A TotalEnergies segue sendo a fornecedora de combustíveis oficial do WEC para os próximos anos. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira, 23. Segundo o comunicado da TotalEnergies, está empenhada numa estratégia ambiciosa intitulada “Corrida para 2030”. O Automobile Club de l’Ouest (ACO) pretende alcançar a neutralidade carbónica em 2030.
Além disso, isso será possível através da redução das suas emissões de carbono em 30% e do desenvolvimento de um programa de contribuição de carbono. Além disso, a TotalEnergies disponibilizará todo o seu know-how em transição energética e apoiará nomeadamente a ACO na realização de uma auditoria energética às suas infraestruturas, na instalação de postos de carregamento para veículos elétricos e na solarização dos seus edifícios ou estacionamentos de grande quantidade.
Através desta parceria, a TotalEnergies também continua o seu compromisso de longa data com as competições de resistência, oferecendo combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, como os biocombustíveis ou o hidrogénio.
TotalEnergies busca menos redução de resíduos
Assim, o comunicado ainda ressalta que o endurance é um verdadeiro laboratório a céu aberto. Entretanto, a pista representa um vector essencial de inovação, porque as extremas restrições de resistência – duração da corrida e elevada quilometragem – levam-nos a desenvolver combustíveis cada vez mais eficientes que um dia serão destinados aos consumidores.
Para cumprir estes requisitos, a TotalEnergies desenvolveu o Excellium Racing 100, um combustível de competição produzido a partir de desperdícios e resíduos nomeadamente da viticultura (borras de vinho e bagaço de uva) e que cumpre todos os requisitos dos fabricantes, fabricantes de motores e a directiva europeia sobre energias renováveis ( VERMELHO).
Aliás, ele oferece pelo menos 65% de redução nas emissões de CO2, no mínimo, ao longo do seu ciclo de vida. Este combustível certificado 100% sustentável foi introduzido pela primeira vez no WEC em março de 2022 para as 1.000 milhas de Sebring.
Além do Mundial de Endurance,o European Le Mans Series foram pioneiros nesta área ao utilizar esse combustível para todos os competidores.
“Sendo assim, estou muito feliz por renovar a nossa parceria com a TotalEnergies, uma entidade leal que nos oferece ações concretas para responder aos desafios ambientais. Até 2028, a TotalEnergies ajudar-nos-á a fazer do circuito Bugatti um demonstrador da transição energética. E permitir-nos-á continuar a fazer do endurance uma disciplina pioneira em termos de inovações”.
“Sendo assim, este contrato cobre todos os campeonatos e grandes eventos com o selo ACO. FIA WEC, Asian Le Mans Series, European Le Mans Series, 24 Heures Motos e Michelin Le Mans Cup. Por fim, agradeço à TotalEnergies pela sua confiança e experiência”, declarou Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest.