de desenvolvimento está ativo. Caso se concretize, seria um provável retorno da marca para o Mundial de Endurance?