ILMC Silverstone–últimas notícias.


Christophe Bouchut que venceu Le Mans em 1993 revelou mais detalhes sobre sua equipe para o término do ILMC. Depois de ter anunciado que iria competir o resto da temporada com um novo carro o Honda HPD.

P. Sua equipe não estava inscrita para as 6 horas de Silverstone. Por qual motivo?
R. Fomos forçados a tomar esta decisão porque não estamos ainda com o novo Honda ARX-01G. Lola com o qual estávamos em Imola está nos Estados Unidos e o tempo é curto demais para a levar o carro e suas alterações e ir até a Europa.

P. Quando você vai ter o novo carro?
R. Ele será enviado para os Estados Unidos na quarta-feira após a corrida em Silverstone (14 de setembro) e vai competir na ALMS em Laguna Seca no dia 17 de setembro. Antes disso, na quarta-feira 7 e quinta-feira 8 de setembro, parte da equipe estará nas oficinas da Wirth Research, na Inglaterra, onde o carro foi projetado e fabricado. Nesta ocasião, os pilotos terão a oportunidade de se familiarizar com o protótipo, usando o simulador.

P. Por que o novo chassi Honda?
R. A equipe tem grandes ambições no futuro campeonato de endurance. Por isso encomendamos dois ARX-01G pois acreditamos ser o melhor chassi do mercado.

P. Qual será seu programa para o resto da temporada?
R. Estamos decepcionados por não participar da corrida de Silverstone. No entanto posso confirmar nossa participação nas duas últimas etapas do ILMC em Road Atlanta e Zhuhai.


Porsche mira suas forças para 2012

Fabricante não foi bem em 2011

A Porsche que é uma das mais tradicionais fabricante de carros está passando por maus bocados este ano nas categorias administradas pelas ACO. Este ano o fabricante ganhou apenas 1 corrida e viu seus concorrentes Ferrari e BMW tomarem a dianteira.

Para a próxima geração do 911GT3 o carro terá sua potencia aumentada em 20cv além de vir equipado com a troca de marchas no volante. O carro será entregue para seus clientes em Novembro e custa a partir de 304.500 Euros tempo suficiente para as equipes se prepararem. Para quem quer apenas atualizar o modelo 2010 o kit de atualização sair por 43.100 Euros.

Audi quer recuperar o tempo perdido

Os alemães querem vingança

A vitória épica da Audi em Le Mans ficou no passado. Depois da etapa de Silverstone aonde a equipe não teve a maior chance de lutar contra os modelos da Peugeot. Para Silverstone a equipe tem testado exaustivamente em pistas que simulem o traçado britânico.

Para Wolfgang UIlrich chefe da Audi vencer é uma questão de honra. “A temporada do ILMC está em um momento decisivo. Após o resultado decepcionante de Imola, queremos estar novamente em Silverstone e vencer. Temos mostrado o potencial do R18 TDI e em Silverstone vamos converter esse potencial em um bom resultado. ”

Hugues de Chaunac com boas perspectivas para Silverstone.

Equipe espera repetir o bom resultado de Sebring.

Uma visão abalizada da coisa. Hugues de Chaunac proprietário da Oreca um dos construtores mais competentes do endurance em entrevista ao site da ACO da um panorama sobre o ILMC e a próxima etapa em Silverstone.

P. Qual sua opinião sobro ILMC um ano depois?
R. O endurance continua a crescer ano após ano. Com o campeonato mundial ano que vem as coisas estão indo pelo caminho certo.

P. Para a Oreca há boas lembranças em Silverstone com a vitória do Audi R8 com Allan McNish e Stephane Orteli. Em 2009 com um protótipo próprio e em 2010 com o Peugeot 908 com o título da LMS. Como você se sentiu nestes três episódios?
R. “Em 2005, as condições eram apocalípticas! Lembro-me de uma grande batalha com um Creation. Stephane e Allan foram extraordinários, a equipe perfeita. O final da corrida foi emocionante. Este sucesso foi importante para a Oreca, mas também para a Audi, que havia vencido a última vitória europeia do R8.  2009 foi um marco. Foi o primeiro sucesso de um Oreca na Le Mans Series. O carro fez muita coisa boa para a equipe e pilotos, que passou as duas últimas temporadas no desenvolvimento sendo desenvolvido. É sempre um sentimento especial de ver o “seu” carro ganhar. Em 2010, é diferente. Nós tínhamos dois objetivos: o título da Le Mans Series e marcar pontos para a Peugeot Sport no ILMC. Realizamos nossa missão, e nós ganhamos o título acredito, ser a única equipe a ter sido campeã na Le Mans Series com GT e Protótipos. Depois de Le Mans, foi importante para se recuperar e nós fizemos. “

P. Como será o clima da equipe para Petit Le Mans?
R. Vamos correr com muito prazer nos Estados Unidos e esperamos encontrar tanto sucesso como em março! Nosso trabalho nas 12 Horas de Sebring serve como referência para a equipe. A missão é repetir tal desempenho. Petit Le Mans é uma corrida muito longa e difícil, complicada,. Para nós, a fim de evitar armadilhas e ser perfeito em todos os níveis. Vamos fazer as contas no final. Embora esta seja a nossa última corrida em 2011, a experiência será muito útil para o futuro, sem dúvida. A equipe Oreca Matmut está pronta para lutar. Temos que ter ambição e é isso que nós jogamos para conseguir um pódio. “

Audi R8 LMS vai competir na Rolex em 2012

Depois de comemorar a impressionante vitória número 100 o Audi R8 LMS vai começar sua odisseia em território americano. O carro está sendo preparado para a homologação sobre as regras da Gramd Am. Assim estará no grid da 50º edição da prova ano que vem.

O carro será modificado pela Quattro GmgbH no chassi, motor, suspensão e carroceria. No chassi o reforço na gaiola de proteção com um reforço de 2 milímetros. Na carroceria novos difusores e o aerofólio terá as medidas padrão da Grand Am. Na parte mecânica o motor terá sua potencia reduzida com flanges menores e alterações na central eletrônica. A potencia ficará entre 450 e 470 cv. O tanque de combustível que pode ser montado nos dois lados do carro terá uma capacidade de 83.3 litros. Outro ponto é que o carro não poderá ter controle de tração e ABS.

Para Romolo Liebchen chefe da divisão de clientes d Audi a aposta é certa. “Estamos confiantes para fazer uma oferta atraente para os nossos clientes nos Estados Unidos, oferta que será muito bem recebida. A data de aniversário de 24 horas de Daytona é uma oportunidade perfeita para o início dos EUA da nova versão do Audi R8 LMS”.

Ainda segundo Liebchen toda a assistência será dada para as 24 horas de Daytona bem como para as equipes que querem fazer o campeonato integral. Também se estuda a possibilidade do carro estrear em outros campeonatos de endurance nos EUA em outras palavras American Le Mans Series.

Muscle Milk presente nas 24 horas de Daytona em 2012.


A equipe Muscle Milk que este ano está na disputa pelo título na ALMS anunciou que irá competir nas 24 horas de Daytona em 2012. A prova que comemora a edição 50 vai contar com algumas novidades como a terceira geração do protótipo Daytona DPG3. A informação foi dada através do twitter do jornalista do SPEED americano John Daggys.

Já se encontra nas dependências da oficina um Protótipo da primeira geração com chassi Riley MkXI 2006. Mesmo com este modelo em mãos Pikkett não garantiu que ele será o utilizado.Será certamente um Riley. Ir com um carro completamente novo ainda não sabemos”.

Por conta da motorização a escolha cai entre um Ford V8, Chevrolet V8 ou um Porsche Boxer. “Nós conversamos com a Porsche. Eles têm um pacote muito bom, especialmente para as 24. No entanto, se encontrarmos interesse de fazer alguma corrida extra a potencia do motor Porsche é menos interessante. Quando corremos, tentamos ter o equipamento adequado para estar frente.”

Sobre os pilotos as especulações são muitas. Klaus Graf certamente vai estar presente mas outros nomes estão na disputa como Memo Gidley que já competiu pela marca. Greg Pickett já competiu 5 vezes em Daytona com a melhol colocação um terceiro lugar em 1979 com um Porsche 935.

Mod StockCar V8 + Track Pack Rfactor

A categoria mais popular do Brasil (segundo a globo é claro) teve seu jogo oficial lançado a pouco tempo pelas mão da Reiza estúdios produtora brasileira tem pelas mãos do modelador SandroX sua “versão” para Rfactor. Para quem não teve a oportunidade de baixar o jogo a opção pelo mod do Rfactor é tentadora. Toda a temporada 2010 da Stock está representada com seus respectivos pilotos e pistas. O mod é pequeno com pouco mais de 100 mega ao contrário do pack das pistas com mais e 1 giga. A qualidade das texturas é superior e podemos ver quanto o Brasil é amador em comparação as pistas ao redor do mundo. O único traçado empolgante é sem dúvida Interlagos que tem realmente uma cara de circuito ao contrário das outras pistas que se não fosse o asfalto podia ser confundida com vários terrenos baldios.

https://mega.co.nz/#!jYgAUbIY!bbIPCEHV-JxxcYM4jNelZzHIV98qcFYxXua9wo3Ye9k

Circuito de Adelaide 2011 para GTR2

Uma das pistas mais tradicionais do mundo ganha uma versão atualizada para GTR2. Adelaide que fica na Austrália recebeu por vários anos a F1 e foi lá a última vitória de Senna na F1 em 1993. Criada por RacerM um dos pontos altos da pista é a ótima qualidade da textura e um número razoável de carros no grid 40. O único “senão” fica pelo fato da pista não contar com uma iluminação em corridas noturnas sem os faróis do carro a única “ajuda” durante o certame. Abaixo fotos e o link para download.

https://www.nogripracing.com/details.php?filenr=33610

ALMS Laguna Seca–39 carros na lista prévia.


O site da ALMS divulgou uma lista prévia dos participantes para a próxima etapa do campeonato em Laguna Seca. Com 6 horas de duração a prova promete ser uma das melhores do ano. Com uma lista de 39 carros as mudanças se concentram mais nas classes GT em comparação a última etapa em Baltimore.

Na classe P1 os carros da última etapa terão a companhia do Aston Martin de fábrica que vai usar a corrida como teste para as 6 horas de Silverstone. De resto na classe tudo igual com o Aston da Muscle Milk o Lola da Autocon e os dois Lola Mazda da Dyson Racing. Já na P2 apenas o Lola-HPD da Level 5 está inscrito. Já na LMPC os 7 carros da última etapa estarão lá.

Já entre os GTs a volta dois dois Ford da Robertson Racing ausentes em Baltimore. Os brasileiros Jaime Melo e Bruno Junqueira estão confirmados como de costume. A prova também marca o regresso do Porsche híbrido que vai competir sem marcar pontos pelas mãos de Romain Dumas e Richard Lietz. Já a GT3 com os modelos Porsche terão 10 carros inscritos com o retorno da JDX Racing, NGT Motorsports e Porsche Napleton Racing. A prova também marca a estreia da equipe Competition Motorsports com os pilotos Michael Avenatti, Bob Faieta e Cort Wagner. Abaixo a lista completa.

P1

6 MUSCLE MILK ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Klaus Graf/Lucas Luhr

12 AUTOCON MOTORSPORTS
Lola B06/10 AER (D)
Tony Burgess/Chris McMurry/Bryan Willman

16 DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Chris Dyson/Guy Smith

20 ORYX DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Humaid Al Masaood/Steven Kane

007 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Harold Primat/Adrián Fernandez

P2
055 LEVEL 5 MOTORSPORTS
Lola B11/80 HPD (M)
Scott Tucker/Luis Diaz

PC
18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Anthony Nicolosi/Jarrett Boon/Jan-Dirk Lüders

37 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Field/Clint Field

52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Ken Dobson/Ryan Lewis/Rene Villeneuve

63 GENOA RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Eric Lux/Elton Julian/Michael Guasch

89 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Kyle Marcelli/Chapman Ducote

05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Bennett/Frankie Montecalvo

06 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Gunnar Jeannette/Ricardo Gonzalez

GT
3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Olivier Beretta/Tommy Milner

4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Jan Magnussen/Oliver Gavin

17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 997 GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers

40 ROBERTSON RACING
Doran Ford GT (M)
David Robertson/Andrea Robertson

44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Seth Neiman/Marco Holzer

45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Long

48 PAUL MILLER RACING
Porsche 997 GT3 RSR (Y)
Bryce Miller/Sascha Maassen

55 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Bill Auberlen/Dirk Werner

56 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Dirk Muller/Joey Hand

62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia (M)
Jaime Melo/Toni Vilander

98 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
PJ Jones/Rocky Moran Jr.

99 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
Bruno Junqueira/Kenny Wilden

01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Scott Sharp/Johannes Van Overbeek

02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Ed Brown/Guy Cosmo

LMGTH
911 PORSCHE MOTORSPORT NORTH AMERICA
Porsche 997 GT3 RSR Hybrid (M)
Romain Dumas/Marc Lieb

GTC
11 JDX RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Nick Ham/Chris Thompson/Scott Blackett

23 ALEX JOB RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Bill Sweedler/Brian Wong

30 NGT MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Henrique Cisneros/Carlos Eduardo Kaufmann/Sean Edwards

31 COMPETITION MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Michael Avenatti/Bob Faieta/Cort Wagner

32 GMG RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
James Sofronas/Alex Welch

34 GREEN HORNET RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Peter LeSaffre/TBA

54 BLACK SWAN RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen

66 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Duncan Ende/Spencer Pumpelly

68 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Dion Von Moltke/TBA

97 PORSCHE NAPLETON RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
David Heienmeier-Hansson/Dominik Farnbacher

Karl Wendlinger retorna ao endurance pela Lotus Jetalliance.


Para a etapa de Silverstone a equipe JetAlliance que sempre competiu com modelos da Aston Martin e desde o começo do ano tem uma parceria com a Lotus Cars anunciou que o austríaco Karl Wendlinger será um dos pilotos da equipe.

Wendlinger já competiu pela equipe quando a mesma corria na FIAGT entre os anos de 2006 e 2008. Seus companheiros serão James Rossiter e Johny Mowlem. O outro trio será formado por Martin Rich, Oskar Slingerland e Davir Hansson. A equipe anunciou também nove modificações que segundo a equipe é esperança de melhores resultados.

O diretor Jan Kalmar informou que Karl Wendlinger está garantido somente para a etapa de Silverstone.

ALMS Baltimore–Bueiros, sorte e principalmente decência.


A prova de Baltimore nos deu belos exemplos de como uma administração competente consegue sobrepor as adversidades de uma prova de estreia. Nenhuma equipe conhecia a pista o que para uma competição aonde milésimos de segundo ganham corridas é um desastre. E mesmo com tantos problemas técnicos as equipes iniciaram seus trabalhos com muitas rodadas e batidas nos treinos livres. Ondulações e desníveis por muitos superiores a buraqueira de Sebring eram o ingrediente que faltava para a prova ser interessante, e foi.

Já na largada os entreveros começaram com o toque do Corvette #4Jam Magnussen e Oliver Gavin com seus companheiros de equipe Olivier Beretta e Tommy Milner. Assim a BMW #55 de Dirk Werner assume a ponta na classe GT com a outra BMW e o Porsche da Falken Tires em sua cola. Com novas trocas de posições o Porsche #17 de Wolf Henzler e Bryan Sellers conquistam a segunda vitória da equipe Falken.

Segunda vitória da Falken mostra que mesmo sem o apoio oficial da Porsche equipe tem potencial

Na classe P1 os dois carros da Dyson iam tranquilos já que o Aston Martin da Muscle Milk largou dos boxes. Nas últimas posições também largara a Ferrari da Rizi do brasileiro Jaime Melo e o Porsche #45 da equipe Flying Lizard. Enquanto o Porsche foi uma das vítimas das ondulações do asfalto e teve problemas com a suspensão traseira Melo em dupla com Villander acabou em sexto, o que poderia ser quinto se na última volta o Aston Martin da Muscle Milk tivesse atrapalhado e o BMW #55 roubado a posição. Bruno Junqueira que compete regularmente com o Jaguar sequer largou com novos problemas no motor.

#37 da Intersport fica com a vitória na FLM

O andamento da corrida ia caminhando tranquilamente quando a primeira bandeira amarela foi acionado pois um dos bueiros acabou abrindo e obrigou a direção da prova a chamar a companhia de “águas e esgoto” para tentar resolver o problema. Na parada dos boxes o Lola Mazda de Cris Dyson que liderava demorou para retornar a pista dando de bandeja a primeira posição para o segundo carro da equipe pilotado por Humaid  Al Masood e Stephe Kane e assim sem sustos a dupla garantiu a primeira vitória na categoria.

Mesmo com os atropelos dos treinos #54 vence na GT3

Se esperou que a dupla cedesse a primeira posição para Guy Smith e Chris Dyson já que estão lutando diretamente pelo título mas o que se viu foi uma vitória sem segundas intenções. Tanto que a diferença entre os primeiros colocados ficou em uma margem de 6.9 segundos. Por essas e outras quem gosta realmente de automobilismo vê categorias como a ALMS um opção para a toda poderosa F1.

Em terceiro no geral e primeiro na classe PC a dupla Marcelli e Drissi da Intersport Racing. Já entre os Porsche da classe LMGTC Jeroen Bleekemolen e Tim Pappas da Black Swan Racing conquistou a vitória depois de uma boa disputada com o #23 de Bill Sweedler e Leh Keen.

Já na classificação do campeonato a Dyson amplia sua vantagem sobre a Muscle Milk. Na classe GT Joey Hand e Bryan Sellers liderem o campeonato com BMW . Na classe LMPC o 4º lugar de Ricardo Gozalez e Gunnar Jeannette os mantem na liderança da classe e na GTC Bleekemolen e Tim Papas consolidam a liderança.

A próxima etapa será no ótimo traçado de Laguna Seca no dia 17 de Setembro.


O melhor e o pior da corrida.

O bueiro – A falha na pista foi primordial no resultado de todas as categorias. Mesmo que para a grande maioria ele tenha sido um vilão a direção de prova mostrou competência para por ele no lugar o mais rápido possível…Deslizes de uma primeira prova

Equipe Corvette – Poderiam ter ganho a prova se não fosse a afobação da primeira curva. Essa disputa para ser mal de fábrica já que a equipe enfrenta o mesmo caso no WTCC Europeu….E olha que não foi a primeira vez no ano que ocorre isso na ALMS.

Equipe Jaguar – Novamente a equipe não consegue sequer largar com os carros. O máximo que fizeram foi 1 volta. Assim nossos pilotos brasileiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta estão deixando de mostrar o enorme talento que tem.

Comissão do campeonato mundial de Endurance 2012 é revelada.

Vamos ver…

As inúmeras respostas sobre o futuro campeonato mundial de endurance começam a ser reveladas. A comissão que vai definir os caminhos do futuro campeonato foram divulgadas hoje pela ACO. O presidente da comissão é Sr. Lindsay Owem-Jones, ex-piloto que competiu em Le Mans com o mítico McLaren F1 e ex-presidente do grupo L´Oréal. Quatro nomes por parte da FIA fazem parte. Andrew Craig (EUA), Jacky Ickx (Bélgica), Patrick Head (Inglaterra) e Yoshiki Hiayama (Japão). Por parte da ACO serão Pierre Fillon, Gérard Neveu, Vincent Beaumesnil e Jean-FRançois Veroux. Por parte dos fabricantes Dr. Wolfgang Ullrich, Christian Read pelas equipes e Olivier Viale da Michelin.

São nomes de peso tanto pela parte a ACO como da FIA. Esperamos que seja o primeiro passo para um campeonato duradouro e competitivo. Mais detalhes serão revelados na etapa do ILMC em Silverstone.