SMP Racing e a crise Russa
O site Sportcar365.com, revelou hoje (15), o que vários pilotos e equipes Russas estão passando por conta das sanções impostas pelos EUA ao país, desde que a Rússia reconheceu a Criméia como sendo um dos seus territórios.
Como várias equipes estão baseadas na Europa e Estados Unidos, o efeito cascata já está sendo sentido. A equipe SMP Racing, que estreou ano passado na ELMS, este ano vai competir no mundial de Endurance nas classes GT e LMP2, divulgou um comunicado, informando que suas contas bancárias na Europa foram congeladas.
“SMP Racing não tem qualquer relação com eventos ucranianos e não possui metas políticas e econômicas“, continua a declaração. “Neste uso e pelo respeito ao a União Europeia e os EUA estão usando este instrumento de chantagem política é uma surpresa e decepção.”
O dono da equipe o banqueiro Russo Boris Rotenberg e seu irmão Arkady, são um dos 20 cidadãos, listados pelo governo do EUA, a terem seus bens congelados.
Além da SMP, vários pilotos estão com seus salários atrasados por conta desta medidas.
“O uso do esporte como instrumento de luta política nunca leva a efetiva liquidação de questões políticas”, disse o diretor da SMP Sergey Zlobin em um comunicado. “Especulações tomadas pelos líderes dos EUA e da União Europeia apenas prejudicaram milhões de fãs em todo o mundo e destrói todas as mudanças positivas alcançadas em cooperação desportiva com os nossos colegas europeus. Nós recebemos palavras de apoio de ativistas esportivos famosos e pilotos. Espero que a Europa se lembre da Carta Olímpica como instrumentos de luta política. “