24 horas de Le Mans–LMP2
A Classe LMP2 deu um salto em quantidade e qualidade desde que a ACO instituiu valores fixos para a compra de chassis e motores. Desde então uma grande variedade de marcas vem apostando na categoria que é a mais numerosa da 24 horas desde ano.
Chassis.
• Morgan LM P2
• Oreca 03
• Alpine A450
• Lola coupe
• Lola spider (ouverte)
• Lotus T128
• HPD ARX-03b
• Zytek Z11SN
Motores.
• Nissan V8 4,5 litres (VK45DE)
• Judd V8 4,5 litres (HK)
• HPD V8 2,8 litres double-turbo (HR28TT)
Oreca 03.
n°25 – Delta-ADR – Graves-Nakano-Hamilton
n°26 – G-Drive Racing – Rusinov-Martin-Conway
n°34 – Race Performance – Frey-Niederhauser-Bleekemolen
n°40 – Boutsen Ginion Racing – Downs-Dagoneau-Younessi
n°46 – Thiriet by TDS Racing – Thiriet-Badey-Martin
n°48 – Murphy Prototypes – Hartley-Patterson-Chandhok
n°49 – Pecom Racing – Perez-Companc-Kaffer-Minassian
Os modelos Oreca já venceram as duas primeiras rodadas do WEC e desde o ano passado tem conquistado vitorias na classe e claro são favoritos na classe. O fabricante com mais de 15 participações em Sarthe empregou todo o seu conhecimento na construção desde modelo e vem colhendo bons frutos. As principais equipes são a Delta-ADR, G-Drive, Murphy e TDS Racing. A combinação com o motor Nissan é o principal diferencial.
Alpine A450.
n°36 – Alpine – Panciatici-Ragues-Gommendy
Construtor que voltou ao endurance este ano e compete com chassi Oreca e motor Nissan melhorados. Começou bem os testes com um segundo lugar. A equipe Signatech é que está por traz desde projeto. Também é apontado como favorito.
Morgan.
n°24 – Oak Racing – Pla-Heinemeir Hansson-Brundle
n°35 – Oak Racing – Baguette-Gonzales-Plowman
n°43 – Morand Racing – Gachnang-Mailleux-Lombard
n°45 – Oak Racing – Nicolat-Merlin-Mondolot
n°47 – KCMG – Imperatori-Tung-Howson
Pelas mãos de Olivier Pla o #24 fez o melhor tempo no dia de testes. A OAK Racing que tem suas instalações no Technopark em Le Mans é jovem e era um antigo “cliente” de Henry Pescarolo e que com os problemas financeiros acabou assumindo a construção e venda dos LMP2. O motor Judd V8 Nissan não se mostrou forte o suficiente e apresentou vários problemas de confiabilidade. Além dos 3 carros de “fábrica” a Monrad Rancing e a KCMG esperam bons resultados.
Lola.
No. 28 – Gulf Corrida Oriente Médio – Giroix-Fatien-Ihara
# 30 – HVM Estado GP – Mowlem-Burgess-Hirschi
No. 39 – DKR Engineering – Porta-Raffin-Brandela
Um dos mais tradicionais fabricantes de carros esportivos a Lola que chegou a ser fechada no final do ano passado tenta se recuperar e agora se chama Multimatic. Com isso possíveis clientes acabaram se voltando para outros construtores mas teremos três modelos da fábrica em Sarthe. Os modelos coupe figuram entre os mais belos do grid mas será a vantagem aerodinâmica vai fazer a diferença?
Lotus.
n°33 – Level 5 Motorsports – Tucker-Franchitti-Briscoe
O HPD é um modelo vencedor tanto na Europa quantos nos EUA. Venceu Le Mans ano passado e o mundial com a equipe Starworks Motorsports. A única equipe que compete com o modelo é a Level 5 com os pilotos Ryan Briscoe com 7 vitórias na F-Indy, Marino Franchitti vencedor da ALMS ano passado e o dono da equipe Scott Tucker que muitas vezes pegou o carro na liderança e por falta de experiência acabou perdendo corridas. É um candidato ao vitória sem dúvida.
Zytek.
n°38 – Jota Sport – Dolan-Turvey-Luhr
n°41 – Caterham Racing – Kimber-Smith-Lux-Rossi
n°42 – Greaves Motorsport – Mardenborough-Ordoner-Krumm
O fabricante por meio da Greaves Motorsports teve bons resultados em 2011, não repetiu o sucesso em 2012 mesmo com apoio oficial da Nissan. Para este ano a equipe firmou uma parceria com a Caterham rebatizando os carros e adicionando Alexander Rossi piloto de testes da equipe na F1 no endurance. Assim tanto a Jota, quanto a Graves e a Caterham tem boas chances.
Fonte: Site ACO.
Los Lola Coupé y Lotus son mis preferidos en Le Mans, ¡y no sólo en LMP2!
Abrazos!
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