O polonês Robert Kubica desistiu de competir no Mundial de Endurance. A informação foi divulgada através da sua página no facebook nesta terça 11. Confirmado ao lado de Oliver Webb, Kubica iria defender a equipe ByKolles, única inscrita na classe LMP1 privada.
Durante os testes em Monza, o CLM P1/NISMO deu apenas três voltas, após enfrentar problemas em várias partes do carro. Para piorar o LMP acabou batendo no segundo dia de teste, danificando a asa traseira.
“Depois do Prólogo, decidi interromper o meu programa de corridas com a equipe da ByKolles na LMP1”, disse Kubica. “Portanto, eu não vou participar na próxima rodada do WEC em Silverstone nem nas outras corridas WEC.”
“Foi uma decisão difícil perder a oportunidade de participar de um campeonato tão desafiador e competitivo, mas espero que este não seja um adeus definitivo”.
O primeiro contato do piloto com o endurance, foi em 2016 quando testou o LMP1 durante os testes no Bahrain. Por conta da desistência, a equipe não confirmou qual será o substituto. Tanto Dominik Kraihamer e Pastor Maldonado estiveram nos boxes da equipe em Monza, mas não foram citados.