Testes oficiais para Daytona com 50 inscritos

(Foto: IMSA)

A IMSA divulgou na última semana a lista de inscritos para os testes oficiais para as 24 hora de Daytona, que ocorrem entre os dias 5 e 7 de janeiro nos Estados Unidos. Serão 50 inscritos nas três classes da série: (P, GTLM e GTD).

Entre os destaques, está a adição de uma Ferrari pela equipe Rizi Competizone na classe GTD, somente com pilotos mexicanos. Gustavo Menezes e Austin Cindric, estão confirmados na equipe JDC-Miller Motorsports na classe P.

Lista de inscritos ROAR

Paul Dalla Lana, habitué da Aston Martin, troca o modelo inglês pela Ferrari 488 GT3 da Spirit of Race. Neste carro também está confirmado o brasileiro Daniel Serra. Na classe P serão 20 entradas, 10 DPi e 10 LMP2. Os inscritos na classe GTLM, são os tradicionais da série: Corvette, Porsche, Ford, BMW e a solitária Ferrari da Rizi Competizione.

Confira abaixo os brasileiros confirmados: (lista sujeira a mudanças)

Christian Fittipaldi – Cadillac #5 da Action Express – P

Helio Castroneves – Acura #7 do Team Penske – P

Pipo Derani – Nissan DPi #22 – P

Augusto Farfus – BMW #24 – GTLM

Daniel Serra – Ferrari #51 – GTD

 

TDS Racing confirma retorno ao Mundial de Endurance

(Foto: Divulgação)

A equipe TDS Racing confirmou seu retorno ao Mundial de Endurance para a temporada 2018/2019. O time que competiu com um Oreca 07 na classe LMP2 também confirmou o trio de pilotos para os próximos 2 anos. Loic Duval, François Perrodo e Matthiei Vaxivierne.

Duval que foi um dos pilotos da Audi na LMP1, competiu com a TDS na última etapa desta temporada no Bahrain. O piloto ocupa a vaga deixada por Emmanuel Collard, que deixa a equipe. “Durante a temporada do WEC de 2017, François e Matthieu mostraram melhorias contínuas nas corridas LMP2, eles consolidaram suas habilidades de condução e artes de corrida no que provou ser um ambiente extremamente competitivo”, disse Xavier Combet, gerente da equipe.

“Com base nessa experiência, decidimos continuar e dar um novo passo, entrando em um carro LMP2 na Super Season 2018/2019 WEC. Em conjunto com Loic Duval, que tem uma experiência muito forte em endura, esta segunda temporada do WEC para nós promete ser muito emocionante. Não podemos esperar para voltar aos circuitos do World Endurance Championship e desafiar as outras equipes e drivers do LMP2 “.

Perrodo também está confiante para sua segunda temporada no WEC: “A temporada 2017 foi muito emocionante, mas para ser honesto, também foi difícil”. ele disse. “Eu não só descobri a condução do protótipo, mas também uma competição muito forte  – o desafio era enorme e, definitivamente, as minhas expectativas.”

“No final da temporada, eu considerei seriamente voltar para a ELMS ou mesmo um retorno às corridas de GT, mas depois das decisões do ACO em relação ao novo WEC e considerando o prazer que tive de dirigir esses maravilhosos carros, eu decidi ficar no WEC. E que temporada teremos! Para correr 24 Horas de Le Mans duas vezes e descobrir Sebring em pouco mais de um ano é o sonho.”

 “Além disso, terei Matthieu e Loic do meu lado. Não só Matthieu é um piloto muito rápido, mas ele também é um dos meus melhores amigos. A Loic tem uma sólida experiência de corrida de resistência, ele é um ótimo piloto de corrida que compartilha nossa valores: coesão e espírito de equipe que para nós, são chaves para o prazer e a competitividade. Meu objetivo é claro: melhore minhas habilidades na classe LMP2, divirta-se e, com esperança, ganhe alguns pódios “.

Para Duval a TDS marca seu retorno ao WEC em tempo integral. Sua última participação foi com a Audi em 2016: “Estou muito feliz de voltar para o WEC e as 24 Horas de Le Mans, estou muito entusiasmado com o ambiente em que vou competir”, disse ele. “A TDS Racing é uma equipe de corrida muito profissional, mas com valores familiares fortes.”

 “Não só esta temporada vai ser muito divertida. Estou ansioso para ajudar François a melhorar. Gostaria de agradecer ambos por essa ótima oportunidade. Eu não posso esperar para correr na categoria LMP2, que teve algumas lutas clássicas na temporada passada “.

IMSA divulga primeiro BoP para 2018

Nissan DPi foi um dos que tiveram alterações, (Foto: IMSA)

A IMSA divulgou nesta sexta-feira, 29, o primeiro BoP para os treinos oficiais das 24 horas de Daytona que acontecem em Janeiro. O evento é o primeiro da temporada 2018 do Weathertech SportscAr Championship.

Os dados foram baseados no testes coletivos realizados no início de dezembro, no circuito da Daytona. A classe GTLM e GTD não terão ajustes. As configurações serão as mesmas da última etapa da temporada 2017.

BoP para o ROAR

Para a classe de protótipos várias alterações serão empregadas. O Cadillac DPi VR, que possui um motor V8 de 5,5 litros, vai ganhar 10 kg em seu peso mínimo, além de um restritor de ar maior 1,8mm (2x). O Nissan Onroak DPI e o Acura ARX-05 terão um peso mínimo de 940 quilos, contra 930 dos protótipos LMP2 e o Mazda RT24-P.

A único GTLM que recebeu alterações é o novo BMW M8 GTE, que estreia com um peso mínimo de 1250 kg, além de revisão na faixa de trabalho do turbo.

 

Spirit of Daytona confirma Cadillac DPi para a temporada 2018 da IMSA

(Foto: Divulgação)

A equipe Spirit of Daytona confirmou nesta sexta-feira, 22, seu retorno à GM. O time terá Tristan Vautier e Matt McMurry como pilotos. O time troca o Ligier JS P 217, por um Cadillac DPi.

Este é a terceira substituição de chassi. O time liderado por Troy Flis estreou este ano o Riley Mk.30, optando pelo Ligier no meio da temporada. Com o protótipo francês a equipe venceu a etapa de Laguna Seca, última da temporada 2017 da IMSA.

O time perde o patrocinador principal a “Visit Florida”. “A última temporada foi tão difícil, mas mesmo que estivemos entre os últimos durante muito tempo, acho que aprendemos muito como uma organização e melhoramos em equipe”, disse Flis.

“Ganhar em Laguna Seca foi uma ótima maneira de demonstrar isso, e agora estamos concentrados em tomar esse impulso e começar um começo rápido com o Cadillac DPi. Nós só queremos dar aos nossos motoristas uma plataforma sólida com um carro para aprender e melhorar com o decorrer da temporada.”

Renger van der Zande e Marc Goossens, não tiveram seus contratos renovados. Zande está confirmado na equipe Wayne Taylor Racing, que também corre com Cadillac. Vautir competiu este ano na equipe SunEnergy1 Racing na classe GTD com um Mercedes-AMG GT3.

“Tenho a honra de me juntar a este time, eles conseguiram bons resultados em circunstâncias difíceis, então acho que é um bom grupo”, disse Vautier.“Eu quero correr contra os melhores pilotos e as melhores equipes, e é isso que o IMSA está se tornando com os DPi, então estou muito animado. É tão competitivo e acho difícil comparar a qualidade que teremos em 2018. Como piloto que é muito emocionante para mim “.

“Eu acho que Tristan e eu vamos trabalhar bem juntos, temos personalidades e abordagens semelhantes”, disse McMurry. “Nós também competimos com carros GT de forma que a experiência é o tráfego mais lento, então entendemos como é essa perspectiva e espero que possamos colocar isso em bom uso”.

 

Racing Team Nederland confirma participação no Mundial de Endurance

(Foto: ELMS)

A Racing Team Nederland confirmou nesta quinta-feira, 21, sua participação na temporada 2018/2019 do Mundial de Endurance. Competindo este ano no ELMS, a equipe vai alinhar seu Dallara P217 Gibson no WEC. A equipe disputou este ano as 24 horas de Le Mans e teve como um dos pilotos o brasileiro Rubens Barrichello.

Jan Lammers e Van Eerd foram os pilotos regulares da equipe na série europeia. “Estou realmente orgulhoso de que, após o nosso primeiro ano, vamos fazer um passo tão significativo e ambicioso”, disse van Eerd.

“Com a participação no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a Holanda estará representada no mais alto nível de corridas de carros esportivos”. Finalizou.

Mais detalhes sobre o programa 2018/19 da equipe serão lançados nas próximas semanas.

 

BMW e Alex Zanardi nas 24 Horas de Daytona em 2019

(Foto: Divulgação)

O italiano Alex Zanardi irá disputar as 24 Horas de Daytona em 2019. O anúncio foi dado pelo presidente da BMW Motorsports, Jens Marquardt  durante o lançamento do programa esportivo da BMW na Alemanha.

Zanardi disputará a prova americana com um BMW M8 GTE adaptado. O principal desafio da montadora e do piloto é o desenvolvimento dos freios, para que Alex possa correr com próteses. Por essa razão e para que o piloto tenha condições de competitividade, a estreia se dará em 2019.

“Estou muito feliz que possamos trabalhar junto com Alessandro Zanardi neste novo projeto em 2018”, disse Jens Marquardt.

“Era um grande sonho retornar aos Estados Unidos para uma grande corrida, e queremos fazer isso possível. Então, os fãs em Daytona podem ficar ansiosos para um momento de destaque em 2019 com Alex e o BMW M8 GTE.”

Bicampeão da CART, Zanardi competiu pela marca no WTCC, Blancpain e no campeonato de GT italiano. Conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Paralímpicos, além de ser oito vezes campeão mundial no paraciclismo.

ByKolles finaliza testes em Almeria

(Foto: DailySportscar)

A ByKolles Racing findou seu último programa de testes em 2017. Os trabalhos foram realizados entre segunda e terça-feira, no circuito de Almeria na Espanha. Oliver Webb, Tom Dillmann e Pierre Kaffer participaram dos testes. Também testaram o LMP Paolo Ruberti e a jovem chinesa Ling Kang.

De acordo com a nota divulgada pela equipe, a quilometragem obtida nos três dias de testes se igualaram à três corridas de seis horas. Foram enfatizadas a parte aerodinâmica e mapeamentos de motores.

Os próximos testes estão agendados para fevereiro, quando um novo pacote aerodinâmico será utilizado.

Rodrigo Baptista é novo piloto da K-PAX Bentley no Pirelli World Challenge

(Foto: Divulgação)

Rodrigo Baptista, atual campeão da Porsche Império GT3 Cup. Em 2018, o paulistano de 21 anos correrá o Pirelli World Challenge (PWC) pela equipe K-PAX Bentley, como piloto contratado pela montadora. Assim, após o ano de estreia na PWC, em que obteve destaque com quatro vitórias em nove etapas na GTS e a quarta posição no geral, Digo, como é conhecido, competirá no campeonato de GT3, na categoria GTA (amador). Momento de muita comemoração para o integrante do HTPro Team. 

“Este é um passo muito importante em minha carreira. Este ano conheci as pistas e a maneira que os norte-americanos trabalham. Com isso em mente, e com os bons resultados que tivemos com o Cayman GT4, creio que o passo natural para 2018 seria sentar no carro de GT3. E nada melhor do que começar o ano como piloto oficial da K-PAX Bentley no Pirelli World Challenge. Fico muito feliz com o convite para fazer parte dessa equipe tradicional no automobilismo dos EUA, ainda mais tendo como companheiro o português Álvaro Parente, campeão da categoria em 2016 e que conheço bem”, enaltece Digo.

Com a cabeça já na próxima temporada, Rodrigo Baptista explica o que muda ao sair da GTS para a GTA, além de avaliar em quais pistas norte-americanas poderá ter vantagem em relação aos adversários. “O carro que pilotei na GTS é completamente diferente da GTA. A potência praticamente duplica, o peso é muito maior e o volante fica do lado direito, porque é inglês. Sem falar nos meus adversários, já que na atualidade o Pirelli World Challenge na categoria GT3 não deve em nada a outros campeonatos do mundo como IMSA e Blancpain”, conta o piloto. 

(Foto: Divulgação)

“Será um ano de muito aprendizado e tenho plena consciência de que podemos chegar para disputar o título da GTA. Dezenove corridas no total, sendo que em dez eu corro sozinho e, em nove etapas, com um companheiro no meu carro, nas chamadas “Sprint X Races”. Algumas pistas vão favorecer nosso carro, como Road America e Watkins Glen, e outras nem tanto, como as de rua de Saint Petersburg e Long Beach, mas creio que no geral estaremos competitivos desde a primeira etapa”, avalia Digo. 

“No começo deste ano cheguei praticamente desconhecido aqui nos Estados Unidos. A partir da etapa de Lime Rock Park, em Connecticut (EUA), tudo mudou, e após as quatro vitórias de 2017, todas as equipes me viram de uma outra maneira, porque sabiam que eu nunca tive o carro mais rápido da GTS, mas era bastante constante. O resultado está aí. Agora é focar em 2018 e trabalhar duro para que essa boa fase só aumente”, finaliza.

As dez etapas na GTA – O calendário da GTA no Pirelli World Challenge já está definido. As primeiras duas etapas serão realizadas em março, na Streets of St. Petersburg (IndyCar), nos dias 9, 10 e 11, e no Circuit Of The Americas (COTA), entre os dias 23 e 25. Em abril, outras duas corridas, Streets of Long Beach (IndyCar), entre os dias 13 e 15, e Virginia International Raceway, de 27 a 29. 

A GTA atinge sua metade com a disputa do Canadá, no autódromo Canadian Tire Motorsport Park (Mosport), de 18 a 20 de maio, e tem ainda no mesmo mês a etapa de Lime Rock Park, nos dias 25, 26 e 28. A corrida de Road America (IndyCar) será entre 22 e 24 de junho, enquanto em julho será a vez da etapa de Portland International Raceway (IndyCar), entre os dias 13 e 15. Utah Motorsports Campus, entre 10 e 12 de agosto, e Watkins Glen International, de 31 de agosto a 2 de setembro, decidem a competição.

Equivalência entre protótipos da classe LMP1 é apresentada pela FIA e ACO

(Foto: FIAWEC)

Um dos maiores desafios para a temporada 2018/2019 do Mundial de Endurance, será a equivalência entre os protótipos híbridos e os com motorização convencional. Uma das promessas da ACO é que equipes privadas terão meios reais de vencer corridas, e não uma “subclasse” como sempre foi. Partindo deste princípio, a Equivalência de Tecnologia será adotada. Assim o mais rápido de cada classe servirá, como ponto de referência para equalizar os protótipos.

Os motores aspirados e turbo serão divididos em classes de tecnologia distintas, além dos sistemas híbridos. Como parâmetro, a volta mais rápida em cada “classe” será calculada a cada 20% de distância da prova. Não existe uma etapa específica para que os ajustes entre em vigor. Os protótipos mais lentos só receberão alterações, após duas corridas, devendo estar “corretamente classificados”.

As equipes e fabricantes serão obrigadas a fornece os dados para a FIA e ACO para o processo de BoP. Caso as equipes fornecem dados falsos ou errôneos, punições serão aplicadas. Penalidades mínimas de cinco minutos podem ser impostas durante ou após a corrida. A próxima temporada terá três classes tecnológicas dentro da LMP1: Híbridos turboalimentados da Toyota, turbos não-híbridos e aspirados.

São esperados três turbos sem sistema de recuperação de energia. A BR Engineering, protótipo da SMP Racing terá um motor AER. A ByKolles terá um motor V6 de 3 litros da Nissan/Cosworth. A Mecachrome com seus V6 de 3,4 litros, vai equipar os protótipos da Ginetta. A Gibson que fornece motores para a classe LMP2, terá uma versão do seu V8 de 4,5 litros equipando o BR1 da equipe DragonSpeed.

O TS050 da Toyota não terá seu desempenho melhorado para a próxima temporada. Tal condição era um dos motivos da permanência do fabricante japonês para o WEC.

 

 

Classe LMP2 do Mundial de Endurance terá ajuste de desempenho

Classe LMP2 do WEC foi dominado por protótipos Oreca em 2017. (Foto: Divulgação)

A direção do Mundial de Endurance pode adotar o BoP para a classe LMP2 na temporada 2018/2019. A medida, publicada nos regulamentos esportivos da série, revela que ajustes adicionais estão na ordem do dia.

Competindo no WEC, IMSA, e ELMS, a atual geração de LMP2 não sofrem com ajustes de desempenho. Para o próximo ano alterações na capacidade de combustível, peso e aerodinâmica, podem ser alteradas.

De acordo com os regulamentos técnicos, podem ser adicionados até 30 kg de peso, redução de até 10 litros e novas “restrições aerodinâmicas”. O comitê de endurance espera reduzir o desempenho do carro mais rápido, e não acelerar os mais lentos.

“Se um determinado modelo de protótipo for melhor, nos termos aplicáveis, o Comitê de Resistência pode tomar medidas imediatas para reduzir seu desempenho”, afirmam os regulamentos.

O regulamento não especifica se o BoP seria aplicado na ELMS e na IMSA. Le Mans está sobre as regras do WEC.