O Balance of Performance (BoP) voltou a ser tema central no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Antes da disputa do Lone Star Le Mans, neste fim de semana no Circuito das Américas (COTA), o Cadillac V-Series.R e o Porsche 963 foram os carros mais impactados pelas alterações publicadas no boletim oficial da categoria. Os boletins foram disponibilizados nesta quarta-feira, 03.
O Cadillac, vencedor das 6 Horas de São Paulo com uma dobradinha histórica, recebeu 19 kg adicionais no peso mínimo. Já o Porsche, que completou o pódio com o carro #5, ganhou 12 kg extras em relação à última etapa. Com isso, o protótipo alemão passa a ser o terceiro hipercarro mais pesado do grid, com 1.065 kg, atrás da Ferrari 499P e do Toyota GR010 Hybrid, ambos com 1.069 kg.
Além do peso, houve cortes de potência. O Cadillac perdeu 5 kW (6,7 cv) no primeiro estágio abaixo de 250 km/h, enquanto o Porsche sofreu um impacto maior, com 13 kW (17,4 cv) a menos. Ainda assim, ambos tiveram ligeiros acréscimos no segundo estágio, de 0,9% e 2,5%, respectivamente.
Ajustes em BMW, Alpine, Toyota, Ferrari e Peugeot
BMW e Alpine também foram atingidos. O M Hybrid V8 perdeu 8 kW (10,7 cv), enquanto o A424 teve corte de 6 kW (8 cv), compensados por pequenos aumentos no limite de potência (1,4% e 1%).
A Toyota, que segue sem vitórias em 2025, praticamente não sofreu mudanças, recebendo apenas -1 kW no primeiro estágio e um ganho de 0,2% no segundo. Já a Ferrari 499P e o Peugeot 9X8 não tiveram cortes no primeiro estágio, mas perderam 0,8% e 1,3%, respectivamente, no segundo.
Nos ajustes de peso, o BMW foi aliviado em 2 kg, enquanto o Alpine ganhou 1 kg. O Aston Martin Valkyrie permanece totalmente inalterado.
BoP do LMGT3: reduções significativas em BMW e Ford
Na classe LMGT3, os destaques ficaram para as reduções de peso no BMW M4 GT3 EVO (-26 kg) e no Ford Mustang GT3 (-17 kg), transformações que alteraram significativamente o equilíbrio da categoria.
O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R perdeu 10 kg, enquanto o McLaren 720S GT3 Evo terá -9 kg. Já o Mercedes-AMG GT3 Evo (-5 kg) e o Porsche 911 GT3 R (-2 kg) tiveram reduções menores.
Aliás, na contramão, Ferrari 296 GT3 (+8 kg) e Aston Martin Vantage GT3 Evo (+9 kg) estarão mais pesados. O Lexus RC F GT3 segue sem mudanças.
Nos ajustes de potência, o Mercedes-AMG recebeu um incremento de 1% no primeiro estágio, enquanto os demais carros passaram por ajustes sutis.
Por fim, os handicaps de sucesso também influenciam no peso. O carro mais pesado do LMGT3 será a Ferrari AF Corse #21, com 1.378 kg. Seguida pelo Lexus #87 da Akkodis ASP, com 1.372 kg, vencedor da etapa anterior.