Um problema no volante do #22 Nissan DPi da equipe Tequila Patrón ESM ainda nos minutos iniciais da quinta etapa da temporada do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, realizada no último sábado (2), tirou as chances de Pipo Derani buscar um melhor resultado no circuito de Belle Isle Park, em Detroit (EUA).
Depois da conquista da pole position, na sexta-feira (1), o brasileiro largou bem, manteve a ponta, mas precisou entrar nos pits para a troca do volante, o que comprometeu toda a estratégia da equipe. Após a parada, Derani voltou a andar entre os líderes, registrou a volta mais rápida da corrida naquele momento e reassumiu a ponta, antes da parada para troca de pilotos.
O norte-americano Johannes van Overbeek assumiu o cockpit, voltou para a disputa na sétima posição e seguiu acelerando forte, mas com apenas 1h40 de prova não foi possível ir mais à frente.
“Fiquei chateado por não ter conseguido um resultado melhor, porque a equipe realizou um trabalho incrível no final de semana, fez um carro rápido e que me deu a chance de conquistar a pole”, comentou o brasileiro de 24 anos.
“Infelizmente, um problema em nosso volante fez com que parássemos cedo no pit e nossa estratégia ficou toda bagunçada e a corrida era muito curta para nos recuperarmos. Agora vamos trabalhar forte para estarmos na briga na próxima etapa”, completou Derani, que este ano venceu as 12 Horas de Sebring pela segunda vez.
Pelo IMSA, o brasileiro volta à pista no dia 1º de julho para as 6 Horas de Watkins Glen. Antes, porém, Derani disputa a lendária 24 Horas de Le Mans, onde vai defender as cores da AF Corse, correndo pela equipe de fábrica da Ferrari na categoria LMGTE Pro ao lado do finlandês Toni Vilander e do italiano Antonio Giovinazzi no #52 Ferrari 488GTE EVO.
Logo após a prova em Detroit, Derani viajou para a França e já realizou testes neste domingo (3) para a corrida, que acontecerá no dia 16 deste mês. Será a quarta participação do brasileiro na prova, onde ele foi vice-campeão da LMGTE Pro no ano passado.
Confira o resultado da etapa de Detroit:
1 31 P F. Nasr / E. Curran Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 68 voltas em 1:40:14.245
2 7 P H. Castroneves / R. Taylor Acura Team Penske Acura a 1.016
3 6 P D. Cameron / J. Montoya Acura Team Penske Acura DPi a 14.127
4 2 P S. Sharp / R. Dalziel Tequila Patron ESM Nissan DPi a 45.698
5 10 P R. Van Der Zande / J. Taylor Konica Minolta Cadillac DPi-V.R Cadillac DPi a 49.570
6 5 P F. Albuquerque / J. Barbosa Mustang Sampling Racing Cadillac DPi 68 a 50.664
7 22 P J. van Overbeek / P. Derani Tequila Patron ESM Nissan DPi 68 a 59.526
8 52 P S. Saavedra / G. Yacaman AFS/PR1 Mathiasen Motorsports Ligier LMP2 a 1:16.531
9 77 P O. Jarvis / T. Nunez Mazda Team Joest Mazda DPi a 1 volta
10 85 P S. Trummer / R. Alon JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 a 1 volta