Pipo Derani marcou a pole para a etapa de Long Beach da IMSA, nesta sexta-feira, 19. Pilotando o Cadillac #31, o brasileiro marcou 1:11.388. Em segundo o piloto do BMW #25, Nick Yelloly, que terminou com um melhor tempo apenas 0,009 segundos mais lento.
Derani, no entanto, bateu com o carro nas barreiras da Curva 8, mas rapidamente voltou e parou nos momentos finais do treino. Porém, a bandeira vermelha não foi acionada para o incidente, o que significa que Derani manteve a pole position no carro que dividirá com o estreante de Long Beach, Jack Aitken.
Além disso, Sebastien Bourdais, que esperou até os momentos finais para acertar uma boa volta, largará em terceiro no Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing, seguido pela dupla Penske Porsche 963, qualificada por Nick Tandy e Dane Cameron, que completou os cinco primeiros.
O #40 da Wayne Taylor Racing com Andretti de Jordan Taylor largará em sexto. À frente de Tijmen van der Helm no #85 da JDC-Miller Motorsports e do #10 WTRAndretti Acura de Filipe Albuquerque em oitavo.
Philipp Eng e Mike Rockenfeller completaram os dez primeiros para BMW M Team RLL e Proton Competition, respectivamente.
Lexus é pole na classe GTD
Parker Thompson liderou um bloqueio na primeira fila para Vasser Sullivan e Lexus no GTD, na entrada única da equipe na classe.
Thompson obteve o melhor tempo de 1:17,357 no Lexus RC F GT3 #89 para superar a entrada #12 de Frankie Montecalvo por 0,262 segundos.
Os dois pilotos com classificação Prata são normalmente co-pilotos no carro #12. Mas foram separados dos pilotos GTD Pro da equipe, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth, respectivamente.
Albert Costa qualificou o Ferrari 296 GT3 #34 da Conquest Racing em terceiro na classe, à frente de Roman De Angelis no #27 Heart of Racing Team
O Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #45 do WTRAndretti de Danny Formal completou os cinco primeiros da classe. Enquanto Mikael Grenier voltou à ação após seu acidente nos treinos de abertura para se qualificar em sexto no Mercedes-AMG GT3 Evo #32 da Korthoff Preston Motorsports.
Aliás, no sábado, a prova terá sua largada às 17h35 (de Brasília). E poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.