A Porsche obteve um resultado satisfatório liderando e conquistando o terceiro lugar durante as 6 Horas de Fuji, disputada no último domingo, 10, no circuito de Fuji, no Japão.
Laurens Vanthoor presenteou a multidão recorde de 54.700 espectadores com uma corrida emocionante logo no início. A escalada para o pódio começou quando o belga ultrapassou seus rivais logo na primeira curva. Durante suas duas passagens, ele ampliou a vantagem sobre os carros da equipe Toyota para mais de dez segundos.
Constante, Vanthoor então entregou o Porsche 963 #6 para seu colega Kévin Estre. O francês manteve-se na liderança até à última volta dos seus dois stints, mas foi ultrapassado pelo primeiro dos dois Toyotas pouco antes da última parada nas boxes.
Leia também:
Embora André Lotterer não tenha conseguido igualar o ritmo dos japoneses, no último terço da corrida, ele deu um impulso impressionante para levar para casa o segundo pódio do ano. No entanto, os seus colegas Dane Cameron, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki não tiveram a mesma sorte.
Porsche #5 com problemas
O trio do carro #5 sofreu um furo na primeira volta, teve que cumprir duas penalidades e acabou passando muito tempo nos boxes para reparos. Apesar de registrar algumas voltas rápidas, o #5 terminou 21 voltas atrás dos líderes.
“O Porsche 963 e toda a equipe tiveram hoje um desempenho extremamente forte”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Um grande elogio a todos que trabalharam tanto para chegar ao pódio”.
“O terceiro lugar foi a merecida recompensa de hoje. Assim, mostramos o potencial do carro durante o fim de semana e aproveitamos muito o nosso tempo na liderança nas primeiras quatro horas de corrida. Isso foi fantástico! É uma pena que o nosso carro #5 tenha sido atingido pelo azar porque o ritmo deles também era muito forte.
“Agora estamos caminhando para o final da temporada no Bahrein, sentindo-nos altamente motivados e confiantes.”
“Parabéns a todos da nossa equipe. Todos fizeram um trabalho de primeira classe na pista, no centro de desenvolvimento em Weissach e na sede da equipe em Mannheim e Mooresville”, explica Urs Kuratle, Diretor da Factory Motorsport LMDh. “Foi ótimo ver como continuamos melhorando o carro ao longo do fim de semana. E foi ainda melhor termos transformado isto num merecido pódio na corrida. Parabéns à Toyota por garantir a coroa dos fabricantes antecipadamente.”
“Queríamos o pódio e conseguimos isso”, afirma Jonathan Diuguid. O Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport está encantado com o sucesso do veículo número 6. Sobre o carro irmão, ele acrescenta: “Infelizmente, o veículo nº 5 teve muito azar. Vamos dar uma boa olhada nisso e descobrir o porquê. Mas agora estamos satisfeitos porque o nosso ritmo foi excelente hoje e lideramos a corrida durante quatro horas. Estamos muito entusiasmados com o final da temporada.”
Briga pelo campeonato
No campeonato de fabricantes, a Porsche conquistou o terceiro lugar e segue para a última etapa do FIA WEC 2023 como a melhor marca LMDh na classificação geral. Terminando em terceiro, Estre/Lotterer/Vanthoor avançaram para o sexto lugar na classificação de pilotos, enquanto seus companheiros Cameron/Christensen/Makowiecki ficaram em sétimo.
Além disso, os dois Porsche 963 das equipes de clientes encerraram a corrida na sexta e nona posições. O número #38 do Hertz Team Jota manteve um ritmo constante com tempos de volta impressionantes.
Entretanto, o #99 da Proton Competition foi igualmente rápido, mas perdeu oito voltas devido a um defeito no sistema do cinto de segurança.
A Porsche na classe GTE-Am
Na categoria GTE-Am, a equipe Iron Dames voltou a ficar entre as primeiras. O Porsche 911 RSR rosa dirigido pelo trio feminino Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey estava a caminho do pódio, mas acabou em quarto lugar.
Já as equipes Project1 – AO Racing e Dempsey-Proton Racing seguiram em quinto e sexto respectivamente. Assim, a GR Racing e Iron Lynx encerraram a penúltima corrida da temporada em oitavo e décimo primeiro lugares respectivamente.
A rodada final do 2023 FIA WEC será disputada no dia 4 de novembro no Circuito Internacional do Bahrein. A última corrida do campeonato mundial do ano durará oito horas.
Pingback: Mugello é a novidade do European Le Mans Series para 2024 - bongasat.com.br