ILMC Zhuhai treinos livres – Peugeot domina


A Peugeot confirmou o favoritismo e marcou os melhores tempos nos treinos livres de hoje. Na primeira seção o #8 da dupla Sarrazin e Montagny marcou 1:21.999. O melhor Peugeot ficou em terceiro da dupla Kristensen e McNish com 1:23.608.

Já na classe GTE-PRO o #55 da BMW da dupla Farfus e Muller marca 1:34.680 seguida pela outra BMW com 1:35.736

No segundo treino os tempos pioraram mas o Peugeot #8 ficou na frente com 1:23.321. Na classe GTE-PRO a BMW continua dominando com 1:34.508.

ILMC Zhuhai – Treinos livres alternam liderança Audi e Peugeot.

Os trabalhos para a última etapa da ILMC no circuito de Zhuhai começaram com pista molhada neste primeiro dia de treinos. Nestas condições adversas o #7 da Peugeot da dupla Bordais e Davidson marcou 1:34.080. Em segundo o #2 da Audi pilotado por Kristensen e McNish. Talvez a maior surpresa tenha sido o primeiro tempo na classe GTE-PRO da equipe Lotus com o carro #64 marcando 1:46.333.
Já no segundo treino as posições se inverteram e com a pista secando o #2 marcou 1:31.196 seguido pelo Peugeot #7 com 1:31.829. Na classe PRO Augusto Farfus marca o melhor tempo com BMW. Abaixo os tempos das suas seções.
 

1º Seção
LM P1
1. n°7 PEUGEOT SPORT TOTAL (Peugeot 908) Bourdais-Davidson 1:34.080
2. n°2 AUDI SPORT TEAM JOEST (Audi R18 TDI) Kristensen-McNish 1:34.757
3. n°8 PEUGEOT SPORT TOTAL (Peugeot 908) Montagny-Sarrazin 1:35.012
4. n°1 AUDI SPORT TEAM JOEST (Audi R18 TDI) Bernhard-Fässler 1:35.305
5. n°007 ASTON MARTIN RACING (Lola Aston Martin) Meyrick-Mücke-Primat 1:38.995
6. n°12 REBELLION RACING (Lola-Toyota) Jani-Prost 1:39.182
7. n°24 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Nicolet-Premat-Pla 1:39.793
8. n°15 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Lahaye-Moreau-Ragues 1:40.009
9. n°23 TOKAI UNIV YGK POWER (Courage-Oreca) Shogo-Naoki

LM P2
1. n°35 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Da Rocha-Lafargue 2:05.008

LM GTE Pro
1. n°64 LOTUS JETALLIANCE (Lotus Evora) Slingerland-Rich-Rasmussen 1:46.333
2. n°55 BMW MOTORSPORT (BMW M3) Farfus-Müller 1:46.669
3. n°56 BMW MOTORSPORT (BMW M3) Priaulx-Alzen 1:47.496
4. n°58 LUXURY RACING (Ferrari F458 Italia) Beltoise-Farnbacher-Firman
5. n°59 LUXURY RACING (Ferrari F458 Italia) Makowiecki-Ortelli
6. n°65 LOTUS JETALLIANCE (Lotus Evora) Rossiter-Mowlem-Heinemeier

LM GTE Am
1. n°62 CRS RACING (Ferrari F430) Ehret-Mullen-Wills 1:44.994
2. n°57 KROHN RACING (Ferrari F430) Krohn-Jönsson-Rugolo 1:48.723
3. n°50 LARBRE COMPETITION (Corvette C6-ZR) Bornhauser-Canal-Beretta
4. n°60 GULF AMR MIDDLE EAST (Aston Martin Vantage) Giroix-Goethe

FLM
1. n°90 PTRS RACING (Formula Le Mans) Shanqi-Chen 2:02.764

GTC
1. n°97 AUDI RACE EXPERIENCE (Audi R8 LMS) Lee-Grüber-Tak Mak 1:46.171
2. n°98 AUDI SPORT C RACING CHINA (Audi R8 LMS) Mortara-O’Young-Imperatori 1:46.718
3. n°96 TEAM AMG CHINA (Mercedes SLS AMG GT3) Cheng-Arnold-Häkkinen 1:47.317

2º Seção
LM P1
1. n°2 AUDI SPORT TEAM JOEST (Audi R18 TDI) Kristensen-McNish 1:31.196
2. n°7 PEUGEOT SPORT TOTAL (Peugeot 908) Bourdais-Davidson 1:31.829
3. n°1 AUDI SPORT TEAM JOEST (Audi R18 TDI) Bernhard-Fässler 1:32.174
4. n°12 REBELLION RACING (Lola-Toyota) Jani-Prost 1:33.808
5. n°8 PEUGEOT SPORT TOTAL (Peugeot 908) Montagny-Sarrazin 1:34.212
6. n°15 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Lahaye-Moreau-Ragues 1:34.695
7. n°007 ASTON MARTIN RACING (Lola Aston Martin) Meyrick-Mücke-Primat 1:37.714
8. n°24 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Nicolet-Premat-Pla 1:39.050
9. n°23 TOKAI UNIV YGK POWER (Courage-Oreca) Shogo-Naoki

LM P2
1. n°35 OAK RACING (Oak Pescarolo-Judd) Da Rocha-Lafargue 1:42.240

LM GTE Pro
1. n°55 BMW MOTORSPORT (BMW M3) Farfus-Müller 1:41.231
2. n°56 BMW MOTORSPORT (BMW M3) Priaulx-Alzen 1:41.404
3. n°59 LUXURY RACING (Ferrari F458 Italia) Makowiecki-Ortelli 1:44.188
4. n°65 LOTUS JETALLIANCE (Lotus Evora) Rossiter-Mowlem-Heinemeier 1:44.469
5. n°64 LOTUS JETALLIANCE (Lotus Evora) Slingerland-Rich-Rasmussen  1:46.211
6. n°58 LUXURY RACING (Ferrari F458 Italia) Beltoise-Farnbacher-Firman 1:48.068
LM GTE Am
1. n°50 LARBRE COMPETITION (Corvette C6-ZR) Bornhauser-Canal-Beretta 1:42.900
2. n°62 CRS RACING (Ferrari F430) Ehret-Mullen-Wills 1:45.547
3. n°57 KROHN RACING (Ferrari F430) Krohn-Jönsson-Rugolo 1:46.274
4. n°60 GULF AMR MIDDLE EAST (Aston Martin Vantage) Giroix-Goethe 1:46.898

FLM
1. n°90 PTRS RACING (Formula Le Mans) Shanqi-Chen 1:45.050

GTC
1. n°96 TEAM AMG CHINA (Mercedes SLS AMG GT3) Cheng-Arnold-Häkkinen 1:45.038
2. n°98 AUDI SPORT C RACING CHINA (Audi R8 LMS) Mortara-O’Young-Imperatori 1:45.706
3. n°97 AUDI RACE EXPERIENCE (Audi R8 LMS) Lee-Grüber-Tak Mak 1:46.788

Pista Motorland Aragon para GTR2.

Desde quando pista moderna não pode ser rápida? Assim como Algarve em Portugal a Espanha tem um bom exemplo de pista nova, rápida e principalmente segura. Estamos falando de Motorland Aragón. O traçado que nesta conversão para GTR2 possui 4 variações com trechos de alta velocidade contrastando com verdadeiros cotovelos. A textura da pista é excelente e outro ponto a favor é a qualidade das câmeras quase todas “panorâmicas”.

Abaixo o link para download bem como fotos.

https://adf.ly/246619/https://www.mediafire.com/?9n0a51g4xueuhvc

Toyota revela primeiros pilotos para o WEC em 2012

 

A Toyota anunciou hoje os três primeiros politos que irão competir pela marca no retorno ao endurance em 2012. Nicolas Lapierre, Alexander Wurz e Kazuki Nakajima.

O currículos dos pilotos é interessante. Lapierre venceu as 12 horas de Sebring deste ano. Wurz já competiu pela Peugeot e venceu por suas vezes as 24 horas de Le Mans. Nakajima é filho do lendário Satoru Nakjima que competiu na F1 nos ano 90. Ele participou da escolinha de pilotos da Toyora  e foi campeão da Fórmula Toyota em 2003, Competiu na GP2 em 2007 e competiu na F1 pela Williamns. NEste ano competiu na Super GT com um Lexus. Pelo menos por enquanto a equipe informou que terá apenas 1 carro inscritos nas corridas o que foge do comum. Os primeiros testes estão previstos para o começo de 2012.

Porsche revela 911 GT3-RSR 2012

A Porsche que este ano viu Ferrari e BMW dominar os campeonatos da ACO não dorme no ponto. Acaba de revelar a nova versão do seu 911 GT3. As mudanças são sutis como o aumento da largura em 48 milímetros e uma potencia de 460 cavalos. Nova caixa de cambio seqüencial com trocas no volante também são a novidade.

Na parte aerodinâmica tanto a dianteira quanto traseira foram revisadas bem como as soleiras da porta e caixa de roda. Harmut Kristen chefe da Porsche Motorsport revela o entusiasmo “Nossas equipes de cliente podem esperar uma boa maturidade técnica. O carro será muito competitivo nas corridas internacionais de resistência. Nosso programa de testes em circuitos diferentes está em andamento. Estamos muito satisfeitos com o desempenho do carro”. Completa.

O cara começa a ser entregue em Janeiro com o prelo de 498.000 Euros.

Greaves Motorsport no WEC e LMS em 2012.

 
A equipe Greaves Motorsports conseguiu um feito e tanto em 2011. Além de ganhar a LMS na classe LMP2 venceu também na P2 Le Mans. Para 2012 a equipe anunciou que vai competir tanto no mundial quanto na LMS. Em entrevista ao site endurance.info Tim Greaves dono da equipe explica os rumos da equipe no próximo ano.

P. Qual o programa da Greaves Motorsports para 2012?
R. Na LM P2 a Greaves Motorsport irá competir tanto no Campeonato Mundial de Endurance e Le Mans Series e, claro, as 24 Horas de Le Mans com um carro em cada liga, e os dois se encontraram em Le Mans .

P. Dois carros em dois campeonatos distintos. O grande desafio?
R. O Automobile Club de l’Ouest anunciou que o mundial e o Le Mans Series não irão competir no mesmo fim de semana. Meu filho Jacob , diretor da equipe, trabalhou duro sobre a logística e os vários cenários possíveis. Eu acho que é difícil, mas viável. E o grande problema está sendo a falta de informações sobre o calendário.

P. Você já sabe aonde irá executar as corridas, visto que não é obrigatória a participação em todas as etapas?
R. Ainda não, mas esperamos competir em oito corridas na Europa e cinco em outros países.

P. Não é prematuro embarcar em tal programa sem saber o calendário final?
R. Nós não temos tempo para esperar. O anúncio do calendário está tardando a ser anunciado. Tivemos que fazer as nossas decisões no mês passado, caso contrário, não poderíamos alinhar em Sebring. Agora só resta a esperança de que nossos palpites estejam corretos.

P. Competir em dois campeonatos não será muito difícil em termos de logística?
R. Desde que a Greaves Motorsports fez sua estréia em 2007, sempre tivemos um conjunto completo de peças de reposição.Devemos dobrar esse estoque, porque não podemos contar com a linha de peças algumas vezes, especialmente do outro lado do planeta. Nós solicitados recipientes adequados para o transporte por via aérea para reduzir custos. Isto irá permitir-no preparar e descarregar de forma mais eficiente, deixando o tempo máximo disponível para preparar o carro
.
P. Após a aposentadoria de Karim Ojjeh, você terá que comprar dois chassis novos. Já decidiu quais serão?
R. É a parte mais complicada do processo de decisão para o futuro. Temos considerado cuidadosamente todas as possibilidades. O chassi mais rápido é o da Oreca , mas parece que sofrem com problemas de confiabilidade. No entanto, isso pode ser dito de todos os protótipos. Acreditamos que a preparação da equipe e atenção aos detalhes fazem a diferença. Gostaríamos muito de experimentar o Lola coupe . No papel, parece ser o caso e parece oferecer a melhor relação preço / desempenho. Ela representa um investimento total de £ 1.000.000 e devemos também ter em conta este detalhe. O Zytek é rápido o suficiente, temos mostrado e também sabemos que conseguir o melhor dele. Mas nada está assinado ainda.

P. Dois Zytek é uma opção viável?
R. Vamos ver. Esperamos anunciar nossa decisão na próxima semana.

P. E quanto aos chassis OAK, Norma e HPD?
R. Não houve contato com a Norma. A julgar por seu desempenho na temporada passada, este carro parece um pouco abaixo do esperado. Este é provavelmente o carro apenas para satisfazer o espírito e é indicado para quem quer começar no endurance, e é lamentável que a Norma não pode atrair uma equipe de ponta. OAK parece bom, mas não melhor do que Zytek . E HPD não é realmente possível por causa do nosso motor Nissan .
P. Então você pretende continuar com o motor Nissan?
R. É claro. Nosso relacionamento com a Nissan começou em 2009 quando nos conhecemos em Silverstone e continuou a crescer desde então, com o programa do motor em colaboração com a Zytek . Agradecemos também Renate Ojjeh , cujo envolvimento tem possibilitado a parceria, e um motor particularmente poderoso. Nós fizemos uma boa quilometragem nos últimos dois anos.

P. A equipe tem que tomar uma decisão sobre seus pilotos. Existe algo já decidido?
R. Nós pretendemos anunciar a tripulação da Le Mans Series logo após o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Abu Dhabi. Já há especulações na mídia, mas os contratos estão sendo finalizados. Por agora, há uma vaga disponível na Le Mans Series , mas não para as 24 Horas de Le Mans . Com mudanças regulatórias prevista para 2012, acreditamos que a possibilidade de correr para a vitória total é pouco atraente. Cada carro tem agora um “driver gentleman” em sua equipe. Isto gera uma dinâmica particularmente interessante que o nosso histórico prova que podemos oferecer um carro que consiga maximizar o potencial dos nossos pilotos, sejam profissionais ou amadores.

P. E sobre os pilotos para o mundial e Le Mans?
R. Quanto ao programa Le Mans Series , temos várias abordagens, mas para nós, o ponto mais crucial para assinar com um piloto é a definição do calendário. Esta é uma competição verdadeiramente global (pelo menos daquilo que disse), os compromissos de negócios de um piloto em potencial deve concordar com o nosso programa, e é difícil concluir qualquer acordo até nós não termos nenhuma confirmação de calendário. Há uma oportunidade fantástica para um piloto profissional para assinar um contrato para Le Mans no próximo ano, além é claro da Le Mans Series, e o Endurance World Championship. Nossas vitórias em 2011 permitem-nos ter dois convites automaticamente para 24 Horas de Le Mans , e através destes, podemos, pelo menos, olhar para as coisas com mais confiança.

P. Qual a data para a revelação dos calendários?
R. É para ser no dia 11 de Novembro, não é tão longe mas mesmo assim é um pouco frustrante.

P. Os pilotos atuais estão no programa para 2012?
R. Tivemos uma ótima equipe em 2011, mas a aposentadoria de Karim nos obriga a algumas mudanças. Tom Kimber Smith e Oliver Lombard fizeram um trabalho fantástico no ano passado e estamos ansiosos para mantê-los conosco. É uma prioridade para a equipe.
P. O ano de 2011 foi vitorioso para a Greaves Motorsports. Que lições você aprendeu e como aplicá-los no futuro?
R.No início da temporada, não tínhamos necessariamente o carro mais rápido, mas trabalhamos duro para torná-lo perfeitamente confiável. A partir daí, trabalhamos na performance, e temos  recebido grande apoio da Nissan e Zytek para chegar lá. A Dunlop é também parte significativa do nosso sucesso, produzindo um tipo perfeito de pneu, rápido e regular. No final da temporada, fomos o mais rápido que nossos concorrentes, e ganhamos o título em Estoril, obtendo o ponto de bônus reservados para a pole position. Nossa engenheiro Alan Mugglestone foi de grande valia em Estoril, por causa de sua colaboração anterior com a equipe Português ASM , e funcionou muito bem para nós. Durante a corrida, também fomos capazes de superar nossos adversários. A velocidade máxima e bons pneus são a receita para a vitória, o que não é o caso se você usa certos “truques” de vez em quando. Além da batalha na pista, a equipe passa longas horas para garantir o máximo potencial do carro e torná-lo o mais forte possível. Neste processo, o meu papel é garantir que a equipe tem os recursos para fazer o seu trabalho. Por exemplo, nos preparamos para a construção de um workshop dedicado com um potencial máximo de 12.000 m2, com equipamentos de última geração. Qualquer pessoa que visite nossos boxes pode contabilizar o investimento que fazemos, tanto do lado técnico e humano.

P. A equipe fez várias mudanças neste ano. O mais surpreendente foi a partida de Paul Thomas, uma das grandes figuras da equipe. O que aconteceu exatamente?
R. Paul estava conosco desde o início da história da. Nós tivemos um ótimo relacionamento e ele fez um trabalho fantástico com a gente. Ainda vencemos em Le Mans juntos! Após esta vitória, Paul sentiu que tinha dado o suficiente e pretendemos trabalhar em conjunto até o final da temporada. Ao mesmo tempo, a ASM Team teve uma 24 Horas de Le Mans muito difícil e decidiu interromper o seu programa para o resto da temporada. Então, eu considerei a possibilidade de que Alan (Mugglestone) para se juntar a nós, e depois de discussões entre as partes, decidiu-se fazer essa alteração para a equipe. Foi o mais difícil da temporada, mas substituindo Paul iria de qualquer maneira ser uma tarefa difícil, e tivemos que aproveitar a oportunidade quando ela surgiu.

P. A equipe planeja outros projetos?
R. Nós também planejam montar uma pequena equipe para executar nossos dois SR8 Radical .Estamos à procura de motoristas interessados ​​nesta série muito competitiva. Tivemos um bom começo deste ano ao vencer o Winter Series em Castellet, e gostaríamos de repetir esse sucesso.

Gulf Racing com dois Lola Coupe no mundial de endurace em 2012!!

 

A equipe Gulf Racing que nesta temporada competia com Aston Martin na classe GT vai dar um belo salto para 2012. Além de participar integralmente do WEC irão subir de classe correndo na LMP2 com dois Lola Coupe. Os pilotos serão Giroix Fabien, Jean-Pierre Valentini e Frederic Fatien.

“Estou muito contente por continuar esta aventura que começou há três anos para trazer e trazer bons pilotos ao mais alto nível de competição no Endurance. Esta extraordinária experiência é principalmente baseada na amizade e um forte espírito de equipe”. Revela Fatien.

Além do Aston Martin a equipe também possui um braço na Blancpain Endurance com Lamborghini e deverá manter carros nas duas competições em 2012. Pilotos, Motorização e Pneus serão anunciados em breve. A próxima corrida da equipe serão as 24 horas de Dubai em Janeiro com dois Gallardo.

Vídeo – A vitória de Helmut Marko em Le Mans no ano de 1971

Helmut Marko que atualmente é um dos diretores esportivos da Red Bull está em transe com o bi-campeonato de Sebastien Vettel na F1. Porém ele já sentiu o gosto de uma corrida de verdade. Foi vencedor em Le Mans no longínquo ano de 1971 a bordo de um Porsche 917 K da equipe Martini. Marko em dupla com Gij van Lennep deram 397 voltas duas a mais do que o Porsche da equipe John Wyer.

Além de ganhar o que já seria um feito sem igual a dupla foi detentora do recorde de distancia percorrida (5.335 km) que durou até 2010 quando foi batido pela Audi com o trio Bernhard, Dumas e Rockenfeller. Marko competiu em várias categorias até que no ano de 1972 teve que abandonar prematuramente o automobilismo depois que uma pedra lançada pela Lotus de Emerson Fittipaldi acabou acertando seu capacete e consequentemente sua visão. Desde então usa um olho de vidro mas não abandonou o gosto e o amor pelo automobilismo o lhe garantiu uma vaga de destaque na equipe Red Bull. O vídeo abaixo com imagens da corrida e 1971 mostram como eram boas as disputas na época.

Loeb confirma criação de equipe

A noticia de que Sébastien Loeb estaria criando uma equipe GT foi dada pelo BONGASAT BLOGGER a alguns dias. Hoje ela se confirmou. A parceria do piloto com Dominique Heintz que dura a mais de 15 anos agora avança em mais um degrau.

A estréia se dará na Matmut Carrera Cup com dois Porsche 911 GT3. Em paralelo Loeb deve seguir com um protótipo Oreca FLM na LMS com intuito de participar das 24 horas de Le Mans. Loeb revela o gosto pela coisa. “Com Dominique, eu sempre discutiu o desejo de começar uma equipe ,Esta é a continuação lógica da nossa aventura”

Já Heintz co-fundador da equipe analisa esta nova etapa. “Sebastian está pronto, ele se consolidou como piloto. É a hora certa. Após dois anos de Rally (2012 e 2013), ele terá a oportunidade de se tornar ainda mais envolvido na equipe que terá”.
Loeb fala sobre a Porsche Carrera Cup. “Eu tive algumas experiências na pista em diferentes categorias, e eu gostava dessas experiências e a atmosfera que prevalece lá. O rali faz parte da minha vida, algo que eu ainda amo e é por isso que continuarei. Mas, nos próximos anos, quando eu tiver mais tempo livre, eu quero descobrir novos mundos. ”

Sobre Le Mans “O nosso objetivo é ganhar a experiência necessária para participar nas 24 Horas de Le Mans em 2014 na LMP2. A Fórmula Le Mans é uma boa maneira de começar no protótipo. Portanto, estamos trabalhando para levantar os recursos necessários. O Campeonato Mundial de Endurance será lançado em 2012 com três empresas formalmente comprometidas. As 24 Horas de Le Mans é um mito e nós queremos participar como uma equipe para isso, devemos desenvolver um plano coerente e tomar as medidas certas. “

Mais detalhes sobre a estrutura da equipe serão revelados no final do ano.