Porsche 963 percorre mais de 2.600 quilômetros durante testes do WEC em Sebring

A equipe Porsche finalizou sua preparação para a temporada 2023 do Mundial de Endurance 2023, durante o Prólogo realizado no circuito de Sebring no último final de semana. 

A princípio, os testes decorreram em condições climáticas perfeitas. O sol brilhou sobre a pista notoriamente acidentada no meio do estado americano da Flórida, com temperaturas de verão chegando a cerca de 30º C. A equipe utilizou as condições ideais para coletar o máximo de informações possíveis sobre os dois compostos de pneus Michelin, a configuração e a estratégia de corrida. 

Contudo, nos resultados combinados das quatro sessões de teste, os dois Porsche 963 terminaram em quarto e quinto.

“Nossa equipe no FIA ​​WEC é nova e muito forte. O elenco fez um excelente trabalho. Em nossos testes em Portugal no mês passado, essa equipe se reuniu e usou o novo equipamento pela primeira vez. Tudo se encaixou perfeitamente. Depois fomos direto para a Flórida”, afirma Urs Kuratle. O Diretor da Factory Motorsport LMDh, e acrescenta: “No geral, o prólogo foi extremamente árduo e difícil para nós. Não tivemos grandes problemas com os carros, mas encontramos alguns menores. Isso significava que tínhamos que trabalhar até tarde da noite. Ainda conseguimos percorrer muita distância e ganhar insights importantes para a corrida. Ainda temos que trabalhar nos detalhes mais finos do nosso carro. Embora possamos estar tranquilamente confiantes sobre os tempos de teste, não acho que alguém estava perseguindo os melhores tempos no prólogo.”

LEIA TAMBÉM:

Porsche na classe GTE

Na classe GTE-Am, na qual o 911 RSR competirá pela última vez este ano, as equipes parceiras da Porsche tiveram um desempenho impressionante em ambos os dias. No sábado, a nova equipe de clientes Iron Dames chamou a atenção com os melhores tempos em ambas as sessões. Graças aos pilotos Rahel Frey, Michelle Gatting  e Sarah Bovy. 

Eles marcaram as posições três e cinco no domingo, o trio veloz coletou informações importantes para a rodada de abertura da temporada em Sebring. O carro irmão da Iron Lynx alcançou o P5 nos resultados combinados.

Além disso, os 911 das equipes GR Racing e Project 1 lideraram as tabelas de tempos na classificação GTE-Am em ambas as sessões de domingo. Ao volante do 911 RSR do Project 1, o ex-piloto da Porsche Júnior, Matteo Cairoli, da Itália, registrou a melhor volta do fim de semana. Os dois pilotos da Proton Competition também alcançaram as primeiras posições. Contudo, durante o teste de dois dias, os 963 enfrentaram a competição na classe de hipercarros pela primeira vez. Os rivais deste ano na luta pela vitória geral no Campeonato Mundial de Endurance são Ferrari, Toyota, Cadillac, Peugeot, Vanvall e Glickenhaus.

Por fim, as 1.000 milhas de Sebring acontecerão na próxima sexta-feira, 17 e abrem a temporada de 2023. Além disso, no dia seguinte, a segunda rodada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship começa no Sebring International Raceway. A tradicional corrida de 12 horas será realizada pela 71ª vez no sábado, 18 de março.