O brasileiro Pipo Derani lutará neste final de semana para mais uma conquista inédita para o Brasil. Campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2021, campeão Norte-americano de Endurance em 2019, tetracampeão das 12 Horas de Sebring e vencedor das 24 Horas de Daytona, busca os bicampeonatos no IMSA e Endurance Cup em Petit Le Mans.
A prova será realizada neste sábado, 14, e Derani dividirá o Cadillac #31 com Alexander Sims e Jack Aitken, que ao lado do brasileiro conquistaram em março as 12 Horas de Sebring.
A final promete já que os líderes do campeonato estão separados por poucos pontos de diferença. Além disso, além da Cadillac, a Porsche, Acura e BMW possuem condições reais de vitória.
Derani e Sims lideram no geral e, ao lado de Aitken (companheiro da dupla nas provas longas), também estão à frente do Norte-americano de Endurance (campeonato que reúne as provas longas da IMSA: Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans).
Histórico de vitórias de Pipo Derani
Além da vitória em Sebring, Derani também conquistou mais dois pódios na temporada 2023 e registrou duas poles. No traçado de Road Atlanta, Pipo foi o segundo colocado nos dois últimos anos e também em 2016.
Aliás, a única vitória na prova até aqui aconteceu em 2019. Em 2021, a pista de 4 km e 12 curvas também foi o palco do primeiro título do brasileiro, na época ao lado do compatriota Felipe Nasr.
“2023 tem sido uma temporada maluca para todos. Sendo bem honesto, foi a inconsistência que fez com que estivéssemos separados por cinco pontos uns dos outros. Acredito que o IMSA e os fãs não poderiam ter pedido mais nesta nova era dos carros GTP”, lembrou Derani.
“Vencemos uma corrida que provavelmente não ganharíamos, mas abrimos mão de duas ou três vitórias por erros nossos. Os outros carros podem dizer a mesma coisa, o que é incrível, porque sabemos o nível do campeonato, das equipes e fábricas envolvidas”, continuou.
Por fim, nesta quinta-feira, os pilotos já vão para a pista para os treinos livres. A definição do grid acontecerá na sexta, a partir das 16h20 (de Brasília). No sábado, a corrida terá sua largada às 12h40 (de Brasília). A tomada e toda a prova poderão ser acompanhadas ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.