A Peugeot está expondo e lançando no salão de Genebra uma versão inédita do seu modelo LMP1. O 908 hibrido movido a diesel estará na pista durante os testes para as 24 horas de Le Mans no dia 24 de Abril.
Vale resaltar que os testes no dia 24 são abertos a todas as equipes, inclusive as que não irão participar da grande clássica e o 908 hibrido será apenas mais um. O primeiro teste do carro será no final do mês de Março e que o bom resultado é determinante para ele testar em Le Mans em Abril.
O sistema híbrido empregado no 908 é baseado na recuperação de energia cinética obtida através do sistema de freios. Podendo ser aproveitada em acelerações em uma ultrapassagem assim como o sistema da F1 o KERS. Segundo dados divulgados pela própria Peugeot o motor elétrico tem um ganho de 60 kW algo em torno de 80 cv. A quantidade de energia que pode ser armazenada nas baterias de lítio chega a 500 kJ entre 2 frenagens que estão instaladas nas rotas traseiras. O detalhe é que o sistema não é ativa por meio de um botão no painel como na F1 e sim usado de forma direta durante toda a prova por exemplo, sendo desligada somente nos boxes.
Abaixo as especificações do novo 908 HYbrid4