Os pilotos Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Andre Lotterer, da equipe Porsche Penske Motorsport, deram um grande passo rumo ao título do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) ao vencerem as 6 Horas de Fuji. O triunfo veio após uma corrida caótica, marcada por três períodos de safety car e duas bandeiras amarelas, consolidando a segunda vitória da temporada para o Porsche 963 #6. A equipe se torna a primeira a vencer múltiplas corridas na temporada de 2024. A prova ocorreu na madrugada deste domingo, 16.
O resultado foi especialmente favorável após o abandono do Toyota GR010 Hybrid#7, principal rival na disputa pelo título, que não somou pontos devido a um acidente com o outro Porsche 963 de fábrica. A Ferrari 499P #50, outra concorrente direta, terminou apenas na nona posição. Com isso, Estre, Vanthoor e Lotterer chegam à última etapa no Bahrein com uma vantagem de 35 pontos, restando apenas 39 em jogo.
Investigação e disputa intensa na pista
Contudo, apesar da vitória, o Porsche #6 foi investigado por uma possível irregularidade na pressão dos pneus. No entanto, a equipe recebeu apenas uma advertência, mantendo o resultado.
No decorrer da prova, Andre Lotterer recuperou a liderança após ultrapassar a Ferrari de Nicklas Nielsen, que havia assumido a ponta nos pit stops. A corrida também teve uma reviravolta estratégica quando o Toyota #7, pilotado por Nyck de Vries, parou apenas para reabastecimento, mas foi prejudicado por uma intervenção do safety car, caindo para oitavo lugar. Na relargada, Kamui Kobayashi, que havia assumido o volante, entrou em uma intensa disputa com Matt Campbell, do Porsche #5, culminando em um contato que resultou no abandono de ambos os carros e nas esperanças de título da Toyota.
BMW e Alpine no pódio
No final, Kevin Estre garantiu a vitória para a Porsche, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 16,601 segundos sobre o BMW M Hybrid #15, pilotado por Dries Vanthoor, Marco Wittmann e Raffaele Marciello, que conquistaram o primeiro pódio da marca no WEC. A Alpine também fez história com o novo A424, alcançando seu primeiro pódio com o terceiro lugar de Mick Schumacher, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.
Penalidades e incidentes decisivos
A corrida foi marcada por várias penalidades, incluindo uma aplicada ao Toyota #8 de Ryo Hirakawa, por desrespeitar bandeiras azuis. Essa punição abriu caminho para a disputa entre o Porsche da Hertz Team JOTA, de Norman Nato, e o Alpine de Mick Schumacher. Com pneus mais novos, Schumacher superou Nato e garantiu o terceiro lugar.
Sendo assim, o Cadillac V-Series.R #2, que largou na pole, abandonou a prova após um acidente de Earl Bamber, enquanto a Ferrari #51 também não conseguiu terminar devido a problemas técnicos.
Porsche Manthey conquista o título na LMGT3
Na classe LMGT3, a vitória ficou com a AF Corse Ferrari 296 GT3 #54. Porém, segundo lugar foi suficiente para a equipe Manthey PureRxcing Porsche 911 GT3 R #92 garantir o título da categoria com uma rodada de antecedência. Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler consagraram-se campeões após uma recuperação impressionante, saindo da 14ª posição no grid.
Aliás, o BMW M4 GT3 #31, pilotado por Maxime Martin, Valentino Rossi e Ahmad Al Harthy, completou o pódio. Enquanto o McLaren 720s GT3 Evo #59, que liderou parte da prova, terminou em oitavo devido ao desgaste dos pneus.
Por fim, a disputa pelo título do WEC ocorrerá na última etapa, no Bahrein. Onde a Porsche chega em posição de destaque para conquistar a coroa da temporada 2024.