DragonSpeed confirma participação na classe LMP1 do WEC

(Foto: ELMS)

A equipe DragonSpeed que compete no European Le Mans Series confirmou nesta terça-feira, 31, que vai competir no Mundial de Endurance na classe LMP1 na temporada 2017/2018.

Henrik Hedman e Ben Hanley estão confirmados para o próximo ano. O terceiro piloto será anunciado nos próximos dias. A equipe avalia qual melhor conjunto vai utilizar no próximo ano. O diretor Elton Julian, confirma: “Toda a equipe está entusiasmada e desafiada. Tendo ganho títulos de carros esportivos GT3 e LMP2, a progressão natural da nossa equipe altamente talentosa e motivada é mudar para LMP1. Estamos estudando cuidadosamente parceiros que podem nos ajudar a montar um programa que irá nos remeter o sucesso que queremos para a DragonSpeed. Todos estão na mesma página em termos do pacote e da abordagem que precisamos, e não podemos esperar para começar. “

“Olhando para  2005, quando pilotei pela primeira vez em Le Mans”, continuou Julian. “Você teve uma única equipe de trabalho com Audi mais um excelente elenco de apoio e equipes com seis diferentes chassis e quatro motores diferentes. Na verdade, o momento é dos privados. Se a Toyota continuar – e todos nós esperamos que eles fique – acho que, nos próximos dois anos, podemos trazer de volta essa variedade e tradição de que os privados sejam verdadeiramente competitivos na primeira classe “.

Henrik Hedman: “A chance de progredir para o primeiro nível de corridas de resistência com um grupo tão bem sucedido e fechado tornou esta uma decisão fácil. Passo a passo, crescemos juntos e conseguimos muito. Aplaudo o ACO e a FIA pela nova programação e as oportunidades. Tenho o compromisso de me preparar e aplicar tudo o que aprendi nas últimas temporadas para competir com a nova geração de carros LMP1 com Elton e a equipe “.

Ben Hanley acrescentou: “Estou muito feliz por continuar com a DragonSpeed ​​em sua jornada. Mover-se para o WEC e a classe LMP1 é uma ótima chance para lutar pelos resultados gerais do pódio, especialmente em Le Mans, tendo em conta os problemas que os híbridos tiveram nos últimos anos. Henrik nunca pára de melhorar e seu compromisso é uma inspiração para toda a equipe. Tendo desfrutado de unidades únicas com algumas equipes WEC LMP2 nesta temporada, posso dizer com certeza que a DragonSpeed ​​está no caminho certo “.

 

Franco Pasquale e Tiel Andrade conquistam vice-campeonato no Brasileiro de Endurance em Tarumã

(Foto: Divulgação)

Uma prova em que, apesar de vários percalços, o saldo foi positivo! Mesmo com problemas mecânicos, os pilotos Franco Pasquale e Tiel Andrade sagraram-se vice campeões do Campeonato Brasileiro de Endurance no último sábado, após a disputa da última etapa, no Autódromo Internacional de Tarumã (em Viamão/RS).

Tudo começou com o registro da segunda melhor volta histórica do protótipo MC Tubarão IX Duratec Turbo em Tarumã, com Tiel Andrade marcando o segundo tempo, virando 59s591, três décimos atrás do recorde do carro (59,270s na quarta etapa 2016).

Na corrida, porém, a sorte não foi a mesma. Apesar de ter feito uma excelente largada e chegado a ocupar a liderança, um problema de superaquecimento do motor começou a aparecer quando Franco ocupava a segunda colocação, e foi obrigando-o a diminuir o ritmo até a primeira janela. A partir daí, Tiel assumiu e conseguiu imprimir um ritmo forte para descontar o prejuízo, inclusive anotando a melhor volta da prova entre todos os carros, com 1:00.555, sendo que por três nas três voltas seguidas também já havia batido o recorde com voltas na casa de 1:00. Infelizmente, o problema se superaquecimento voltou e obrigou a dupla a abandonar a prova após 99 voltas.

 Apesar do resultado, Franco Pasquale e Tiel Andrade garantiram o título de vice-campeões do Campeonato Brasileiro de Endurance, sendo que o título de campeão já havia sido garantido antecipadamente pelo Porsche #20 de Ricardo Maurício/Tiel Andrade. Franco fala sobre a conquista: “E assim terminamos a temporada: Vice-campeão Brasileiro de Endurance! Fizemos uma ótima temporada conquistando vitórias, diversos pódios, conheci novas pistas e realizei um sonho de andar em Interlagos. Foi fantástico!”, declarou, agradecendo à equipe e aos patrocinadores: “Muito obrigado a equipe MC Tubarao e Tiel de Andrade pela parceira de três anos. Sem palavras, muito obrigado de coração! Agora o foco é para 2018, muitas coisas pra decidir e resolver, e torcer que tudo dê certo! E um agradecimento especial aos meus patrocinadores, Moinho Vacaria e Leal Construções, obrigado pela confiança e parceria, é uma honra representar vocês nos autódromos do Brasil!”, finalizou.

JLM Rancing vence etapa de Tarumã do Brasileiro de Endurance

(Foto: (Dudu Leal/MS2)

Um ano de evolução, com mais de 60 carros, disputando as seis etapas do Campeonato Brasileiro de Endurance, que passou três vezes pelo RS, em Tarumã e Santa Cruz do Sul; duas em SP, em Interlagos e Velo Città e; no PR, com uma etapa em Curitiba. A final prometia, onde as seis categorias asseguravam que seria eletrizante. Os já campeões brasileiros por antecipação, Ricardo Maurício e Marcel Visconde, com o Porsche #20, eram os favoritos, pelas quatro vitórias consecutivas no ano, se destacando também como a melhor equipe da temporada com a Sttutgart Motorsport, mas a última etapa mostrou muita competitividade e a hegemonia do Porsche foi quebrada.

O AJR #28, fabricado pela Metalmoro, com um projeto do piloto Juliano Moro e de seu pai, o diretor da empresa Ademar Moro, conquistou ontem a vitória inédita na prova. Largando na pole, depois de Moro marcar o tempo de 57s386, o responsável por largar na posição de honra do grid foi Henrique Assunção, mas uma confusão na largada fez o piloto perder a posição na primeira curva, com William Freire fazendo um início de corrida espetacular e colocando a Lamborghini #31 – Mottin Racing, que forma dupla com Marcello Santanna, na liderança depois de largar na oitava posição, mas as três horas de corrida reservavam boas emoções.

A largada aconteceu em pista seca, mas a chuva deu as caras em vários momentos da prova e, com isso, a estratégia das equipes foi fundamental, com a JLM Racing de Moro fazendo a lição de casa para o belo modelo cruzar a linha de chegada na primeira posição. A segunda colocação foi do ProtoV8 – Hoerlle Racing, de Oswaldo, Guilherme e Eduardo Scheer, seguido pelo MR18 117 – SP MEC, dos paulistas Fernando Fortes e Renan Guerra.  A Porsche #20 de Visconde e Maurício teve um pneu furado nas voltas finais e ficou na sexta posição.

Porsche dominou temporada 2017. (Foto: Divulgação)

“Estou bem feliz com essa vitória. Trabalhamos muito pesado nos últimos dois anos, com um projeto de um modelo que tem tudo para ser muito competitivo, mas esse ano foi de desenvolvimento na pista e alguns problemas nos atrapalhavam nos resultados finais, tanto que cravamos três poles nas provas que participamos. Hoje, o resultado veio. Agradeço a toda equipe, que fez um trabalho fantástico, ao Emílio (Padron) e ao Henrique (Assunção), que dividiram o carro comigo, e à JL, em especial ao Zequinha Giaffone, que acreditou no nosso projeto e desenvolveu o motor do AJL #28”, comemorou Juliano Moro.

Nas outras categorias, apesar de muitos campeões já estarem definidos, o que se viu na pista foram muitas disputas e uma luta do início ao fim pelas primeiras posições. Na P2, os campeões brasileiros são Henrique Assunção e Fernando Ohashi (MRX #75 – SPMEC), com o vice-campeonato sendo definido na prova deste sábado, com o segundo lugar de Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32). A vitória na prova foi de Cali Crestani, com o Tornado #03.

Na classe P3, Julio Martini e Marcelo Vianna, que fizeram uma temporada irretocável, com a conquista do título com duas etapas de antecipação, venceram mais uma a bordo do Tubarão #69. Os vice-campeões são os irmãos Gustavo e Rafael Simon (MRX #56), da equipe Motorcar Racing, que teve uma temporada de muito destaque. Outro time, que também fez um grande trabalho na temporada 2017 foi a MC Tubarão, que levou Tiel e Franco Pasquale ao vice-campeonato na GP1, o vice-campeonato na P2 de Kern e Sousa, e o campeonato da P3 de Martini e Vianna.

#75 Campeão Brasileiro P2, enquanto o #69 faturou na classe P3. (Fotos: Divulgação)

Para a GT1, o momento era de definição, já que o campeonato estava aberto e três times poderiam ser campeões. O resultado só foi definido nas últimas voltas com a Lamborghini #46 – Mottin Racing, de Vilson Jr., Paulo Rutzen e Gustavo Martins ficando com o título brasileiro. O vice-campeonato também foi para Mottin Racing, com o Sonic #17 de André Senger e Beto Giacomello. A disputa foi acirrada com a Ferrari #155 de Carlos Kray e Ricardo Mendes, que ficaram com terceira colocação no campeonato, e, durante a temporada, dividiram o topo da tabela com a Lamborghini #46. Na GT2, o título ficou com Arthur Caleffi e, na T, com a dupla Ricardo Terres e Juarez Terres.

O presidente da APE, Henrique Assunção, comemorou o resultado da temporada, fazendo um agradecimento especial na premiação, que aconteceu em grande estilo logo depois do encerramento da prova, com uma confraternização entre os pilotos, equipes, patrocinadores e convidados. “Só temos que agradecer todo o esforço daqueles que participam do Endurance, da CBA e da FGA, que a cada etapa, nos dão um suporte muito importante para alcançarmos esse sucesso. Que venha 2018, quando queremos alcançar novas metas e consolidar cada vez mais nosso campeonato. Quero agradecer também o apoio dos nossos patrocinadores, que acreditam muito nesse projeto: a DOPAMINA, nosso patrocinador máster, a AutoMais, que esteve conosco em todas as transmissões, a Pirelli, a Absoluta, a Eurobike, a Konrad Caminhões, a Sulina Óleos e a Sttutgart”, destacou Assunção.

Confira o resultado das Três Horas de Tarumã:

  1. Juliano Moro/Emílio Padron/Henrique Assunção – AJR #28 – GP1 – 2:57:36.467
  2. Oswaldo/Guilherme e Eduardo Scheer – ProtoV8 #26 – GP1
  3. Renan Guerra/Fernando Fortes – MR18 #117 – GP1
  4. Ney Faustini/ Fernando Poeta/Vitor Genz – MCR Lambo #18 – GP1
  5. Luiz C.Crestani – Tornado #03 – P2
  6. Marcel Visconde/Ricardo Mauricio – Porsche #20 – GP1
  7. Marcelo Vianna/Julio Martini – Tubarão #69 – P3
  8. Gustavo Tomazini/Sergio Cardoso – MRX #43 – P3
  9. Paulo Rutzen/Gustavo Martins/ Vilson Jr – Lamborghini #46 – GT1
  10. Marcello Santanna/Willian Freire – Lamborghini #31 – GP1
  11. Mauro Kern/Paulo Sousa – Tubarão #32 – P2
  12. Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo – MRX #07 – P2
  13. Henrique Assunção/Fernando Onashi – MRX #75 – P2
  14. Carlos Antunes – MRX #172 – P2
  15. Germano/Fernando e Enzo Stedile – Spyder #04 – P2
  16. Peter Ferter/Pierre Ventura – Lamborghini #10 – GT1
  17. Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro – MRX #65 – GP1
  18. Daniel Claudino/Ian Jepsen Ely – MCR #71 – GP1
  19. Ricardo Mendes/ Carlos Kray/Christian Castro – Ferrari #155 – GT1
  20. Rafael Simon/Gustavo Simon – MRX #56 – P3
  21. Miguel Mallaco – Proto1R #128 – P3
  22. Humberto Giacomello/Andre Senger – Sonic #17 – GT1
  23. Franco Pasquale/Tiel Andrade – Tubarão #05 – GP1
  24. Pedro Avila/Ricardo e Juarez Terres – Gol #88 – T
  25. Marcelo Giacomello/Matheus Stumpf/ Elton Giacomello – MRX #08 – P3
  26. Alan Chanoski/Alexandre Finardi – MRX #80 – GP1
  27. Ruben Ghisleni/João Cardoso Jr – MRX #44 – P2
  28. Alexandre Cignetti/Pedro Avila – MRX #96 – P3
  29. Arthur Caleffi/Gustavo DalBosco – Golf #111 – GT2
  30. Esio Vichiese – BMW #16 – GT2
  31. Stuart Turvey – Scorpion #37 – GP1
  32. Sergio Ribas/Henry Visconde – BMW #64 – GT1

Os três primeiros colocados de cada categoria nas Três Horas de Tarumã:

Geral e GP1

1. Juliano Moro/Emílio Padron/Henrique Assunção
2. Oswaldo/Guilherme e Eduardo Scheer
3. Renan Guerra/Fernando Fortes

Categoria P2

1. Luiz Crestani
2. Mauro Kern/Paulo Sousa
3. Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo

Categoria P3

1. Marcelo Vianna/Julio Martini
2. Gustavo Tomazini/Sergio Cardoso
3. Rafael Simon/Gustavo Simon

Categoria GT1

1. Paulo Rutzen/Gustavo Martins/ Vilson Jr
2. Peter Ferter/Pierre Ventura
3. Ricardo Mendes/Carlos Kray/Christian Castro

Categoria GT2

1. Arthur Caleffi/Gustav DalBosco
2. Esio Vichiese
 

Categoria T

1. Pedro Avila/Ricardo e Juares Terres
 

Melhor volta da prova: 1:00.553 – de Tiel de Andrade e Franco Pasquale

Campeões e vice-campeões brasileiros de cada categoria

Geral: Marcel Visconde e Ricardo Maurício

Equipe Campeã: Sttutgart Motorsport

Melhor equipe: Sttutgart Motorsport

GP1

Campeões: Marcel Visconde e Ricardo Maurício

Vice-campeões: Tiel de Andrade e Franco Pasquale

Categoria P2

Campeões: Henrique Assunção e Fernando Ohashi

Vice-campeões: Paulo Sousa e Mauro Kern

Categoria P3

Campeões: Julio Martini e Marcelo Vianna

Vice-campeões: Rafael e Gustavo Simon

Categoria GT1

Campeões: Vilson Jr., Paulo Rutzen e Gustavo Martins

Vice-campeões: Humberto Giacomello e André Senger

Categoria GT2

Campeão: Arthur Caleffi

Categoria T

Campeões: Juarez Terres e Ricardo Terres

Vice-campeão: Pedro Ávila

DC Racing vence na abertura do Asian LMS em Zhuhai

(Foto: Divulgação)

A Jackie Chang DC Racing x JOTA Sport venceu na madrugada deste domingo, 29, a abertura da temporada 2017/2018 do Asian Le Mans Series no circuito de Zhuhai na China.

Pilotando o Oreca 05 #8 Thomas Laurent, Stephane Richelmi e Harrison Newey, não tiveram qualquer dificuldade em vencer a prova. A diferença para o Ligier da equipe BBT no qual estava o brasileiro Pipo Derani foi de 1 minuto e 49 segundos. A escalada para a vitória do #8 foi ameaçada ainda no início da prova depois de um toque em um dos participantes da classe GT.

“Perdemos 2 minutos reparando o carro, mas os mecânicos fizeram um bom trabalho e o carro foi incrível de dirigir! O dano não afetou o desempenho. Um grande agradecimento a toda a equipe e um grande parabéns ao novato! E, claro, meu outro companheiro de equipe!” Comentou Thomas Laurent

A liderança acabou com o Ligier da equipe BBT, muito pelo ótimo trabalho de Derani, que compartilhou o Ligier com Davide Rizzo e Anthony Liu. Na terceira posição o Ligier da ARC Bratislava terminou na terceira posição com Miro Konopka, Konstantins Calko e Rik Breukers.

BMW da equipe AAI vence na classe GT e Ligier #18 da KCMG lidera na LMP3. (Fotos: Divulgação)

Na classe LMP3 a vitória ficou com o Ligier #18 da equipe KCMG dos pilotos Josh Burdon,  Neric Wei e Louis Prette. O trio terminou a prova com uma diferença de 58 segundos para o #11 da Taiwan Beer GH Motorsport dos pilotos Hanss Lin e Shaun Thong. Completando o pódio da classe o #6  da Jackie Chang DC Racing x JOTA dos pilotos Gut Cosmo e Patrick Byrne. Dobradinha da FIST-Tream AAI na classe GT. O BMW M6 GT3 #91 do trio Junsan Chen, Jesse Krohn e Chaz Mostert superou o Mercedes #90 de Lam Yu Ollie Millroy e Rafaelle Marciello.  O Audi #66 da Tianshi Racing Team completou o pódio.

A próxima acontece entre os dias 01 e 03 de dezembro em Fuji no Japão.

Pipo Derani compete no Asian Le Mans Series, que tem lista de inscritos divulgada

(Foto: Divulgação)

A organização do Asian Le Mans Series divulgou nesta quinta-feira,26, a lista de inscritos para a etapa de Zhuhai, primeira da temporada 2017/2018. Serão 16 carros divididos em quatro categorias.

Com quatro protótipos, a classe LMP2 é a maior da série até o momento. Serão quatro Ligier JS P2 e dois Oreca 05. Equipes como Algarve Pro Racing, Jackie Chang e Eurasia estão confirmadas. O destaque vai para a participação do brasileiro Pipo Derani no Ligier #37 da equipe BBT. Derani vai partilhar o LMP2 com Anthony Xu e Davide Rizzo.

Lista de inscritos

Nomes como Thomas Laurent, David Cheng, Keiko Ihara Guy Cosmo e Richard Brandley estão inscritos. Na classe LMP3 o segundo maior plantel com cinco inscritos. Nas categorias GTs, quatro carros estão confirmados na classe GT que aceita modelos com especificação FIAGT3, e apenas um Porsche na classe GT Cup.

As 4 horas de Zhuhai acontece entre os dias 27 e 29 de outubro.

 

Franco Pasquale e Tiel Andrade decidem títulos do gaúcho e brasileiro de endurance em Tarumã

(Foto: Divulgação)

Garantir o vice-campeonato no certame Brasileiro e conquistar o bicampeonato do Gaúcho. Este é o objetivo dos pilotos Franco Pasquale/Tiel Andrade para a prova deste sábado no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS), que encerra o Campeonato de Endurance.
A dupla espera fazer uma prova sem problemas para poderem buscar um bom resultado a bordo do protótipo MC Tubarão #5, equipado com motor Duratec 2.0 16v Turbo. O foco é terminar a corrida entre os três primeiros, pelo menos. Atualmente, os pilotos ocupam a vice-liderança do Campeonato Gaúcho na classe GP1, com 290 pontos, apenas 25 atrás de Fernando Poeta (MCR GrandAm Lamborghini V10 #18), com boas chances de conquistarem o título. Já no Brasileiro, Ricardo Maurício/Marcel Visconde já carimbaram o título por antecipação, então o foco da equipe é buscar a pontuação necessária para chegar o vice-campeonato.
E para alcançar o resultado almejado, a equipe aposta no bom retrospecto do carro na pista de Tarumã, onde a equipe costuma treinar e ter bom desempenho, a exemplo da vitória da primeira etapa. Franco Pasquale fala sobre a prova: “Tarumã é nossa casa, temos um ótimo histórico lá e nosso carro sempre anda muito bem nessa pista. Estamos focados em garantir o título gaúcho e ficar na vice liderança do Brasileiro. Acredito muito na nossa equipe e no meu companheiro Tiel para terminar a corrida entre os três primeiros.” Sobre o clima, disse: “Existe alguma chance de chuva, o que pode equilibrar as coisas, mas vamos dar nosso melhor com qualquer clima para encerrarmos a temporada com um ótimo resultado”, completou Franco.
A programação oficial começa na sexta, com treinos livres. No sábado ocorrerá o classificatório às 10h30, e a largada para a prova de três horas de duração acontecerá às 16h.

 

Com novo motor, Satti Racing vai para a final do Campeonato Brasileiro de Endurance

(Foto: Divulgação)

Fazer um “laboratório” das modificações do MCR #71 Turbo, e uma prova divertida para os piltos do MCR #96. Estes são os objetivos da equipe Satti Racing para a última etapa dos Campeonatos Gaúcho e Brasileiro de Endurance neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Viamão.
Com motor motor VW 2.0 AP 8v Turbo do MCR #71 totalmente novo e bem mais forte, preparado pela Amboni Racing, e também com novo gerenciamento eletrônico, da marca Motec, os pilotos Ian Ely e Daniel Claudino pretendem acelerar o mais forte possível para testar o limite da nova motorização. Precisarão, porém, tomar cuidado com o câmbio sequencial, que já demonstrou fragilidade em outras ocasiões, e fica a espera pelo novo câmbio que está por vir para extrair toda a performance do motor sem risco de quebra da transmissão.
Ian Ely revela que a idéia é andar forte para quebrar o recorde do carro na pista de Tarumã (atualmente 1min01s619, média de 178,1 km/h), o que também servirá como teste de resistência: “Estamos bastante ansiosos, temos várias novidades, novo motor muito mais forte e gerenciamento eletrônico Motec, mas não sabemos o quão mais forte o carro estará, e a durabilidade deste projeto. Pretendemos melhorar nossa melhor volta em Tarumã, mas precisaremos ter cuidado pois continuamos com o câmbio antigo, que já mostrou-se vulnerável a grandes potências. Estou particularmente ansioso para esta prova, devido à abstinência de dois meses, e esperamos que tudo dê certo.“, disse.
Já para o MCR #96 VW AP 8v aspirado, a ideia da equipe é que os pilotos que estarão no cockpit nesta etapa, o riograndino Pedro Ávila e o argentino Alejandro Cignetti, divirtam-se o máximo possível pilotando durante as três horas de duração da prova, tendo em vista que a equipe não está disputando o campeonato todo, e que há uma certa defasagem de equipamento em relação a novos protótipos que chegaram na categoria P3.
O chefe de equipe, Eduardo “Sattinho”, fala sobre a expectativa da equipe para a etapa: “Em relação ao MCR #96, a expectativa é de terminar o campeonato “numa boa”, e que os pilotos consigam se divertir nas provas, pois não estamos disputando o campeonato inteiro, mas quem sabe não conquistamos um pódio? No #71 estamos fazendo teste com motor novo, mas o novo câmbio não veio, então não poderemos explorar todo o potencial do propulsor, mas a expectativa é terminar a prova com zero problema, o que será uma grande vitória, levando em conta que temos uma nova configuração. Também servirá como um treino para as 12 Horas e para a temporada 2018“, disse.

 

Tarumã recebe final do campeonato brasileiro e gaúcho de Endurance

(Foto: Divulgação)

Neste final de semana o Autódromo Internacional de Tarumã vai sediar a sexta etapa e grande final do Campeonato Brasileiro e Gaúcho do Dopamina Endurance. Na prova que terá três horas de duração, duas categorias definirão seus campeões nacionais da temporada 2017: a GT1 e a GT2. As disputas da GP1, P2 e P3 o título foi decidido por antecipação, ficando com a Porsche #20 de Marcel Visconde e Ricardo Maurício, o MRX #75 de Henrique Assunção e Fernando Ohashi  e o Tubarão #69 de Julio Martini e Marcelo Vianna. 

Mas se no Brasileiro muitas categorias já tiveram sua definição, no Gaúcho a briga na pista vai esquentar. Na categoria GP1 estão em jogo 150 pontos, com Fernando Poeta (MCR Lamborghini #18, na liderança com 315 pontos, logo atrás vem o Tubarão #05 dos atuais campeões Tiel de Andrade e Franco Pasquale, com 290 pontos, e Fernando Fortes, que chegou a vencer com a Lamborghini #18, mas disputou algumas etapas com o MR18 #117, com 290 pontos, o MRX #65 de Nilson Ribeiro e José Ribeiro é o terceiro colocado com 275 pontos, com Daniel Claudino e Ian Ely (MCR #71), com 235 pontos.

Na classe P3, a decisão do título tem três carros com chances matemáticas na disputa pelo título. Os líderes são Gustavo Simon e Rafael Simon (MRX #56) com 370 pontos, na segunda posição dois carros estão empatados com 230 pontos, o MRX #08 de Marcelo Giacomello, Matheus Stumpf e Renato Stumpf, e o Tubarão #69 de Martini e Vianna.

O título mais suado pode vir na GT1, onde tanto os campeões Brasileiro, quanto o Gaúcho, só serão conhecidos na bandeirada. A competitividade da categoria é muito grande desde a primeira etapa. A liderança é da Lamborghini #46 de Paulo Rutzen e Vilson Junior, com a Ferrari #155 de Carlos Kray e Ricardo Mendes, em segundo com 370 pontos, apenas 30 pontos atrás dos primeiros colocados.

A programação das Três Horas de Tarumã inicia na sexta-feira (27), com os treinos livres. No sábado, a definição do grid está marcada para as 10h30, com a largada às 15h, ao vivo nos canais do youtube e facebook da Endurance Brasil e da AutoMais.

Além da disputa na pista, a APE – Associação de Pilotos Endurance está preparando um “gran finale”, com uma festa de premiação para pilotos, equipes e familiares. Aqueles que quiserem curtir essa emocionante disputa também poderão compartilhar de um confortável espaço de HC, com serviço de buffet e ambiente acolhedor.

Fernando Alonso disputará as 24 de Daytona pela United Autosports

(Foto: Divulgação)

O espanhol Fernando Alonso confirmou sua participação nas 24 horas de Daytona em 2018, prova que abre o calendário da IMSA Weathertech Sportscar nos Estados Unidos. O aceite para disputar provas fora da Fórmula 1, se deu após a permanência do espanhol na McLaren para o próximo ano.

Alonso vai testar o Ligier JS P2017 LMP2,  uma semana após a etapa de Abu Dhabi, ao lado do piloto Lando Norris, campeão europeu de Fórmula 3. Sendo realizada entre os dias 27 a 28 de janeiro, Daytona não entra em conflito com nenhuma prova da F1, o que garantiu a participação do piloto. Durante o GP de Austin, Alonso deixou claro que busca a tríplice coroa do automobilismo. “Como eu disse muitas vezes, a Triple Crown é o principal objetivo. Eu sei que a Indy 500 foi uma coisa boa e me senti muito competitivo, mas foi um grande desafio que tirei de zero, sem testes e sem experiência de corrida semelhante em qualquer outro oval, foi um grande desafio.”

“Eu era competitivo e me senti bem, mas se eu quiser me preparar para Le Mans, talvez existam outras possibilidades.”

Até o momento Alonso não tem qualquer confirmação da sua participação em Le Mans. De acordo com informações do site RACER, a McLaren teria dado aval ao piloto caso o mesmo disputasse a prova pela Toyota.

Para fazer dupla com Alonso e Norris, Phil Hanson foi escalado. No segundo carro da equipe estão confirmados Paul di Resta e Will Owen. Os demais pilotos serão confirmados nas próximas semanas. A United Autosports terminou em segundo lugar no European Le Mans Series, que disputou sua última prova no circuito português de Portimão no último final de semana. Ainda segundo a RACER, Jenson Button teria recusado o convite para disputar Daytona pela equipe.

* Com informações do site Racer.com

 

Graff vence em Portimao e G-Drive fatura título da temporada 2017 do ELMS

(Foto: ELMS)

A Graff Racing venceu neste domingo, 22, as 4 Horas de Portimao, última etapa da temporada 2017 do European Le Mans Series. Com o quarto lugar, a G-Drive Racing, conquistou o título da temporada na classe LMP2.

Richard Brandley levou o Oreca #40 da equipe Graff a vitória, com uma vantagem de 38.169 segundos para o Ligier #32 da United Autosports do português Filipe Albuquerque. O #32 acabou sofrendo uma punição, o que tirou qualquer chance de vitória. Completando o pódio o Dallara #27 da equipe SMP Racing. O #40 foi partilhando também por James Allen e Gustavo Yacaman. O #22 da G-Drive teve com pilotos G-Drive pelo título,Ryo Hirakawa Memo Rojas e Leo Roussel.

Classificação final

Vencedores da corrida em cima: (Graff Racing e Proton Competitiom). Campeões em baixo: (G-Drive e JMW Motorsports). Fotos: ELMS

Com o resultado a United Autosports que lutava, com a G-Drive, teve como consolação a obtenção da taça na classe LMP3 com dobradinha. Sean Rayhall e John Falb levaram o #2 aosegudo lugar, depois de enfrentar várias intempéries durante a prova, como uma rodada, que deixou a dupla em último no grid. Em terceiro na classe o Ligier o #18 da  M.Racing – YMR. Os vencedores Christian England, Wayne Boyd e Mark Patterson conquistaram a primeira vitória na classe em 2017.

United Autosports vence com o #3 e fatura o título com o #2 na classe LMP3. (Foto: Divulgação equipe)

Na classe GTE o Porsche #77 da Proton Competition dos pilotos Matteo Cairoli, Christian Ried e Joel Camathias conquistaram o primeiro lugar. O título da classe ficou com Rob Smith, Jody Fannin e Will Stevens que terminaram na segunda posição. O Aston Martin #90 da TF Sport terminou na terceira posição.