Taylor e Albuquerque conquistam vitória em Detroit pela IMSA

Ricky Taylor e Filipe Albuquerque alcançaram uma vitória marcante no Chevrolet Detroit Sports Car Classic, encerrando uma seca de quase dois anos para a equipe Wayne Taylor Racing com a entrada da Andretti. A corrida, realizada neste sábado, 1º, no centro de Detroit, foi a primeira vitória da dupla na era GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

A vitória foi garantida após uma manobra ousada de Taylor, que ultrapassou o Penske Porsche 963 #6 de Mathieu Jaminet a apenas 26 minutos do fim da corrida de 100 minutos. Taylor resistiu à pressão de Jaminet, segurando a liderança durante duas bandeiras amarelas e relargadas subsequentes, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 1,132 segundos.

Além disso, Jaminet havia assumido a liderança, mesmo após uma penalidade de drive-through no início da corrida imposta a seu companheiro de equipe, Nick Tandy, devido a um incidente com o Ferrari 296 GT3 #35 da Conquest Racing. Apesar de cair para a sexta posição, Tandy recuperou-se e liderou a prova após ser o último dos carros GTP a fazer seu pit stop regular.

Resultado final

Contudo, a corrida foi marcada por um acidente de Connor De Phillippi, que trouxe uma bandeira amarela e manteve o Porsche #6 na liderança temporariamente. No entanto, Jaminet não conseguiu manter a posição e foi ultrapassado por Taylor, que garantiu a vitória em uma prova cheia de incidentes e cinco bandeiras amarelas.

Muita confusão

Prova teve muita confusão. (Foto: Reprodução)

Renger van der Zande, ao lado de Sebastien Bourdais, conquistou o terceiro lugar com o Cadillac V-Series.R #01 da Chip Ganassi Racing, apesar de um atraso durante a troca de pilotos. O Penske Porsche #7 de Felipe Nasr terminou em quarto, após se recuperar de um pneu danificado e realizar várias ultrapassagens impressionantes.

Louis Deletraz, no Acura #40 da WTRAndretti, completou os cinco primeiros, seguido pelo Cadillac #31 da Action Express Racing de Jack Aitken. Que esteve envolvido em vários incidentes durante a corrida. Aitken foi responsabilizado por um confronto com o Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports, resultando em uma das bandeiras amarelas.

Aliás, a equipe Action Express adotou uma estratégia alternativa após um pit stop precoce para Pipo Derani. Que largou do final do grid devido a penalidades na qualificação. Jesse Krohn trouxe o BMW M Hybrid V8 #24 da equipe RLL para casa em sétimo. À frente do Porsche de Richard Westbrook em oitavo. Tanto Bruni quanto De Phillippi abandonaram a corrida devido a danos em seus carros.

AO Racing vence na GTD Pro em Detroit

Laurin Heinrich e Seb Priaulx conquistaram a vitória na categoria GTD Pro, beneficiando-se de um contato entre os dois líderes da classe. Heinrich levou o Porsche 911 GT3 R #77 à vitória, com uma vantagem de 2,885 segundos sobre o Lexus RC F GT3 #14 de Ben Barnicoat, que colidiu com o então líder Corvette Z06 GT3.R #4 de Nicky Catsburg.

Sendo assim, sem penalidades pelo incidente, o Corvette #4 terminou em nono. A dupla da AO Racing ampliou sua liderança no campeonato com a segunda vitória consecutiva. Marvin Kirchhofer, da Pfaff Motorsports, conseguiu uma recuperação tardia. Garantindo a terceira posição para o Aston Martin Vantage GT3 Evo #23 da Heart of Racing Team.

Por fim, o Lexus #15 de Parker Thompson e Frankie Montecalvo, convidado na GTD Pro, terminou em quarto. Seguido pelo BMW M4 GT3 #1 da Paul Miller Racing. O Corvette #3, pilotado por Antonio Garcia, teve problemas com o alternador, perdendo cerca de 15 voltas. Enquanto ambos os Ford Mustang GT3 da Multimatic também enfrentaram dificuldades.