A FIA realizou ajustes nas regras de Safety Car para a edição 2024 das 24 Horas de Le Mans. Assim, cada edição da prova apresenta mudanças que ajudarão os pilotos em situações de acidentes ou outras particularidades durante a prova. Assim, para o próximo ano veja o que ocorrerá de diferente:
14.6.1 Disposições gerais e condutas a adotar
- Aplica-se o Artigo 2.10 do Apêndice H do Código, exceto para as disposições listadas abaixo.
- Por decisão do Diretor de Prova, o Safety Car entrará na pista para:
– Além disso, neutralizar a corrida se os carros ou oficiais estiverem em perigo físico imediato, em circunstâncias que, no entanto, não justifiquem a interrupção da corrida;
– Além disso, iniciará a corrida em circunstâncias excepcionais;
– Orientar um início contínuo;
– Retomará uma corrida suspensa.
- Para as Competições do Campeonato terá Safety Car. Salvo disposições previstas no Regulamento Suplementar da Competição.
- Quando ocorrer a utilização do Safety Car, todos comissários exibirão bandeiras amarelas com sinais “SC”. E as luzes laranja da Linha ficarão acesas, durante a intervenção.
- Assim que a mensagem “Safety Car” aparecer nos monitores, todos os carros deceselarão e o sinal “Pit Entry Closed” será ativado.
- O Safety Car, com luzes laranja acessas, partirá do pit lane e entrará na pista. Onde quer que esteja o carro líder da corrida.
- Todos os carros de corrida alinharão atrás do Safety Car a uma distância inferior a cinco comprimentos de carro e é absolutamente proibido, com as seguintes exceções, ultrapassar até que os carros tenham cruzado a Linha (ou o próximo ponto final de neutralização da corrida) após o Safety Car retornar aos boxes.
- Qualquer carro desnecessariamente lento, errático ou considerado potencialmente perigoso para outros pilotos será reportado aos Comissários. Isto implicará que o carro seja conduzido na pista, na entrada dos boxes ou no pit lane.
14.6.2 Ultrapassagens autorizadas em regime de Safety Car
As ultrapassagens ocorrerão nas seguintes condições:
- Se um carro for convidado a fazê-lo pelo Safety Car;
- De acordo com o Artigo 11.3.2;
- Qualquer carro que entre nos boxes ultrapassará outro carro ou o Safety Car após cruzar a linha 1 do Safety Car, conforme Artigo 9.2.3;
- Qualquer carro que saia dos boxes poderá ser ultrapassado por outro carro na pista antes de cruzar a linha 2 do Safety Car, conforme Artigo 9.2.3; ao retornar aos boxes ou ao seu local intermediário, o Safety Car poderá ser ultrapassado por carros na pista após cruzar a linha 1 do Safety Car;
- Qualquer carro que pare na garagem enquanto o Safety Car estiver a utilizar o pit lane (ver Artigo 14.6.11) poderá ser ultrapassado;
- se um carro desacelerar devido a um problema óbvio.
14.6.3 Caso do sinal de ultrapassagem dado pelo Safety Car
Quando ordenado pelo Diretor de Prova, o observador no Safety Car usará uma luz verde para sinalizar a ultrapassagem de todos os carros entre aquele carro e o carro da frente. Estes carros continuarão a circular em velocidade reduzida e sem ultrapassagens, até atingirem a fila de carros atrás do Safety Car.
14.6.4 Caso de «Passagem»
- Se considerar conveniente, o Diretor de Prova autorizará “Pass-Around” para qualquer carro cujo líder da categoria esteja atrás na ordem dos carros que circulam atrás do Safety Car.
- É responsabilidade do competidor determinar se o seu carro é elegível para “Pass-Around”. Penalidade por “Pass Around” por inelegibilidade: Stop & And Go um tempo equivalente a duas (2) voltas de corrida.
- Todos os carros participantes do “Pass-Around” deverão, durante todo o procedimento, permanecer alinhados entre si, na ordem inicialmente estabelecida atrás do Safety Car.
- Os carros participantes do “Pass-Around” devem, somente quando ordenados a fazê-lo, passar o Safety Car com segurança na ordem correta e alcançar o campo o mais rápido possível sem comprometer a segurança e posicionar-se atrás do(s) carro(s) atrás do Safety Car.
- Os carros beneficiários do “Pass Around” deverão respeitar a luz “Pit Entrance Closed”, independentemente do número de voltas realizadas atrás do Safety Car.
- O Safety Car também pode ser equipado com um painel traseiro operado eletricamente, no qual será exibido o número do piloto principal. Uma vez aceso, os carros alinhados, mas excluindo, o piloto cujo número é exibido devem passar pelo Safety Car.
- O Safety Car será utilizado pelo menos até que o carro líder esteja atrás do Safety Car (exceto conforme previsto no Artigo 11.3) e os outros carros estejam alinhados atrás do carro líder (ou, se houver vários safety cars, todos os carros no setor deste Safety Car).
- Uma vez atrás do Safety Car, o carro líder (ou o carro líder nesse setor) deve permanecer a menos de 5 carros de distância (exceto na aplicação do Artigo 14.6.12) do Safety Car e todos os outros carros devem permanecer em formação tão próxima quanto possível.
14.6.5 Acesso e intervenção nas arquibancadas em regime de Safety Car
- Durante as primeiras 3 voltas do Safety Car, a entrada dos boxes estará fechada.
- Qualquer carro que entre nas boxes durante estas três primeiras voltas deverá informar a Direção de Corrida e só poderá entrar nas boxes nos dois casos seguintes:
1) Parada de emergência
- O Competidor poderá reabastecer durante 5 segundos e/ou substituir o(s) pneu(s) danificado(s) e reparar os danos associados.
- Neste caso, o competidor deverá reentrar no pit lane assim que a entrada do pit lane estiver aberta.
- Uma vez implementado o procedimento do Safety Car, apenas uma parada será autorizada por carro.
2) Intervenção no carro
- Caso o competidor tenha que realizar uma intervenção que não se limite à paragem de emergência acima descrita, será autorizado a voltar a entrar nas boxes, desde que após esta paragem o carro perca pelo menos uma volta.
O não cumprimento destes dois casos resultará em um Stop & 3 minutos para ir.
- Se o carro líder entrar nos boxes durante as primeiras 3 voltas, o próximo carro na classificação será colocado atrás do Safety Car e assim por diante, conforme os carros decidirem entrar nos boxes durante as primeiras 3 voltas.
- Um carro poderá entrar nos boxes para operações de reparo ou reabastecimento, sem restrições, desde que a entrada dos boxes esteja aberta.
14.6.6 Saída dos boxes em regime de Safety Car
- Após as 3 primeiras voltas do Safety Car, enquanto o Safety Car estiver em serviço, os carros dos competidores poderão entrar no pit lane, mas só poderão retornar à pista quando o sinal verde na saída do os suportes das pistas terão sido iluminados.
- Ele estará ligado continuamente, exceto quando o Safety Car cruzar a Linha 1 do Safety Car até que o último carro da fila de carros que o segue cruze a Linha 2 do Safety Car.
- Um carro que retorne à pista prosseguirá a uma velocidade apropriada até chegar ao fim da fila de carros atrás do Safety Car.
14.6.7 Contagem regressiva das três primeiras voltas do Safety Car
- A primeira vez que o Safety Car cruzar a Linha de Controle da pista, será considerado como tendo completado a primeira volta do Safety Car. Isto também se aplicará a todos os carros atrás dele quando cruzarem a Linha de Controle para entrar na pista.
- Na segunda vez que o Safety Car cruzar a Linha de Controle da pista, será considerado que completou a segunda volta do Safety Car. Isto também se aplicará a todos os carros atrás dele quando cruzarem a Linha de Controle para entrar na pista.
- Na terceira vez que o Safety Car cruzar a Linha de Controle da pista, será considerado que completou a terceira volta do Safety Car. Isto também se aplicará a todos os carros atrás dele quando cruzarem a Linha de Controle para entrar na pista.
14.6.8 Contagem de voltas para os competidores
Cada volta completada durante Safety Car será como uma volta da corrida.
14.6.9 Caso em que o Safety Car estiver na pista na última volta
Se o Safety Car ainda estiver na pista no início da última volta, ou for acionado durante a última volta, ele retornará ao pit lane no final da volta e os carros receberão a bandeira quadriculada de acordo com o normal. Procedimento sem poder duplicar.
14.6.10 Caso em que o Safety Car sairá durante as três primeiras voltas
- Se o Safety Car sair da pista durante as três primeiras voltas, o Safety Car entrará no pit lane, todas as bandeiras amarelas serão substituídas por bandeiras verdes e todos os carros cruzarão a Linha de Controle para a pista, sendo a bandeira verde exibida. e as luzes verdes acenderam. Só depois poderão entrar no pit lane sem penalidade.
- Durante este período, e até que o último carro cruze a Linha de Controle, o sinal “Pit Entry Closed” permanecerá ativado.
14.6.11 Caso em que o Safety Car deve utilizar o pit lane
- Sob certas condições, o Diretor de Prova poderá solicitar ao Safety Car que utilize o pit lane. Neste caso e desde que as luzes laranja do Safety Car permaneçam acesas, todos os carros deverão segui-lo no pit lane sem ultrapassar uns aos outros. Qualquer carro que entre nas boxes nestas condições poderá parar na garagem atribuída à sua equipa, exceto durante as 3 primeiras voltas do Safety Car.
- A princípio, se o Safety Car tiver que passar todos os carros pelo pit lane durante as três primeiras voltas, a contagem das voltas será feita quando o Safety Car e todos os outros carros passarem pelo circuito de saída do pit lane.
- Se o Safety Car usar o pit lane, qualquer carro em sua zona de trabalho não poderá mais sair dele quando a luz de saída do pit ficar vermelha. Neste caso, um carro só pode sair da sua zona de trabalho quando o último carro da fila atrás do Safety Car tiver passado pela sua garagem.
- Se um Concorrente precisar fazer uma parada de emergência conforme definido em 14.6.5.1), ele poderá entrar na fila atrás do Safety Car somente quando o último carro da fila tiver passado sua zona de trabalho.
14.6.12 Fim do procedimento do Safety Car
- Quando o Diretor de Prova chamar o Safety Car, suas luzes laranja se apagarão, este será o sinal de que ele entrará no pit lane no final desta volta. Neste momento, o primeiro carro da fila atrás do Safety Car definirá o ritmo e, se necessário, ficará mais de cinco carros atrás dele.
- Para evitar o risco de acidentes antes da entrada do Safety Car nas boxes, a partir do ponto em que as luzes do carro se apagam, os pilotos seguirão a uma velocidade que não implicará em acelerações ou travagens intempestivas, nem qualquer outra manobra poderá se expor ao perigo, ou dificultar o novo começo.
- Quando o Safety Car se aproximar da entrada dos boxes, as bandeiras amarelas e os sinais SC nos postos dos comissários serão trocadas por bandeiras verdes, com luzes verdes acesas na Linha e no(s) ponto(s) final(is) da neutralização do o(s) curso(s) intermediário(s). Estas bandeiras aparecerá até que o último carro cruze a Linha.
- A saída do pit lane se fechará quando o Safety Car cruzar a Linha 1 do Safety Car até que o último carro da fila de carros cruze a Linha 2 do Safety Car.
- Se houver vários safety cars, a sua retirada ocorrerá com precisão.
14.7 NEUTRALIZANDO A CORRIDA: PROCEDIMENTO DO SAFETY CAR (PROCEDIMENTO ALTERNATIVO)
14.7.1 Acionamento do safety car nos últimos 60 minutos da corrida. Acima de tudo, os procedimentos acima nos Artigos 14.6.4, 14.6.5, 14.6.6 e 14.6.7 não ocorrerão nos últimos 60 minutos da corrida.
Nesse caso, a mensagem “Será aplicável ao Artigo 14.7.1” nos monitores de cronometragem.
Além disso, quando o Artigo 14.7.1 for aplicável, o início do procedimento do Safety Car ocorrerá conforme descrito no Artigo 14.6.1, exceto pelas disposições listadas neste Artigo 14.7.
Em outras palavras, os carros podem entrar no pit lane. A saída do pit se fechará e a luz de saída do pit estará vermelha.
Além disso, a luz verde de saída do pit lane acenderá depois que o último carro na fila atrás do Safety Car tiver passado a Linha 2 do Safety Car, de modo a permitir que todos os carros na saída do pit lane retornem à pista a uma velocidade apropriada até chegarem o final da fila de carros atrás do Safety Car.
Após a saída do último carro que saiu do pit lane, a luz ficará vermelha novamente, exceto quando o Artigo 14.7.2 estiver em aplicação.
Entretanto, quando a luz de saída dos boxes fica verde, todos os carros na saída do pit lane deverão retornar à pista a uma velocidade apropriada. Até chegarem ao final da fila de carros atrás do Safety Car designado.
Nesse caso, quando o Diretor de Prova chamará os Safety Cars, as luzes laranja se apagarão e a mensagem “Safety Car nesta volta” aparecerá. Assim, Este é o sinal de que eles retornarão ao respectivo posto do Safety Car.
Aliás, neste ponto, o primeiro carro da fila atrás do Safety Car pode ditar o ritmo. Se necessário, ficará mais de cinco carros atrás dele.
Outros detalhes
Porém, para evitar acidentes antes do Safety Car regressar ao seu posto. Os condutores terão um ritmo que não envolva acelerações, travagens ou outras manobras erráticas. Que ponham em perigo outros pilotos ou impedir o reinício.
Entretanto, depois que os Safety Cars retornem aos seus postos, as bandeiras verdes agitadas se agitarão nos postos dos fiscais. Essas bandeiras ocorrerão por no máximo uma volta.
No final do procedimento do Safety Car, e assim que a pista ficar verde, a saída dos boxes permanecerá fechada até que o último carro (que estava na fila atrás do Safety Car A) tenha passado na pista pela saída dos boxes.
Aliás, se a corrida terminar enquanto o Safety Car ainda estiver na pista, os carros levarão a bandeira quadriculada na Linha seguindo o procedimento normal. Sem permissão de ultrapassagem.
A qualquer momento, caso o Diretor de Prova entenda necessário, o Diretor de Prova poderá decidir:
- Fazer uma volta extra atrás dos Safety Cars, se for o caso a Saída do Pit seguirá oartigo 14.6.1.
- Declare uma ou várias zonas lentas
- Declarar Curso Completo Amarelo
- Suspender a corrida.
14.7.2 DISCIPLINA DO PIT LANE NO INÍCIO DO PROCEDIMENTO DO SAFETY CAR (SOMENTE PARA A CORRIDA)
O Artigo 14.7.2 ocorrerá a partir do momento em que o procedimento do Safety Car iniciará. E terminará quando o Safety Car B cruzar a Linha 2 pela primeira vez.
Qualquer carro que tenha entrado no pit lane antes do procedimento do Safety Car só retornará à pista. Depois que o último carro na fila atrás do Safety Car A tiver cruzado a Linha 2 do Safety Car.
Nesse momento, a luz de saída do pit ficará verde, até que o Safety Car B cruze a Linha 1 do Safety Car.
Qualquer carro que tenha entrado no pit lane após o procedimento do Safety Car (ou seja: anunciado pelo Diretor de Corrida no Rádio da Equipe, telas de cronometragem). Nesse interím, só retornará à pista depois que o último carro na fila atrás do Safety Car B tiver cruzado a Linha 2 do Safety Car. Aliás, nesse momento a luz de saída do pit ficará verde.
No final da parada, os carros no pit lane após a implantação do procedimento do Safety Car deixarão sua área de trabalho. Somente quando o Safety Car B tiver cruzado a Linha 1 do Safety Car.
14.7.3 FIM DO PROCEDIMENTO DO SAFETY CAR
Assim, quando o Diretor de Prova chamar os safety cars, as luzes laranja se apagarão.
Aliás, este é o sinal de que eles retornarão ao primeiro posto do Safety Car depois que as luzes se apaguem. Neste ponto, o primeiro carro da fila atrás do safety car pode ditar o ritmo e, se necessário, ficar mais de cinco carros atrás dele.
Assim, para evitar a probabilidade de acidentes antes que o safety car retorne ao seu posto, os pilotos presseguirão em um ritmo que não envolva aceleração. Frenagem ou outra manobra errática. Que possa causar colocar em risco outros pilotos ou impedir a reinicialização.
Entretanto, depois que o safety car retornar ao seu posto, as bandeiras verdes fserão agitadas nos postos dos fiscais. Essas bandeiras ocorrerão por no máximo uma volta.
Contudo, no final do procedimento do Safety Car, e assim que a pista ficar verde. A saída dos boxes permanecerá fechada até que o último carro (que estava na fila atrás do Safety Car A tenha passado na pista pela saída dos boxes.
Por fim, se a corrida terminar enquanto o safety car ainda estiver na pista. Assim, os carros levarão a bandeira quadriculada na linha de chegada seguindo o procedimento normal, sem permissão de ultrapassagem.