A direção do Mundial de Endurance divulgou nesta quarta-feira, 29, a lista de inscritos das 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda rodada do WEC. Serão 38 carros (13 na classe Hypercars), além das classes LMP2 e GTE.
Além disso, as principais novidades são a adição de um segundo A Cadillac V-Series.R Hypercar que competirá na rodada belga do WEC. Os pilotos serão Sebastien Bourdais e Renger van der Zande. A equipe de bandeira americana usará o hipercar #3. A equipe utilizará o carro como preparação para as 24 Horas de Le Mans.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de trazer outro Cadillac para a corrida em Spa”, explicou a gerente do programa de corridas de carros esportivos da GM, Laura Wontrop Klauser. “Qualquer oportunidade que temos de nos preparar para Le Mans dentro das regras e regulamentos do WEC é ótima. Isso deixará a equipe ainda mais pronta para enfrentar essa corrida, bem como uma oportunidade de trazer mais participação do Cadillac na corrida europeia”.
Contudo, outra adição à categoria é a participação do Porsche #38 da equipe será JOTA. A equipe britânica chega ao WEC após as corridas em Sebring e Portimão. Assim, a equipe terá os pilotos Antonio Felix da Costa, Will Stevens e Yifei Ye.
Equipes preparadas para as 6 Horas de Spa-Francorchamps
A Toyota Gazoo Racing conquistou a primeira vitória da temporada do WEC em Sebring com uma dobradinha, com a Ferrari AF Corse conquistando o terceiro degrau do pódio. Embora a Toyota tenha estabelecido um alto padrão com a velocidade e confiabilidade de seu Toyota GR010 Hybrid Hypercar, há muita competição na categoria principal do WEC, como a Ferrari conquistando a pole position.
A Porsche Penske Motorsport será impulsionada pelo apoio extra dos torcedores da casa, já que o piloto belga Laurens Vanthoor competirá no #6. O companheiro de equipe de Vanthoor, Andre Lotterer, também tem fortes ligações com a Bélgica, tendo sido criado no país. Os dois Peugeot 9X8 Hypercars da Peugeot TotalEnergies, Floyd Vanwall Racing Team e Glickenhaus Racing também estarão em Spa.
Briga na classe LMP2
Na classe LMP2, 11 Orecas 07 estarão em Spa. Todos os olhos estarão voltados para o time belga Team WRT, que busca garantir sua segunda vitória consecutiva. Eles, no entanto, ainda enfrentarão a concorrência da United Autosports (Filipe Albuquerque e Tom Blomqvist retornam à equipe para Spa), Alpine Elf Team e Prema Racing – todos os quais terão dois carros, além de inscrições de um único carro da Vector Sport, JOTA e Inter Europol.
Por fim, quatorze carros compõem a categoria GTE-Am em Spa, com três pilotos locais. Assim, Sarah Bovy, da Iron Dames, estará ansiosa para replicar seu excelente desempenho no Porsche 911 RSR nas 1000 milhas de Sebring, onde conquistou a pole position para o line-up feminino. Outros pilotos belgas incluem Alessio Picariello (Iron Lynx) e Ulysse de Pauw (AF Corse).
As 6 Horas de Spa-Francorchamps acontecerá entre os dias 27 a 29 de abril.