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Endurance tratado a sério!
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A equipe TDS Racing que compete com Oreca Nissan venceu de forma tranquila a primeira prova da nova fase da ELMS. A dupla Beche e Tririet completou 189 voltas, 1 a mais do que o segundo colocado a estreante Sebastin Loeb Racing com o competente trio Sarrazin, Minassian e Marroc que também compete com equipamento Oreca Nissan. Esta é a segunda temporada da equipe TDS.

O terceiro colocado a também estreante Status GP com seu Lola Coupe Judd. Entre os Oreca da classe LMPC vitória do # 42 da equipe Curtis Racing Technologies que competiu praticamente sozinha já que o outro carro que compete na classe o #40 da Boutsen Ginion Racing acabou abandonando com problemas mecânicos.

Na classe GTE-PRO a disputa entre as Ferrari F458 da equipes JMW Motorsport e JMB Racing foi acirrada culminando com a vitória do carro #66 da dupla Walker e Cocker. O terceiro lugar ficou com o #61 da equipe Kessel Racing também de Ferrari.

Entre os GTs da classe AM a vitória ficou com o Porsche #75 da Prospeed Competition com a dupla Goossens e Soulet, seguido pelo Porsche #67 da IMSA Performance Matmut e a Ferrari #99 da JMB Racing.

Com as Ferrari “novas” ganhando tanto no WEC quanto no ELMS fica a pergunta de quando a Porsche vai começar uma reação com seu durável mas não tão rápido 911.

Outro assunto que mobilizou equipes e imprensa foi o cancelamento da etapa de Zolder (segunda do calendário) e que estava marcada para os dias 18 a 20 de Maio. Para os dirigentes da ELMS Pierre Fillon (ACO) Gerard Neveu (Diretor geral do WEC) e Patrick Peter promotor da ELMS o número de carros para a segunda etapa que até o momento tem 19 confirmações é insuficiente para garantir retorno para a prova. Para a comissão um número de 25 seriam suficientes para a prova Belga ser viável.

Para os dirigentes e para a ACO é de suma importância a manutenção do ELMS que prepara as equipes europeias para as 24 horas de Le Mans. Para tanto discussões  para atrair novas equipes para as classes GT e LMPC já começaram a fim de “preencher” o grid. Uma das ideias propostas foi a participação das equipes da ELMS junto com as equipes que competem em SPA na segunda prova do WEC no dia 05 de Maio. A decisão será anunciada nos próximos dias.

Caso a FIA não aceite esta unificação a próxima etapa do ELMS será apenas em Julho no circuito de Donington Park nos dias 13 a 15. Nos pensamentos da ACO a divisão de equipes para Le Mans. Trinta vem do WEC e o restante da ALMS e ELMS.

Na minha opinião o maior erro que a FIA e ACO poderiam ter feito foi a separação de classes. Por mais que a P1 seja a classe mais cara e a Europa não esteja com a saúde financeira tão boa são estes carros que o público gosta de ver. Seja os novos Audi, Pescarolo. A ideia dos carros de preço fixo como Oreca, Lola e OAK foi louvável, prova que a P2 foi a classe com maior número de inscritos. Surpresa foi a pouca quantidade de carros GT que optaram pelo WEC obviamente com maior visibilidade da impressa e que carrega o status de “mundial”. Medidas como a inclusão de classes com modelos GT3 já foram anunciadas porém nenhuma equipe se interessou. Resta saber se a ACO vai deixar a teimosia de lado e aceitar carros GT3 como Mercedes, McLarem e BMW. Abaixo a classificação final da prova bem como fotos dos vencedores.

Vencedores da classe LMP2

1º TDS Racing
1
2º Sebastien Loeb Racing
2
3º Status GP
3

Vencedores da classe LMPC
1º Curtis Racing Technologies
4

Vencedores da Classe GTE-PRO

1º JMW Motorsports
5
2º JMB Racing
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3º Kessel Racing
6
Vencedores da classe GTE-AM
1º Prospeed Competition
a
2º IMS Performance Matmut
b
3º JMB Racing
cc

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