Le Mans Legend 2013 já tem “categorias” definidas.

A Motor Racing Legends, que organiza a Le Mans Legend, corrida de apoio as 24 horas de Le Mans divulgou quais carros serão aceitos na edição 2013 da prova.

No total 61 carros entre os anos de 1945 e 1965 serão elegíveis para a corrida que alterna a cada ano com os carros do grupo C. Em 1949 foi o primeiro ano das 24 horas de Le Mans após o término da guerra e viu a vitória da Ferrari 166 MM pilotada por Luigi Chinetti e Lord Selsdon. Para os “favoritos” da prova em 2013 além da Ferrari teremos AC Cobra, Aston Martin DBRT1 e Jaguar tipo D.

ACO e FIA formalizam “custo” de modelos LMP2

Sucesso inquestionável em 2012 a classe LMP2 teve alteração de valores para as equipes que queiram ingressar na categoria. Segundo informações do site endurance.info o custo de um P2 não deva exceder 362.100 Euros. Para as 24 horas de Le Mans o kit com pouco arrasto aerodinâmico poderá ser adquirido mas não deve ultrapassar os 10 mil Euros.

Os motores também tiveram seus valores revelados. Um motor novo não pode passar de 78.750 mil Euros e um uma “retifica” não pode passar de 36.750 mil Euros. O preço da “mão de obra” e limitado a 1.299 Euros/hora.

Ensaio– Steffen Jahn recria a batalha do Porsche 917 e Ferrari 512 S nos 1000km de SPA de 1970

Nos primórdios do automobilismo circuito bom era circuito longo. Assim como Nurburgring ou Le Mans Spa-Francorchamps tinha seus 14 km de extensão e foi um dos mais rápidos do mundo até 1975 quando foi construído o novo SPA. Uma das maiores batalhas do endurance sem dúvida foram entre Porsche 917 e Ferrari 512s nos anos 70.

O fotógrafo Steffen Jhan recriou o cenário dos 1000km de SPA de 1970 aonde Jo Siffert e Brian Redman “domavam” o 917 e Jacky Ickx e John Surtees competiam pela Ferrari 512S. A vitória ficou com o Porsche mas a disputa entre os dois modelos ajudou a criar a rivalidade entre Porsche e Ferrari. Abaixo as fotos e vídeo usando trechos da antiga pista e é claro os modelos da época.

 

Strakka Racing testa novidades da HPD em Aragon.

A HPD está testando mudanças em seus carros visando a temporada 2013 do WEC. Por conta disso entre os dias 18 e 20 o HPD ARX-03C da equipe Strakka vai passar por uma bateria de testes no circuito espanhol de Aragon. As principais mudanças são os testes com rodas dianteiras maiores e uma nova geometria na suspensão dianteira e mudanças na carroceria. Os pilotos Jonny Kane, Nick Leventis e Klaus Graf serão os pilotos que irão participar dos testes.

Flying Lizard compete na classe GTC em 2013

Com o anuncio de que a Porsche cancelou o desenvolvimento do 911 GT3 RSR atual as equipes que competem com o modelo ficaram com uma dúvida. Ou continuavam com ele mesmo sabendo do péssimo rendimento que tiveram em 2012 ou buscavam outras alternativas. A Flying Lizard equipe que sempre teve o apoio do fabricante Alemão anunciou hoje que vai competir na classe GTC em 2013.

O carro #44 será pilotado pelo chefe da equipe Seth Neiman e Spencer Pumpelly que competiu pela equipe nas 24 horas de Le Mans. Além da inclusão da nova categoria a Flying vai desenvolver um programa para os clientes que queiram por seu Porsche GT3 Cup tanto na ALMS quanto na IMSA GT3. Erci Ingraham chefe da equipe comenta a mudança.

“Com o desenvolvimento Porsche 997 acabou, ficou claro que precisávamos fazer algo diferente em 2013. A equipe vai continuar a correr competitivamente e o GTC foi uma escolha lógica dada a nossa longa história com o 911. Um programa cliente é complementar: ele permite que a equipe de clientes também se beneficiam da eficiência de uma equipe com vários anos de experiência carros  Porsche ".

"Estamos muito contentes de rodar no GTC em 2013. nos dá a oportunidade de compartilhar nossa experiência com clientes Porsche que querem correr na ALMS GTC profissionalmente ou IMSA GT3 Cup Challenge. GTC Nesta categoria, com base em carros de produção, todas as equipes estão executando um Porsche 911 GT3 Cup para que não haja diferenças entre os fabricantes e os regulamentos GTC exigem características mais específicas que GT. Isso dá um platô que opera no mesmo nível, mas que é extremamente competitivo, para ter sucesso, as equipes devem fazer a diferença na condução e desempenho, estratégia de corrida, os pitstops, o set-up do carro e preparação. "

Audi Testa R18 E-Tron Quattro em SPA

A foto acima foi tirada durante os testes da equipe Audi em SPA. Ao todo serão três dias de exaustivos testes para deixar o modelo E-Tron afinado para a próxima temporada. Mesmo tendo o adesivo “ultra” na barbatana traseira se trava dos modelos híbridos.

Mudanças podem ser vista no cockpit mais estreito levando o piloto a ficar mais perto do painel. Pelo fato do cockpit ser mais estreito o fluxo de ar para a asa traseira para melhorar a pressão aerodinâmica. Também se nota um “galo” em cima da entrada de ar do motor o que pode indicar que algum tipo de sensor para monitorar o carro está instalado ali.

Primeiras imagens do novo Porsche 911 GT3-RSR ???

A Porsche causou espanto e até comoção quando anunciou que tinha parado o desenvolvimento do seu atual modelo GTE. As equipes que competem com eles ainda não sabem se vão continuar com os carros em 2013 ou vão optar por outras marcas. A própria Porsche falou que iria aguardar os novos capítulos da novela que a ACO e FIA estão fazendo para mudar o regulamento do GTE a partir de 2013. Porém hoje o site 9 Magazine divulgou o que seria o novo modelo 911 GTE em desenvolvimento. O carro tem novo desenho na traseira.

24 horas de Le Mans 2013– 24 equipes selecionadas com convite

A ACO anunciou hoje as equipes com entrada automática para as 24 horas de Le Mans do ano que vem. Ao todo 24 equipes ganharam acesso por terem vencido os campeonatos organizados pela ACO (WEC, ALMS, ELMS). Serão 16 carros do total de 55 que ainda serão escolhidos. Vamos a lista.

Starworks Motorsport : Vencedor das 24 horas do ano passado na classe P2

Larbre Compétition : Vencedor das 24 horas do ano passado na classe GTE-AM

Thiriet by TDS Racing : Vitória na classe LMP2 no ELMS.

OAK Racing : Segundo colocado no ELMS na classe LMP3

JMW Motorsport : Vitória na ELMS na classe GTE-PRO.

JMB Racing : Segundo colocado na ELMS na classe GTE-PRO na ELMS

IMSA Performance Matmut :Vitória na classe GTE-AM na ELMS

Boutsen Ginion Racing :Vitória na ELMS na classe LMPC

Conquest Racing : Nomeado pela ALMS na classe LMP2

Level 5 Motorosports : Nomeado pela ALMS na classe LMP2

Extreme Speed Motorsport : Nomeado pela ALMS, pode escolher entre competir na classe GTE-PRO ou AM.

Audi Sport Team Joest: Vitória nas 24 horas de Le Mans na classe P1, vitória no WEC e vencedor do Michelin X Green Challenge. Tem 2 convites,

AF Corse: Vitória na classe GTE-PRO nas 24 horas de Le Mans, Segundo colocado na ELMS na classe GTE-AM, Vitória no WEC na classe GTE-PRO. Tem direito a três convites, um na GTE-PRO outro na AM e o terceiro a escolher.

O fato estranho é que os vencedores da ALMS, Muscle Milk e Corvette Racing não estão com entradas automáticas, bem como a Rebellion vencedora da edição deste ano de Petit Le Mans.