A Porsche divulgou na última sexta-feira (04), a pintura dos 911 RSR para a última etapa do Mundial de Endurance, no Bahrein. Com cores em base branca, listras vermelhas, azuis, rosa, pretas, douradas e cinzas vivas na frente, nas laterais e na asa traseira.
A princípio, no para-brisas, a palavra “adeus” está estampada em negrito. Às 16 vitórias de classe alcançadas desde 2013 estão imortalizadas nos para-lamas. Escritos no teto estão os nomes de todos os pilotos dos últimos dez anos de corridas de fábrica, juntamente com a palavra “adeus” na língua nacional dos respectivos locais do campeonato mundial onde o 911 RSR correu.
“Nossos carros de corrida serão realmente atraentes na rodada final do FIA WEC. Estou muito ansioso para ver como os fãs reagirão”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, satisfeito. “A classe GTE-Pro do World Endurance Championship será descontinuada no final da temporada de 2022. Então, este será o evento do canto do cisne com o 911 RSR de fábrica. Para esta ocasião tão especial, nossos designers criaram um papel alumínio que, na minha opinião, representa maravilhosamente a história e os sucessos da última década. E a cereja do bolo virá no Bahrein: nosso objetivo é vencer a corrida, bem como os títulos de fabricante e piloto.”
LEIA TAMBÉM:
“O final da temporada no Bahrein evoca muita emoção para toda a equipe”, diz Alexander Stehlig, diretor de Motorsport da Porsche no WEC, antes da aparição final da equipe de fábrica do 911 RSR. “Nos últimos anos, os mecânicos, engenheiros e pilotos experimentaram muitos destaques na classe GTE-Pro. Nosso Porsche 911 RSR sempre foi um dos carros de corrida mais distintos, populares e bem-sucedidos na ferozmente disputada categoria de equipes de fabricantes. À medida que este grande programa chega ao fim, gostaríamos de acrescentar outro destaque – tanto no sentido esportivo quanto no óptico. Acho que criamos o design perfeito. É a combinação ideal de estilos modernos e cores históricas.”
Porsche em 2023
A equipe de fábrica da Porsche na classe GTE-Pro fecha com a 62ª corrida desde 2013: A categoria será excluída no próximo ano. O Porsche 911 RSR continuará a correr no WEC.
Por fim, em 2023, as equipes dos clientes estarão na GTE-Am. A partir do próximo ano, o fabricante de carros esportivos de Stuttgart enfrentará a nova temporada do World Endurance Championship e do North American IMSA WeatherTech SportsCar Championship com o Porsche 963 sob a bandeira da Porsche Penske Motorsport com a intenção de conquistar vitórias gerais, principalmente em os clássicos em Le Mans, Daytona e Sebring.