Toyota confirma jogo de equipe em Silverstone
A Toyota confirmou nesta segunda-feira, 02, que adotou jogo de equipe na abertura do Mundial de Endurance, disputado neste domingo, 01, em Silverstone. Foram três pedidos através do rádio.
Todas as vezes que Kamui Kobayashi e Brendon Hartley trocaram de posições, um aviso de voltarem as posições originais era dado pela equipe. Isso resultou na vitória do Toyota #7 de Mike Conway, José Maria Lopez e Kobayashi.
Em entrevista ao site motorsports.com. o diretor técnico da equipe, Pascal Vasselon, explicou. “Tivemos três trocas de posição de acordo com nossos acordos e processos usuais. Observamos o ritmo dos carros quando eles se juntaram e tivemos que mudar de posição – é o processo que temos para garantir que o carro mais rápido esteja na frente”, disse.
“Uma vez, Kamui pegou Brendon no molhado e depois Brendon pegou Kamui no seco, mas ele não conseguiu se afastar e nós trocamos de volta.”
Kazuki Nakajima, que assumiu o carro #8 e que divide com Hartley e Sebastien Buemi, perdeu tempo para alcançar Lopez inicialmente, mas conseguiu fechar após a rodada final de pit stops.
As regras entre os dois Toyotas congelam as posições durante o período final da prova, assim que a equipe percebeu que nenhum dos adversário poderia roubar a liderança. A diferença os dois protótipos foi de 1,9s.
Conway acrescentou: “Estávamos tentando ver se o # 8 era o carro mais rápido, mas simplesmente não aconteceu. A diferença era tão pequena que eles só queriam ver se alguém era mais rápido”, explicou.
“O ritmo de José mostrou que poderíamos diminuir a diferença nas etapas. O carro #8 foi estelar como sempre, e será assim até o final [da temporada]”.
Conway liderou as primeiras voltas da pole position, antes de Buemi assumir o primeiro lugar durante a primeira rodada de pit stops, quando os dois carros entraram juntos e tiveram que ser manobrados no pitlane lotado.