Proton Competition pode ir para a classe GTE-PRO no WEC

Ausência da equipe oficial Porsche pode fazer equipe de cliente virar “oficial”. (Foto: FIAWEC)

É cada vez mais evidente que a equipe Porsche Manthey não vai disputar o WEC em 2016 pela classe GTE-PRO. Para não deixar a classe sem um Porsche, o fabricante alemão deve apoiar a equipe Proton Competition que pode subir de classe, da AM para a PRO.

Segundo o site Sportscar365, é dado como certo a ida da equipe para a classe PRO com forte apoio da fábrica, principalmente com pilotos oficiais. A equipe iria manter um 911 RSR na classe AM. Mesmo com o chefe da equipe Christian Ried negando estas mudanças, a Porsche vem pressionando a equipe, muito por conta da chegada da Ford ao campeonato.

O chefe da Porsche Motorsport, Dr. Frank-Steffen Walliser, não confirmou tais planos, embora eles tenham sido admitidos, quando perguntado sobre o futuro da Porsche na classe no início deste mês, no Bahrein.

“Nós estamos trabalhando em diferentes opções que temos”, disse Walliser ao Sportscar365.“Obviamente WEC é uma plataforma perfeita. É uma série de corrida de alto nível. Nós temos que considerar nossa situação global.”

A equipe Proton já competiu com o apoio oficial da Porsche em outros anos. Marc Lieb e Richard Lietz estiveram pelo time no WEC em 2012, e antes disso, no saudoso Intercontinental Le Mans Cup e European Le Mans Series.

O retorno da Porsche como equipe oficial deve se concretizar em 2017 com a chegada da nova versão do 911 RSR.

 

Como será a classe LMP2 em 2016?

Mais carros, mais competitividade. (Foto: WEC)

A classe LMP2 vai passar por uma grande reformulação a partir de 2017. Com apenas 4 fabricantes autorizados a construir chassis e um para motores as opções para as equipes irão ser menores, porém com maiores garantias de ter seu carro realmente pronto.

Abaixo um panorama de como será a classe em 2016. Com informações do site sportscar365.com.

Tequila Patron ESM –  A equipe dirigida pelo americano Scott Sharp, confirmou seu retorno com os dois Ligier JS P2. A principal novidade é a parceria com a Onroak Automotive que irá fornecer suporte técnico e pilotos. Mesma parceria que teve este ano a G-Drive Racing. Jon Fogarty e David Heinemeier Hansson não vai continuar com a equipe, com Pipo Deran possivelmente se juntando ao lado de Chris Cumming. (2 carros)

Morand Racing – A equipe deve alinhar um novo Ligier JS P2 em substituição com o atual Morgam Nissan. Tanto Bruno Senna quanto Ricardo Gonzales podem estar perto de uma assinatura de contrato.  (1 carro)

AF Corse – Dois BR01 irão participar de toda a temporada com o nome da AF Corse, e não AF Racing como este ano. O dinheiro é claro vem dos russos da SMP Racing que por conta das sanções impostas pelos EUA não podem usar sua marca. Nic Minassian, Maurizio Mediani e Mikhail Aleshin são esperados para estar entre os pilotos. A equipe testou uma série de novos pilotos, incluindo Memo Rojas, que está buscando uma vaga em um  LMP2 seja na IMSA ou WEC. (2 carros)

Signatech Alpine – Com um novo Oreca 05 a equipe francesa volta no próximo ano. Como é de costume o carro terá o nome Alpine e não Oreca. Vários pilotos foram testados no Bahrein semana passada, incluindo Matthew Rao e Gustavo Menezes. Tom Dillmann, que participou nas duas últimas corridas, não deve voltar por ter se tornado um piloto de classificação ouro. (1 carro)

JOTA Sport –  Irão voltar ao WEC com um novo Oreca 05, mas vai manter seu Gibson para defender o título no certame europeu. Vários pilotos estão em negociação, mas nada confirmado. Roman Rusinov também está negociando com a equipe e pode levar sua equipe como suporte técnico ao time britânico. (1 carro)

KCMG –  Após perder o título deste ano, a equipe de Hong Kong não confirmou seu retorno para o próximo ano. (1 carro?)

Strakka Racing – Depois de uma temporada desafiadora após mudar para o Gibson 015S, o time britânico volta com o carro para uma derradeira temporada. Para 2017 um novo carro de construção própria será visto na classe LMP1.  Danny Watts, Nick Leventis e Jonny Kane devem continuar, enquanto a equipe pode alinhar um segundo carro para alguma equipe de cliente. (1-2 carros)

Greaves Motorsport – Apesar de ter inicialmente avaliado um programa LMP1-L, os atuais campeões do ELMS vão voltar ao certame com seu Gibson ou com o novo Ligier JS P2. Não se sabe em qual série será utilizada cada carro. (1 carro)

G-Drive Racing – Roman Rusinov  está conversando com várias equipes para voltar as pistas. Rusinov foi visto testando o BR01 no Bahrein. (1 carro?)

Projeção de carros para 2016: 9-12  

Porsche confirma pilotos e dois carros para Le Mans

Crise da VW acabou tirando 2 carros da Audi e Porsche de Le Mans. (Foto: Porsche AG)

No embalo do lançamento do novo Audi R18, a Porsche confirmou neste sábado seus pilotos para o Mundial de Endurance de 2016, e apenas dois carros para Le Mans. Pelo terceiro ano consecutivo Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber irão compartilhar um dos Porsche 919 Hybrid. No segundo carro Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.

Para Fritz Enzinger, vice-presidente do programa LMP1 a consistência é a chave da vitória: “O conselho de nunca mudar uma equipe vencedora performance. Nossos pilotos irão executar um formidável 2016. São pilotos que estão com a gente desde o início, e têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do Porsche 919. Estamos muito orgulhosos destes seis pilotos, e muito satisfeitos deles estarem com a gente em Le Mans.”

Já Andreas Seidl, chefe de equipe também credita o sucesso do programa aos pilotos: “No diálogo contínuo com os pilotos, estamos sempre tentando melhorar como equipe. Nós confiamos neles e a recíproca é verdadeira. Sem essas performances extraordinárias, a Porsche não poderia ter alcançado este nível sensacional de sucesso em 2015. A cereja no bolo em termos de trabalho de equipe foi o fato de que no final da temporada o trio  Bernhard, Hartley e Webber foram capazes para tornar-se campeões do mundo porque Dumas, Lieb Jani e abriram caminho para vencer a corrida. Isso também prova o quanto é importante neste campeonato ter duas equipes igualmente fortes. Vamos construir sobre essa força e continuidade. “

Além disso, em nome da eficiência de custo, as duas empresas do grupo VW Porsche e Audi, concordaram em introduzir dois em vez de três carros nas 24 horas em Le Mans no próximo ano.

Bernhard, Hartley e Webber venceram quatro corridas,(Nurburgring, Austin, Fuji, Xangai) e foram campeões com 166 pontos. Seus companheiros de equipe, Dumas, Jani e Lieb, venceram a última corrida da temporada no Bahrein, ficando em terceiro lugar no campeonato com 138,5 pontos. Em cada um das oito rodadas do WEC o Porsche 919 conquistou a pole position, bem como o segundo lugar no grid. Os campeões mundiais largaram na pole cinco vezes, o carro irmão conseguiu três pole positions.

Audi e Porsche com dois carros em Le Mans 2016

A ordem do dia é o corte de custos. (Foto: FIAWEC)

Por conta da crise dos motores a diesel em que a VW se envolveu, tanto Audi quanto Porsche terão apenas dois carros nas próximas 24 horas de Le Mans em 2016.

A medida é para tentar baratear e é claro manter as equipes no certame mesmo com os escândalos e multas milionárias. A informação foi dada pelo jornalista John Dagys.

Mais informações a serem confirmadas.

Audi apresenta versão 2016 do Audi R18

Ficou sensacional. (Foto: Audi AG)

A Audi apresentou na tarde deste sábado a nova versão do Audi R18 e-tron quattro. O novo modelo passa para a classe de 6MJ e o armazenamento será por baterias. O modelo foi o apresentado durante o Audi Sport Finale em Munique.

O novo LMP vem sendo desenvolvido a mais de uma ano. Os pilotos também foram confirmados. Benoit Treluyer, Marcel Fässler e Andre Lotterer no #7 e Loïc Duval, Oliver Jarvis e Lucas di Grassi como o #8. Esta é a primeira vez em três anos que nenhum piloto da Audi se aposenta depois de Dindo Capello, Allan McNish e Tom Kristensen. O rumor indicado “acordo de cavalheiros” entre a Audi e Porsche para troca  de pilotos, e a crise do grupo VW obrigou as duas marcas a ter apenas 2 carros em Le Mans em 2016. Com essa nova ordem Marco Bonanomi, René Rast e Filipe Albuquerque devem ficar na geladeira.

Sendo desenvolvido desde meados de 2013, o LMP  sobe para a classe de 6MJ em termos de recuperação de energia, que será armazenada em baterias. O motor diesel será mantido (50% da energia emitida pelo sistema híbrido) com um grande trabalho realizado sobre a aerodinâmica.

Os testes começam em Janeiro em Sebring nos EUA.

European Le Mans Series 2016: Regulamentos

Tudo proto para o ELMS 2016. (Foto: Nick Dungan / AdrenalMedia.com)

A preparação para a edição 2016 do European Le Mans Series já começou. Com novidades e novos carros, o certame tem tudo para ser um dos melhores do últimos anos. Serão três classes: LMP2, LMP3 e GTE.

As equipes que competiram pela classe GTC em 2015, deverão inscrever os seus carros no novo campeonato anunciado pelo ACO no mês de Outubro, o Michelin GT3 Le Mans Cup. Esta nova competição passará a ser uma das corridas que constará no programa de fim de semana da ELMS.

Calendário 2016  

Serão seis provas (contra cinco desde 2013) em seis dos mais belos circuitos da Europa.                                                              

Treinos Oficiais / Prólogo     22/23 Março     Le Castellet                      França

1ª prova                                    15/16 Abril         Silverstone                       Reino Unido

2ª prova                                    13/15 Maio         Imola                                 Itália

3ª prova                                    15/17 Julho        Red Bull Ring                  Áustria

4ª prova                                    26/28 Agosto    Le Castellet                     França

5ª prova                                     23/25 Set.          Spa-Francorchamps      Bélgica

6ª prova                                     21/23 Outubro  Estoril                             Portugal

 

Três dias e quatro séries diferentes

Em vez do formato de dois dias que se mantinha desde 2013, os fins de semana do ELMS passarão a ter o formato de três dias, com um conjunto das competições que irão trazer às pistas grandes nomes e grandes carros.

A parte principal que continuará a ser a prova de endurance de 4 Horas, o público dos fins de semana ELMS poderá igualmente vibrar com o som dos carros da Fórmula Renault 2.0, descobrir a nova competição monomarca dos Renault RS01 ou mergulhar no universo dos GT3 graças à Michelin GT3 Le Mans Cup.

Três classes dentro do ELMS

Os carros inscritos no ELMS de 2016 estão divididos em três classes:

LMP2 (Le Mans Prototypes 2). Principal classe do ELMS e segunda mais importante do WEC, os LMP2 representam um elemento chave na escala da endurance, pois permite que equipes e pilotos possam progredir até aos mais alto nível. A classe “ Le Mans Prototype 2” (LMP2) é reservada exclusivamente as equipes privadas independentes dos construtores ou fornecedores de motores.

LMP3 (Le Mans Prototypes 3) Em 2015 o Automobile Club de l’Ouest lançou esta nova categoria de sport-protótipos que representa o primeiro degrau na pirâmide ascendente do endurance, antes de passar ao LMP2 e, eventualmente, ao LMP1 (no WEC e nas 24 Horas de Le Mans). Os LMP3 são carros fechados e poderão ser construídos por um dos cinco construtores designados pelo ACO: GINETTA (Reino Unido), ONROAK AUTOMOTIVE (França), RILEY TECHNOLOGIES (USA), ADESS AG (Alemanha) e DOME (Japão). O motor único e idêntico para todos os chassis (V8 atmosférico com 420 cv) será desenvolvido pela Nissan/Nismo. A fornecedora das caixas de velocidades será a XTrac e a Magnetti Marelli fornecerá os sistemas eletrónicos.

LM GTE (Le Mans Grand Tourisme Endurance).Os carros de Gran Turismo fazem parte da tradição das provas de endurance. Para ser homologado um GTE, o modelo deverá derivar de um carro de estrada com pelo menos 100 unidades construídas (300 exemplares se o chassis for em carbono ou 25 exemplares se o carro for proveniente de um pequeno construtor ). Em oposição ao sufixo “Pro” (reservado aos carros inscritos no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans) , os GTE Am  correm também no ELMS, onde a classe se designa apenas por GTE e é essencialmente reservada a pilotos amadores. Os carros da classe GTE Am possuem o mesmo regulamento dos GTE Pro, com a diferença de terem que ter no mínimo um ano de existência, não podendo beneficiar das últimas evoluções homologadas.

Parceiros nos pneus

A Michelin será o único fornecedor para a classe LMP3. Apenas será permitida uma única especificação de composto para pista seca e uma única para pista molhada

A Dunlop foi nomeada como a única fornecedora de pneus para a categoria LMGTE. Duas especificações de pneus para pista seca e um para pista molhada serão autorizadas para cada carro nesta categoria.

Motores

  • Os concorrentes inscritos para uma única corrida estarão limitados a usar apenas um motor  (treinos livres, treinos de qualificação e corrida)
  • Os concorrentes LMP2 inscritos para todo o campeonato estarão limitados a dois motores (apenas um em 2015) para usar no conjunto dos eventos ELMS 2016 (treinos livres, treinos qualificativos e corridas)
  • Os concorrentes LMP2 inscritos para a totalidade do ELMS e ainda nas 24 Horas de Le Mans estarão limitados a três motores (contra dois em 2015) que deverão cumprir os treinos livres, treinos de qualificação e as corridas do ELMS juntamente com o dia de ensaios das 24 Horas de Le Mans, os treinos livres, os treinos de qualificação e a corrida de 24 Horas.

Composição das equipes (Art. 10.9.2) :

Sem alterações na LMP2 : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 2 ou 3 pilotos deverá ser composta no mínimo por um piloto Prata ou Bronze.

Sem alterações no LMGTE : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 2 ou 3 pilotos deverá ser composta no mínimo por um Bronze e um Prata ou dois pilotos Bronze.

Novidade na LMP3 : máximo de 3 pilotos. Uma equipe de 3 pilotos deverá ser composta por:

  • um Ouro + dois Bronze, ou
  • dois Prata + um Bronze, ou
  • três pilotos Bronze ou dois Bronze + um Prata (mínimo de um Bronze em todos os casos)

Uma equipe de 2 pilotos deverá ser composta por :

  • um piloto Bronze + um piloto Prata, ou
  • dois pilotos Bronze

Os pilotos Platina não são admitidos na classe LMP3

Tempos de pilotagem LMP3 (Art. 10.10) : Para uma equipe composta por dois pilotos:

  • Tempo de condução mínimo para um pilote Bronze : 2 horas.
  • Se a equipe for constituída por dois pilotos Bronze, cada um dos pilotos deverá conduzir no mínimo 1 hora.

Se a equipe é composta por 3 pilotos:

  • Tempo máximo de condução para um piloto Ouro : 1 hora
  • Tempo mínimo de condução para um piloto Bronze se não houver mais do que um: 2 horas
  • Tempo mínimo de condução para um piloto Bronze se houver dois ou três: 1 hora

Escala de Pontuação:

Os pontos para pilotos e equipes classificados em cada corrida serão atribuídos de acordo com a seguinte escala:

1º : 25 pontos

2º : 18 pontos

3º : 15 pontos

4º : 12 pontos

5º:  10 pontos

6º:   8 pontos

7º :  6 pontos

8º :  4 pontos

9º :  2 pontos

10º:  1 ponto

Todos os concorrentes classificados além do 10º posto serão contemplados com meio (0,5) ponto.

Um ponto (1) suplementar será atribuído ao carro e aos pilotos que conquistarem a “pole-position” de cada categoria.

Títulos e Troféus :

No final do campeonato serão entregues os seguintes troféus e títulos:

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMP2.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMP2.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMGTE.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMGTE.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue à equipe vencedora da classe LMP3.

o   Um Troféu European Le Mans Series será entregue ao(s) melhor(es) piloto(s) LMP3.

Convites para as 24 Horas de Le Mans

Um convite automático para as 24 Horas de Le Mans de 2017 será confirmado para cada equipe vencedora da sua categoria em 2016,havendo um total de 4 convites a atribuir.

o   O primeiro LMP2 será convidado a participar nas 24 Horas de Le Mans de 2017

o   O primeiro e o segundo LMGTE serão convidados a participar nas 24 Horas de 2017

o   O primeiro LMP3 será convidado a participar nas 24 Horas de Le Mans de 2017 mas com um carro da categoria LMP2. Para estes convites serem atribuídos é imperativo que pelo menos três carros tenham participado em cada uma das classes ao longo do ELMS de 2016.

Prémios em dinheiro para os vencedores das classes

Após um primeiro ciclo de três anos, o European Le Mans Series entra numa nova dimensão e o ACO, promotora do ELMS, decidiu passar a atribuir premios em dinheiro, os vencedores de cada categoria em cada prova mas também no final da temporada, com os valores em questão a serem definidos nas próximas semanas.

O European Le Mans Series deverá iniciar-se nos dias 22 e 23 de Março, com os ensaios oficiais no circuito de Paul Ricard. O calendário contará com uma prova suplementar passando a ter um total de seis corridas (contra cinco, desde que a série se iniciou há três anos). As provas serão disputadas respectivamente em Inglaterra (Silverstone), em Itália (Imola), na Áustria (Red Bull Ring), em França (Paul Ricard), na Bélgica (Spa-Francorchamps) e em Portugal (Estoril).

Como será a classe LMP1 para 2016?

A grande novidade será a reestreia da Nissan. (Foto: FIAWEC)

Todos os olhos estão voltados para a temporada 2016 do Mundial de Endurance. Quais as projeções e planos das equipes para a classe LMP1?

Porsche Team – Porsche vai defender seus títulos de pilotos e construtores com dois novos 919 Hybrifd. O carro, uma evolução do carro deste ano, será amplamente atualizado, permanecendo na subclasse híbrida de 8MJ. Em termos de pilotos nada deve mudar. Uma hipótese é uma possível substituição de Marc Lieb por outros pilotos. (2 carros)

Audi Sport Team Joest –  O novo Audi R18 deve ser revelado no sábado (28) em Munique. O novo LMP deve ter uma nova tecnologia em termos de bateria com acionamento no volante.  Pode mudar de subclasse (6 ou 8MJ). Não deve ter grandes alterações entre os pilotos.(2 carros)

Toyota GAZOO Racing –  O fabricante japonês também vai estrear um carro totalmente novo, o TS050 Hybrid, que vai começar os testes em pista no início do próximo ano. Um novo motor (V6 turbo) com sistema híbrido alimentado por baterias será a novidade. Deve optar pela subclasse de 8MJ. Com a aposentadoria de Alex Wurz deve ser substituído pelo piloto reserva da equipe KAmui Kobayashi. (2 carros)

Nissan – Agora sob o comando de Michael Carcamo, o LMP1 deve finalmente ganhar as pistas no próximo ano. Se especula que o sistema híbrido será fornecido pela Renault. O LMP permanecerá com motor dianteiro, tração dianteira. Com Olivier Pla tendo partido para a Ford, os pilotos devem ser novamente confirmados. (2 carros)

Rebellion Racing –  O esquadrão liderado pelo Hayden Bart planeja voltar com os seus dois R-One alimentados pelos motores AER. Uma possível troca para a Dunlop está em questão. Os pilotos também precisam ser confirmados. (2 carros)

ByKolles Racing – O atual CLM P1 deve receber uma atualização na carroceria. Pode ser alinhado mais um LMP. (1-2 carros)

SO24! by Lombard Racing com dois Ligier JS P2 e P3 no ELMS

(Foto: Onroak Automotive)

Uma nova equipe será vista na abertura do ELMS em Silverstone em Abril de 2016. A SO24! by Lombard Racing inicia sua jornada no endurance com dois Ligier. Um LMP2 e LMP3. A empreitada é obra de Dominique Payne e Jean Lombard. Além dos ELMS, a equipe apresentou um pedido para Le Mans.

Vincent Capillaire e competiu este ano pela Signatech Alpine e Olivier Lombard são os pilotos para a classe LMP2. Lombard tem uma participação na equipe HTP que competiu com um Bentley no Blancpain Sprint Series. No LMP3, Thomas Dagoneau foi confirmado na classe LMP3. Seus companheiros serão apresentados nos próximos dias.  

A estreia oficial será em Março. A equipe é baseada em Le Mans.

Greaves Motorsports confirma participação no WEC em 2016

Equipe acaba de comprar um Ligier JS P2. (Foto: Greaves Motorsports)

Atual campeão da ELMS, a Greaves Motorsports comprou um Ligier JS P2 para disputar a edição 2016 do WEC. A equipe tem planos de alinhar tanto o Gibson 015S, quanto o novo Ligier, mas não sabe em qual campeonato ira alinhar tal carro.

Além do WEC a equipe volta para defender seu título do ELMS que neste ano foi conquistada pelos pilotos Bjorn Wirdheim, Jon Lancaster e Gary Hirsch. “Vendemos um dos nossos chassis Gibson e a Ligier foi a escolha óbvia. Pretendemos iniciar o programa com Ligier em dezembro, como preparação para 2016.”

Para Jacques Nicolet ter Jacob Greaves como cliente é muito especial. “Sabemos o profissionalismo de Jacob Greaves e sua equipe, que construiu um sólido conjunto de resultados em corridas de endurance desde 2011, então estamos felizes de compartilhar esta nova aventura com eles.”

Aston Martin com menos carros no WEC em 2016

BoP sempre prejudicando as equipes GT. (Foto: WEC)

A Aston Martin ainda não engoliu o BoP dos seus carros na temporada 2015. Por conta disso vai diminuir o seu programa de aluguel. O Aston #96 que tem como principal responsável Roald Goethe, não tem planos de voltar para a temporada 2016.

Goethe que perdeu três das quatro etapas finais por compromissos de negócios não deve voltar. “Correr em um Campeonato Mundial, leva tempo e torna-se difícil conciliar o trabalho e as corridas”, disse Goethe ao site Endurance-Info. “É por isso que eu não vou estar no WEC no próximo ano.”

Outro cliente da da marca Paul Dalla Lana, deve continuar no certame, após vencer três corridas ao lado de Pedro Lamy e Mathias Lauda. O seu programa deve ser confirmado nos próximos dias.

O chefe de equipe John Gaw disse Sportscar365 eles ainda têm de estabelecer o número de entradas que planeja executar no próximo ano, embora o seu carro, o #97 que compete na classe GTE-PRO é o único a confirmar a participação. Darren Turner já teve seu contrato renovado. Uma segunda entrada na classe GTE-PRO é provável.