Os principais expoentes do Mundial de Endurance, Toyota e Porsche estão prontos para a temporada 2017 do Mundial de Endurance. Indo para sua 7º temporada o WEC já teve seu primeiro embate realizado no mês de março em Monza.
Nos testes a Toyota foi superior a Porsche em termos de volta. Em se tratando de treinos, muito mais do que voltas rápidas foram analisados. Ao contrário de 2016 quando as equipes da classe LMP1 teriam três kits aerodinâmicos para utilização durante todas as provas. As novas regras estipulam dois kits.
A Toyota já confirmou a utilização do aparato de alto downforce, enquanto a Porsche vai com utilizar o de baixo downforce até Le Mans, terceira etapa do campeonato.
Para Andreas Seidl diretor da Porsche a equipe está pronta e motivada para Silverstone: “Com relação à confiabilidade, realizamos um teste de 30 horas em Paul Ricard, bem como no Prólogo em Monza. Estamos preparados para a primeira corrida de seis horas. No entanto, com relação aos tempos por volta, Silverstone vai ser difícil. Em nome da redução de custos, os regulamentos de 2017 permitem apenas dois kits aerodinâmicos por temporada. Conseguimos os nossos recursos da maneira que nos concentramos em desenvolver e testar nossos aerodinâmica Le Mans até a terceira corrida da temporada acabou. Isto significa baixa pressão aerodinâmica para o benefício de baixa resistência e este será inevitavelmente uma desvantagem em Silverstone. Após as Le Mans 24 Horas em junho vamos consequentemente armar o 919 com mais downforce para as rodadas do campeonato restantes. Outro novo desafio que é dirigida pelas regras é a quantidade reduzida de pneus. Dois stints de tanque de combustível – em outras palavras cerca de 90 minutos de corrida – com o mesmo conjunto de pneus slick será padrão. Isso requer uma melhor gestão dos pneus”.
Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy estarão no Porsche #1. Para o #2 carro da equipe foi escalado Earl Bamber, Timo Bernhard e Brendon Hartley. Já a Toyota alinha o TS050 #conta com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakaki,a estarão no #8.
Pelos lados da Toyota Toshio Sato, presidente da equipe tenta ser político. “O início de uma nova temporada WEC é sempre um momento emocionante e vamos viajar para Silverstone com muita esperança e expectativas. Eu gostaria de agradecer a equipe pelo seu grande esforço durante o inverno para apresentar nosso TS050 atualizado e prepará-lo para a nova temporada. É um período muito intenso para toda a equipe, mas estou orgulhoso da nossa preparação e acredito que fizemos tudo ao nosso alcance para estarmos prontos. Agora vamos ver como podemos enfrentar a Porsche; vamos estar preparados para obter um bom resultado”.
Fatos sobre a corrida pela perspectiva da Porsche:
– Os regulamentos de eficiência do WEC limitam a quantidade de energia que pode ser usada por volta. Em Silverstone, o Porsche 919 Hybrid pode usar 5.37 megajoule de energia elétrica dos sistemas de recuperação de energia e 1.504 kg / 2.076 litros de gasolina.
– Em velocidade de corrida normal, o Porsche deve fazer seu reabastecimento após 29 voltas.
– Reabastecimento e mudança de pneus só pode ser feito sequencialmente, e não ao mesmo tempo. Apenas quatro mecânicos podem trabalhar simultaneamente ao trocar pneus e também podem usar apenas uma pistola de roda de cada vez. Isso leva muito mais tempo do que na F1, por exemplo.
– Normalmente, os pilotos só são trocados quando são necessários pneus novos.
– São três diferentes compostos de pneus slick para condições secas, um pneu híbrido (sem perfil, mais suave) para condições mistos e pneus de tempo molhado. Quatro jogos de pneus do tempo seco estão disponíveis por o carro para qualificação e corrida. São dois jogos a menos do que em 2016.
– Uma volta no circuito de Silverstone mede 5.9 quilômetros e tem 18 curvas. A pista é uma antiga base aérea militar, foi inaugurada em 1947.