Protótipos da classe GTP mais leves para a etapa de Mosport da IMSA

A IMSA divulgou nesta terça-feira, 04, o BoP para a etapa de Mosport, que ocorrerá neste final de semana. De acordo com o documento, metade dos carros das classes GTD-Pro/GTD terão potência adicional, após reduções de peso ocorridas nas 6 Horas de Watkins Glen, do mês passado.

BoP para Mosport

Assim, todos os ajustes relacionados à potência estão na faixa de 6-8 cavalos de potência, com o Porsche 911 GT3 R Type-992 recebendo a maior quebra e o Chevrolet Corvette C8.R GTD recebendo a menor. Além disso, outros carros que receberam aumentos de potência são o Acura NSX GT3 Evo22, McLaren 720S GT3 Evo e o Mercedes-AMG GT3 Evo.

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Os seis modelos GT também receberam aumentos correlatos na capacidade de combustível, com 1 ou 2 litros de capacidade adicional. A classe GTP, entretanto, novamente viu ajustes para todos os quatro fabricantes LMDh, com menores reduções de peso e energia em toda a linha.

BoP da classe GTP para Mosport

O Acura ARX-06, BMW M Hybrid V8 e o Cadillac V-Series.R serão todos 7 kg mais leves do que em Watkins Glen, com o Porsche 963 obtendo uma redução de peso de 6 kg. Além disso, o Acura e o BMW terão 3 MJ de menos energia de stint, em comparação com uma redução de 2 MJ para o Cadillac e o Porsche.

Oreca fornecerá motor V6 biturbo para a classe LMP3 a partir de 2025

O ACO divulgou nesta segunda-feira, 03, mudanças nos regulamentos da classe LMP3 para 2025. Inicialmente,  a Oreca fornecerá motores V6 biturbo, no lugar dos blocos V8 Nissan VK56.

Assim, o motor V8 de 5,6 litros não será mais elegível para a competição LMP3 devido ao término do projeto pela NISMO. Aliás, detalhes sobre o novo V6 biturbo, que será confirmado para o período de homologação 2025-2029, serão anunciados.

“A ACO lançou um edital de licitação para o novo motor LMP3 2025-2029 levando em consideração critérios que serão importantes para o futuro da categoria, incluindo desempenho, economia de combustível, redução de ruído e controle de custos”, afirma o comunicado da ACO.

“Depois de receber várias ofertas, a ACO tem o prazer de anunciar que selecionou a proposta V6 biturbo da ORECA como o novo motor LMP3 para o período de homologação 2025-2029.”

Detalhes da parceria da Oreca e ACO

O ACO também deve comunicar detalhes sobre o próximo ciclo de homologação do carro. Os atuais fabricantes de chassis seguem. Por fim, ajustes limitados ocorrerão com base no número de carros competindo em todo o mundo.