A Porsche e o estúdio japonês de desenvolvimento de videogames Polyphony Digital Inc., uma subsidiária da Sony Interactive Entertainment, apresentaram nesta segunda-feira, 06, um conceito de veículo virtual. A série de jogos Gran Turismo possui em seu portfólio diversos carros da Porsche. Para o lançamento da sétima edição do jogo, a Porsche desenvolveu, pela primeira vez, um veículo exclusivamente para o mundo virtual. O Porsche Vision Gran Turismo é o primeiro estudo de conceito do fabricante de carros esportivos criado especificamente para uso em um jogo de computador. Estará disponível exclusivamente para o Gran Turismo 7, que será lançado em 4 de março de 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Em parceria com a Polyphony Digital, a Porsche não está apenas demonstrando sua abordagem especial, mas mais uma vez também demonstrando o alto nível de experiência entre seus designers. Livres das restrições de desenvolvimento de modelos para produção em série, eles foram capazes de colocar suas próprias ideias para um carro-conceito Gran Turismo em prática. “Um veículo projetado exclusivamente para o mundo virtual abre possibilidades empolgantes para nós, que de outra forma são fortemente regulamentadas em um processo de design regular para um carro de produção em série”, disse Michael Mauer, vice-presidente de Estilo Porsche. “Projetos como o Porsche Vision Gran Turismo são particularmente valiosos para nós no processo criativo. Desenvolver ainda mais nosso DNA de Porsche Design claramente definido e trocar ideias com designers de outras indústrias é uma parte importante do nosso trabalho”.
O Vision Gran Turismo apresenta versões orientadas para o futuro de elementos de design familiares da Porsche. O carro-conceito exibe as proporções típicas da marca com uma relação altura-largura especialmente esportiva, um capô extremamente baixo e asas muito pronunciadas. As luzes na frente particularmente purista e as entradas de ar integradas criam um vínculo visual com a linguagem de design do Taycan – um aceno para a direção puramente elétrica do carro. A traseira é adornada com uma faixa de luz marcadamente estreita – um desenvolvimento adicional da assinatura de luz que é familiar nos modelos 911 e Taycan. A ênfase clara da identidade da marca continua no interior, com o display curvo de holograma, feito sob medida para o motorista, que parece flutuar acima do volante.
A posição baixa do banco enfatiza a sensação dinâmica do carro. A aparência realista da superfície no interior também desempenha um papel importante. “Passamos muito tempo considerando o design do material correto, consistindo em carbono e titânio. O objetivo era reduzir o peso e aumentar o desempenho”, afirma Markus Auerbach, chefe de design de interiores da Porsche. “Além disso, os aspectos sustentáveis também desempenham um papel nos projetos com visão de futuro. Por exemplo, usamos apenas materiais inteiramente veganos no carro conceito”.
“O apelo de um Porsche vem de seu design purista”, diz Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital. “E em termos de experiência em engenharia, nós e a Porsche seguimos a mesma filosofia perfeccionista. Compartilhamos a mesma paixão por corridas e estamos olhando para o futuro do carro”.
Além de temas puramente relacionados ao design, há também novas funções que contribuem para uma forte sensação de carro esporte, com os jogadores experimentando um feedback tátil por meio do controlador, que imita a sensação do volante. Este feedback rápido e direto lembra um carro de corrida real.
Expandir suas atividades de jogos também tem significado estratégico para a Porsche. “Podemos envolver grupos-alvo jovens e digitais no lugar onde seus sonhos automotivos nasceram: o mundo dos jogos”, disse Robert Ader, vice-presidente de marketing da Porsche AG. “A parceria com a Polyphony Digital e ‘Gran Turismo’ é perfeita para a Porsche, porque o automobilismo – seja real ou virtual – faz parte do nosso DNA”. A integração do primeiro carro esportivo Porsche desenvolvido exclusivamente para o espaço virtual é um marco importante na parceria estratégica entre a Porsche e a Polyphony Digital Inc.