A VP SportsCar Challenge é a mais nova série de desenvolvimento da IMSA que oferece aos novos pilotos a chance de aprimorar suas habilidades competindo com um protótipos ou carros GT em seis dos melhores circuitos do calendário.
A princípio, anunciado durante o “State of the Sport” da IMSA em agosto, a nova série sucede o IMSA Prototype Challenge, o novo campeonato terá protótipos LMP3 e carros com especificação GT4 (classe GSX). Cada evento terá duas baterias de 45 minutos.
“Parece que temos muita energia para a série e estamos bastante otimistas sobre isso”, disse Geoff Carter, diretor sênior de Plataformas da Série da IMSA, supervisionando o start-up do VP Racing SportsCar Challenge, juntamente com o coordenador da série sênior da IMSA, Brian Wilson.
LEIA TAMBÉM:
“Nós realmente gostamos dos carros LMP3 e achamos que eles têm um lugar no ecossistema IMSA”, acrescentou Carter. “Queríamos criar uma barreira menor à entrada e adicionar um formato de sprint para reduzir alguns custos, e adicionar o componente GT4 para dar aos pilotos de protótipos uma experiência multi-classe no caso de quererem subir para o WeatherTech Championship”.
Nesse sentido, a classe LMP3 continua pela terceira temporada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2023. Assim, os carros GT4 são os mesmos usados no IMSA Michelin Pilot Challenge e seguirão os mesmos parâmetros de Balance of Performance.
Oportunidades para jovens pilotos no mundo de protótipos
Contudo, o VP Racing SportsCar Challenge difere das outras séries, pois cada entrada é limitada a um piloto e não haverá pit stops nos eventos de sprint de 45 minutos. Os pilotos devem ser classificados como Prata ou Bronze pela última categorização de piloto da FIA para serem elegíveis. Isso, disse Carter, permite que pilotos menos experientes se envolvam mais do que em um formato de dois pilotos com um profissional ao lado.
“Isso dá ao Bronze ou ao Prata a oportunidade de configurar o carro para si e se desenvolver mais como piloto geral, em vez de apenas entrar no que o profissional prepara o carro”, explicou Carter. “Realmente se transforma em uma série de desafios de desenvolvimento e espero que seja um degrau na escada e não necessariamente um destino.”
Porém, Carter acrescentou que está satisfeito com o interesse expresso na série, com uma meta de 12 a 15 inscrições por classe. “Se conseguirmos atingir essas contagens de carros na primeira temporada, ficaríamos muito satisfeitos”, disse ele.
Por fim, o formato de fim de semana de corrida inclui dois treinos de 30 minutos e uma sessão de qualificação de 15 minutos. Contudo, as corridas terão duas corridas de 45 minutos.
Calendário VP Racing SportsCar Challenge (protótipos e GT4):
- 20-22 de janeiro: Daytona International Speedway (durante o Roar Before the Rolex 24)
- 11 a 12 de março: Sebring International Raceway (durante o Prólogo do WEC)
- 7 a 9 de julho: Canadian Tire Motorsport Park
- 21 a 22 de julho: Lime Rock Park
- 25-27 de agosto: VIRginia International Raceway
- 11 a 14 de outubro: Michelin Raceway Road Atlanta