“Acredito que fizemos o melhor que podíamos”, afirma Pipo Derani sobre etapa de Laguna Seca da IMSA

Brasileiros são vice-líderes na classe DPi. (Foto: AER)

Os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr conquistaram neste domingo, 15, o terceiro lugar na nona e penúltima etapa da temporada 2019 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, em Laguna Seca. Graças à estratégia perfeita da equipe Whelen Engineering Racing no consumo de combustível, o time manteve com este resultado chances matemáticas de brigar pelo título na última etapa do ano.

A dupla brasileira partiu da quinta colocação e Derani assumiu o terceiro lugar com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, quando faltavam apenas 11 minutos para o final da prova, que teve o total de 2h40 de disputas.

Foi o quarto pódio para a equipe na temporada (vitória nas 12 Horas de Sebring, dois segundos lugares nas 24 Horas de Daytona e Detroit e o terceiro lugar em Laguna Seca). A dupla está a 12 pontos dos líderes Juan Pablo Montoya e Dane Cameron (274 a 262) que venceram a etapa de Laguna Seca.

“Foi muito bom voltar ao pódio, principalmente depois de tudo o que enfrentamos no começo da prova”, comentou Nasr. “Fui pressionado e jogado pra fora da pista na saída da curva 2, na primeira volta, e dali em diante foi uma corrida de recuperação para voltar a andar entre os líderes”, lembrou o brasileiro, que é o atual campeão do IMSA.

“Conseguimos fazer bons stints, mas no final estávamos correndo contra o consumo de combustível. Estávamos com uma margem muito apertada, mas conseguimos chegar ao final. A equipe fez um grande trabalho, nos dando os números exatos, e o Pipo fez um excelente trabalho salvando combustível. Então, estou feliz com o terceiro lugar e por voltar ao pódio”, continuou Nasr.

“Mas isso não é o suficiente. Temos mais uma corrida pela frente e quero vencer”, completou.

Vencedor em Laguna Seca no ano passado, correndo por outra equipe, Derani também ressaltou o fato da equipe ser o melhor Cadillac na prova.

“Foi uma corrida interessante. Voltar ao pódio é bom, mas estar atrás dos Acuras não é o que gostaríamos”, disse o tricampeão das 12 Horas de Sebring.

“Acredito que fizemos o melhor que podíamos. Fomos o melhor Cadillac e este tem sido também um dos nossos objetivos na temporada. Mas foi uma corrida dura”, analisou.

“Meu primeiro stint foi difícil. O segundo foi melhor, com os pneus rendendo mais. Nos minutos finais, tive de brigar com o carro #10, enquanto tentava economizar combustível, o que foi interessante”, destacou Derani.

“Eles estavam muito bem, mas felizmente chegamos na frente. Agora vamos levar a briga pelo campeonato até a última etapa. Estou orgulhoso da corrida que fizemos neste domingo. Toda a equipe realizou um grande trabalho”, finalizou o brasileiro, que já está com o contrato renovado para seguir na equipe Action Express Racing em 2020 ao lado de Nasr.

No outro carro da equipe, a dupla portuguesa João Barbosa e Filipe Albuquerque terminou a etapa na quinta posição a bordo do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R. Eles ocupam a sétima colocação na classificação do campeonato 2019, com 234 pontos.

A última etapa do IMSA acontecerá no dia 12 de outubro, com a disputa das 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta. Também estará em jogo o título do Campeonato Norte-americano de Endurance, que inclui as quatro provas longas da temporada. Nasr e Derani também brigam pelo título da competição que a Action Express Racing já venceu seis vezes.

Resultado da etapa de Laguna Seca (Top-10 categoria DPi):
1 #6 D. Cameron / J. Montoya (Acura Team Penske Acura DPi) 121 voltas em 2h41min11s681
2 #7 R. Taylor / H. Castroneves (Acura Team Penske Acura DPi) +9.784
3 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) +19.131
4 #10 R. Van Der Zande / J. Taylor (Konica Minolta Cadillac DPi-V.R. Cadillac DPi) +20.122
5 #5 J. Barbosa / F. Albuquerque (Mustang Sampling Racing Cadillac DPi) +23.543
6 #77 O. Jarvis / T. Nunez (Mazda Team Joest Mazda DPi) +24.349
7 #54 J. Bennett / C. Braun (CORE autosport Nissan DPi) + 1 volta
8 #85 M. Goikhberg / T. Vautier (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 2 voltas
9 #84 S. Trummer / S. Simpson (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 2 voltas
10 #55 J. Bomarito / H. Tincknell (Mazda Team Joest Mazda DPi) Não completou

Published
1 mês ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *