6 horas de Paul Ricard–Vitória tranquila da TDS Racing. ACO cancela etapa de Zolder
A equipe TDS Racing que compete com Oreca Nissan venceu de forma tranquila a primeira prova da nova fase da ELMS. A dupla Beche e Tririet completou 189 voltas, 1 a mais do que o segundo colocado a estreante Sebastin Loeb Racing com o competente trio Sarrazin, Minassian e Marroc que também compete com equipamento Oreca Nissan. Esta é a segunda temporada da equipe TDS.
O terceiro colocado a também estreante Status GP com seu Lola Coupe Judd. Entre os Oreca da classe LMPC vitória do # 42 da equipe Curtis Racing Technologies que competiu praticamente sozinha já que o outro carro que compete na classe o #40 da Boutsen Ginion Racing acabou abandonando com problemas mecânicos.
Na classe GTE-PRO a disputa entre as Ferrari F458 da equipes JMW Motorsport e JMB Racing foi acirrada culminando com a vitória do carro #66 da dupla Walker e Cocker. O terceiro lugar ficou com o #61 da equipe Kessel Racing também de Ferrari.
Entre os GTs da classe AM a vitória ficou com o Porsche #75 da Prospeed Competition com a dupla Goossens e Soulet, seguido pelo Porsche #67 da IMSA Performance Matmut e a Ferrari #99 da JMB Racing.
Com as Ferrari “novas” ganhando tanto no WEC quanto no ELMS fica a pergunta de quando a Porsche vai começar uma reação com seu durável mas não tão rápido 911.
Outro assunto que mobilizou equipes e imprensa foi o cancelamento da etapa de Zolder (segunda do calendário) e que estava marcada para os dias 18 a 20 de Maio. Para os dirigentes da ELMS Pierre Fillon (ACO) Gerard Neveu (Diretor geral do WEC) e Patrick Peter promotor da ELMS o número de carros para a segunda etapa que até o momento tem 19 confirmações é insuficiente para garantir retorno para a prova. Para a comissão um número de 25 seriam suficientes para a prova Belga ser viável.
Para os dirigentes e para a ACO é de suma importância a manutenção do ELMS que prepara as equipes europeias para as 24 horas de Le Mans. Para tanto discussões para atrair novas equipes para as classes GT e LMPC já começaram a fim de “preencher” o grid. Uma das ideias propostas foi a participação das equipes da ELMS junto com as equipes que competem em SPA na segunda prova do WEC no dia 05 de Maio. A decisão será anunciada nos próximos dias.
Caso a FIA não aceite esta unificação a próxima etapa do ELMS será apenas em Julho no circuito de Donington Park nos dias 13 a 15. Nos pensamentos da ACO a divisão de equipes para Le Mans. Trinta vem do WEC e o restante da ALMS e ELMS.
Na minha opinião o maior erro que a FIA e ACO poderiam ter feito foi a separação de classes. Por mais que a P1 seja a classe mais cara e a Europa não esteja com a saúde financeira tão boa são estes carros que o público gosta de ver. Seja os novos Audi, Pescarolo. A ideia dos carros de preço fixo como Oreca, Lola e OAK foi louvável, prova que a P2 foi a classe com maior número de inscritos. Surpresa foi a pouca quantidade de carros GT que optaram pelo WEC obviamente com maior visibilidade da impressa e que carrega o status de “mundial”. Medidas como a inclusão de classes com modelos GT3 já foram anunciadas porém nenhuma equipe se interessou. Resta saber se a ACO vai deixar a teimosia de lado e aceitar carros GT3 como Mercedes, McLarem e BMW. Abaixo a classificação final da prova bem como fotos dos vencedores.
Vencedores da classe LMP2
1º TDS Racing
2º Sebastien Loeb Racing
3º Status GP
Vencedores da classe LMPC
1º Curtis Racing Technologies
Vencedores da Classe GTE-PRO
1º JMW Motorsports
2º JMB Racing
3º Kessel Racing
Vencedores da classe GTE-AM
1º Prospeed Competition
2º IMS Performance Matmut
3º JMB Racing