Os pilotos Lorenzo Colombo, Ferdinand Habsburg e Louis Deletraz venceram as 4 Horas de Le Castellet, prova realizada na manhã deste domingo, 17, no circuito de Paul Ricard.
Depois de largar em terceiro, com o Oreca #9, a equipe subiu para o segundo lugar atrás do pole TDS Racing. O #22 da United Autosports pilotado por Phil Hanson encontrou um problema na roda dianteira esquerda durante o primeiro pitstop do carro.
Habsburg, em seguida, assumiu o carro de Colombo na segunda hora durante uma rodada de paradas durante um Full Course Yellow por conta da Ferrari #55 da Spirit of Race de Duncan Cameron.
Com Philippe Cimadomo, assumindo o comando do TDS, o Habsburg conseguiu manter a liderança da corrida durante um período sem problemas, entregando o comando a Deletraz com pouco mais de uma hora de corrida restante.
Leia também: Racing Spirit of Leman vence na abertura da Le Mans Cup em Paul Ricard
O piloto suíço levou o carro à bandeirada final, dando ao time italiano sua primeira vitória nas corridas de carros esportivos. Atrás deles, o Algarve Pro Racing conquistou um pódio surpresa para os pilotos de Sophia Floersch e Bent Viscaal.
Floersch e Viscaal começaram a corrida em direção aos dez primeiros no #19, mas discretamente subiram e estavam na disputa do pódio no início da última hora da corrida. A equipe então apostou em uma estratégia de combustível fora de sequência, com Floersch entregando a Viscaal com 48 minutos restantes.
Enquanto a equipe não conseguiu chegar ao final com mais um stint, a equipe liderada por Stewart Cox entrou para a liderança da corrida com cerca de quinze minutos restantes no relógio.
Isso permitiu que Viscaal saísse dos boxes em segundo lugar geral, logo à frente do #65 da Panis Racing com Job van Uitert ao volante. O estreante Viscaal conseguiu manter o compatriota holandês atrás, com Van Uitert, Julien Canal e Nicolas Jamin a chegarem em terceiro.
Paul Lafargue, Paul Loup Chatin e Patrick Pilet terminaram em quarto para a IDEC Sport, à frente do #37 da Cool Racing de Yifei Ye, Niklas Kruetten e Nicolas Lapierre.
Lapierre terminou entre os cinco primeiros graças a uma ultrapassagem #34 da Racing Team Turkey de Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Jack Aitken, que terminou em sexto e venceu na classe LMP2 Pro/Am.
Briga na classe LMP3
Maurice Smith, Michael Benham e Malthe Jakobsen, por sua vez, venceram a classe LMP3 com o Ligier da equipe Cool Racing graças a uma ultrapassagem passe de Jakobsen na última volta.
O Ligier JS P320 Nissan #17 de Jakobsen ultrapassou o Ligier #13 de Nico Pino na última volta, tirando o que parecia ser uma vitória certa para a equipe de bandeira polonesa.
Charles Crews, que divide o carro com Pino e Guilherme Oliveira, aparentemente preparou as bases para a vitória quando ultrapassou Smith nas primeiras trocas da corrida e se afastou.
A Inter Europol só perdeu a liderança na terceira hora, quando Bailey Voisin avançou na 2ª posição da United Autosports Ligier, apenas para Oliveira estabelecer o recorde algumas voltas depois.
Mesmo com uma parada final mais curta para a equipe anglo-americana não conseguiu tirar a liderança do número #13 e a vitória parecia certa para a Inter Europol quando Jakobsen diminuiu a diferença.
O jovem dinamarquês, recém-saído de uma vitória na classe LMP3 nas Doze Horas de Sebring, ultrapassou Pino para conquistar a vitória na última volta da corrida.
Voisin, Josh Caygill e Finn Gehrsitz completaram o pódio à frente de RLR MSport e Eurointernational.
Ferrari vence na classe GTE
A Rinaldi Racing conquistou uma vitória suada na classe, vencendo a Proton Competition em um sprint até a bandeira para vencer. A Ferrari #32 de Memo Gidley, Pierre Ehret e Nicolas Varrone liderou, mas Ehret foi ultrapassado pela Ferrari #83 da Iron Lynx pilotada por Sarah Bovy nas primeiras voltas da corrida.
Gidley recuperaria a liderança durante uma rodada de paradas sob bandeira amarela, mas o esquadrão recuaria um pouco quando outras equipes inseriram seus pilotos mais rápidos no carro.
No entanto, Varrone estava em posição privilegiada para herdar a liderança quando a Ferrari #60 da Iron Lynx deixou a liderança no final da corrida para Davide Rigon passar para Matteo Cressoni.
O argentino não teve uma corrida fácil até a bandeira, pois foi perseguido pelo Porsche 911 RSR-19 #77, dirigido pelo piloto de fábrica da Porsche Gianmaria Bruni.
Bruni pressionou fortemente Varrone, mas Rinaldi aguentou, com os dois carros passando a linha lado a lado. Apenas 0,120 segundos separaram a Ferrari e o Porsche, que foi co-pilotado por Lorenzo Ferrari e Christian Ried.
Finalizando, o segundo carro de Proton, o #93 dirigido por Michael Fassbender, Zach Robichon e Richard Lietz completou o pódio.