Audi ganha título de “motor do ano”.

A Audi ainda coleciona conquistas depois do sucesso do WEC e Le Mans a montadora recebeu na cidade de Colônia na Alemanha o título de motor do Ano. O diretor de desenvolvimento de motores da Audi Ulrich Baretzky comenta a importância do premio para o site oficial da Audi.

P. Quais são as principais realizações feitas pela Audi no projeto de seus motores após 11 vitórias em Le Mans?

R. "Durante a vitória em junho, o Audi quattro e-tron consumiu 30% menos combustível desde o seu lançamento. Apesar das muitas restrições impostas pela ACO. Este é um passo em frente que vai beneficiar diretamente os nossos clientes. No campo do design de motor e particularmente a grande tecnologia que será repassada para carros de passeio”.

P. No entanto os desafios não serão menores em um futuro próximo…

R. "Vamos enfrentar uma grande mudança a partir de 2014. A energia utilizável, o consumo em gramas por kilowatt / hora de alimentação, vai tornar-se a base do projeto. Mais simplesmente, o consumo específico é o ponto de referência para os motores mais eficientes e, portanto, mais chances de ganhar. ‘ 

P. No entanto nem sempre as metas refletem em um mecanismo eficiente.

R. Por décadas, a principal preocupação no automobilismo foi o fornecimento de energia pura, que raramente foi relacionado com economia de combustível. Agora é o consumo específico e um grande número de soluções foram concebidos com isto em mente. A partir de 2014, a regulamentação sobre esportes protótipos como o Audi R18 impõem pelo menos um sistema de recuperação de energia. Além disso, um segundo sistema serão permitidos. Em geral, existem muitas oportunidades para a física atingir esse objetivo, mas também soluções para veículos de série serão aqueles que irão prevalecer”.

P. Em que outras áreas o senhor vê potencial de crescimento?

R. “Queremos desenvolver o biocombustível de segunda geração. Trata-se do uso inteligente de matérias primas renováveis que não venham de alimentos”.

P. Em termos de tecnologia, um LMP está longe de ser um carro normal. Ele tem a chave para a tecnologia do futuro?

R. “O automobilismo ajuda a fornecer respostas a quatro perguntas. O que vai ser o combustível do futuro? Como conceber um motor tão eficiente quanto potente? Como reduzir o consumo sem sacrifício (conforto, a segurança, o prazer de condução do lado dos veículos rodoviários e bons tempos em relação à corridas)? Como podemos desenvolver novas tecnologias sob pressão de tempo e procurando uma alta competitividade? ‘

Dome na P1 e P2 em 2014?

O pequeno construtor Japonês Dome que este ano fez uma parceria com a Pescarolo pode voltar a Sarthe e ao WEC em 2013 tanto na P1 quanto P2. O fabricante lançou uma campanha de recrutamento para desenvolvimento de um carro esportivo. Hiroshi Fushida revelou pormenores ano site endurance.info.

Sobre um carro esporte GT:

"Pode vir a ser um carro esportivo feito para a estrada, baixo peso e gostaríamos de iniciar o projeto em breve”.

Sobre os LMP:

Já começamos o trabalho de investigação e desenvolvimento, com testes em túnel de vento para um projeto LMP1 e LMP2 em 2014. Vamos tomar uma decisão sobre este projeto em breve”

Rebellion Racing participa de forma integral da ALMS em 2013???

Depois do sucesso em Petit Le Mans a equipe Rebellion planeja participar da temporada completa da ALMS em 2013. A informação divulgada pelo canal SPEED aponta que pelo menos 1 dos Lola-Coupe pode alinhar em todas a corridas Americanas.

A equipe possui atualmente três chassis Lola Toyota B12/60 o que em tese ajudara a equipe a ter uma base nos Estados Unidos.Logo após a vitória em Petit Le Mans Bart Hayden diretor da equipe revelou que estaria em conversa com patrocinadores e direção da ALMS para uma possível participação.

Na época comentou “Nós nos sentimos como se estivéssemos sendo rasgado em ambos os sentidos. Há obviamente uma grande parte de mim que quer fazer WEC por causa do prestígio e do fato de que é o Campeonato do Mundo, mas então você vai para a América e se envolve em um ambiente competitivo e que pode vencer a corrida a corrida. Quando você é um piloto, é por isso que você corre”.

Seria uma ótima notícias não só para a ALMS que carece de competidores na LMP1 mas também para a equipe que tem potencial de vencer no “geral” mas é impedida pelos modelos a diesel. A confirmação do programa de 2013 será revelado nos próximos dias.

Além da HPD, Audi, Ferrari e Porsche também testam pneus em Aragon na Espanha.

Além da Honda que está testando novos compostos em seus HPDs para 2013 através da equipe Strakka, Audi, Ferrari e Porsche estão no circuito espanhol de Aragon para testar pneus.A Audi através do Team Joest, A Porsche com a equipe Felbermayr-Proton e a Ferrari através da Michelotto. Os testes bancados pela Michelin visam escolher o melhor composto para o próximo ano.

Pascal Couasnon diretor de competições da marca explica qual a importância destes testes. "A Michelin está trabalhando no desenvolvimento de novos pneus para a temporada de Endurance de 2013. Testamos uma ampla gama de inovações técnicas em Aragon na arquitetura e na composição das misturas de borrachas de nossos pneus, com o objetivo de manter as inovações mais relevantes para os nossos parceiros. Esperamos que a partir da Espanha, com ideias mais específicas sobre as soluções a serem utilizadas para a categoria LM P1 e duas soluções na GTE Pro. Vamos continuar a desenvolver com cada parceiro durante as várias sessões que se seguem nos circuitos de todo o mundo”.

Oreca lança programa de competição com modelos FLM

Visando atrair mais e mais competidores para as provas de endurance, a Oreca lançou o programa “Endurance Challenge-FLM”. Com um valor estimado de 180 mil Euros por piloto a Oreca fornece total apoio técnico para disputar a provas da ELMS. O vencedor é claro ganha uma entrada automática para as 24 horas de 2014. A melhor dupla também ganhará testes com os modelos LMP2 da marca durante os testes oficias em Sarthe.

Hugues de Chaunac presidente da Oreca comenta. "Através Team Challenge Endurance, os pilotos que desejam experimentar a corrida e nossa cultura vencedora e de serviço garantindo simultaneamente um nível elevado para a operação e o monitoramento protótipo bem com que ele corre. A ELMS começa na frente e queremos apoiar esta renovação, aumentando PC LM.Além dos canais normais, propomos uma fórmula acessível para os pilotos que querem se concentrar em uma coisa: a pista!”’

Entrevista com Christophe Bouchut piloto da Level 5 Motorsports.

Campeão pela classe LMP2 na ALMS em dupla com Scott Tucker o piloto Christophe Bouchut quer mais em 2013. Em entrevista ao site endurance. info o piloto revela detalhes da temporada 2012 e os planos para o futuro.

P. Começar uma temporada em melhores condições teria sido difícil?

R. Este é um grande ano, mesmo que fosse difícil. Poucas equipes são tão boas como a Level 5 Motorsports  A regra dos EUA é diferente do que pode ser conhecido na Europa, particularmente em termos de pontos distribuídos. A diferença entre o primeiro e segundo é baixo. A Level 5 Motorsports venceu oito de 10 corridas e não foi até a corrida final para determinar o resultado. Isso é feito porque ele mantém o suspense até o último momento. Claro, isso aumenta o estresse para as equipes. A Conquest Endurance fez um trabalho fantástico”.

P. A vitória no geral nas ruas de Baltimore foi o grande momento do ano?

R. “A corrida tinha começado bastante mal para todos devido aos acontecimentos da largada. Nós estávamos em outro planeta com carros decolando. Tivemos que ficar alerta e um bom set-up era impossível de encontrar. Em nenhum momento achamos que iriamos vencer a corrida. Eu peguei a pole na última volta, enquanto o Morgan foi muito rápido nesta pista. Na verdade, a vitória era quase impossível. É incrível ser capaz de vencer esta corrida. David Heinemeier-Hansson foram muito rápidos durante a primeira hora e foi capaz de criar uma grande diferença em relação a Scott. Eu tinha que diminuir a desvantagem que Martin Plowman. A bandeira amarela reuniu todos, e em seguida, o Morgan tive problemas.”

P. De acordo com seus depoimentos Scott Tucker alcançou um novo nível nesta temporada.

R. Certamente! Ele chegou a uma nova dimensão neste ano. Em Mosport, ele estabeleceu a volta mais rápida da categoria P2. Isso mostra que ele alcançou um nível excepcional. Outros “senhores” que eu vi não poderiam fazer o que ele faz. Estamos no caminho certo, ao mesmo tempo, e devo dizer que, às vezes eu me esforço para seguir ele com os pneus frios nas primeiras duas ou três voltas. Ele não é um piloto profissional, mas seu desempenho é incrível. Este foi o caso em Mosport na Curva 2  que é uma curva cega ele faz com perfeição. Eu não sei como ele faz isso. Em Baltimore, onde ele deve se aproximar da parede ele guiou com maestria”.

P. Quais seus planos e da Level 5 para 2013?

R. "Por enquanto, o nível 5 não anunciou. Eu acho que a notícia vai chegar em dezembro. Este é um grande alívio para a equipe ir para Le Mans na classe P2 porque o título nos qualificou para um convite. A equipe ficaria decepcionada se não tivesse sido o caso. É difícil para as equipes americanos para ir para Le Mans. Há a Flying Lizard, Krohn Racing, Corvette Racing e a Level 5”.

P. Então você quer continuar com a equipe ano que vem?

R. Encontrar uma equipe melhor do que a Level 5 não será fácil. Já faz mais de quatro anos que eu sou parte da equipe. Tornou-se ao longo dos anos uma equipe e é um pouco de uma família. Eu já não deseja duplicar programa como no passado. Competir nos Estados Unidos me dá muito trabalho e viagens. Minha agenda está bem abastecida e eu também penso na minha família. Eu raramente tenho tempo para sentar e abrir um livro. É claro, existem outros campeonatos muito interessantes como Campeonato Mundial de Endurance. O WEC é um dos meus desejos. As corridas são fantásticas. Há também o novo campeonato americano lançado em 2014. Pudemos ver que a diferença entre P2 e DP não foi muito grande em Daytona, mesmo que tenhamos de ver isto em outros circuitos. Isto também é um sinal positivo. ‘

Allan McNish novamente nas 24 horas de Daytona com a Starworks Motorsports.

Como “treinamento” para a próxima temporada Allan McNish foi confirmado novamente como piloto da equipe Starworks Motorsports que disputa as 24 horas de Daytona ano que vem. Esta é a segunda vez que o piloto da Audi compete pela equipe. Seus companheiros serão Alex Popow, Sébastien Bourdais e Ryan Dalziel.

"Estou ansioso para voltar à Daytona com o objetivo de vencer a corrida. Daytona é um evento que me deu muita alegria, mas também muita frustração. Eu terminei o segundo lugar geral e primeiro na GT quando eu comecei, em 1998, pouco antes da minha primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans. No ano seguinte, quase completamos a prova inteira antes de terminar em segundo depois de uma parada não programada nos boxes. Ano passado também acabamos em segundo em segundo lugar apenas cinco segundos atrás do vencedor após 24 horas, o que é sempre uma corrida muito disputada”. Completa.

Sobre a experiência de pilotar outro tipo de protótipo:

O carro é muito diferente do que um LMP. O DP é muito forte e tem boa aderência. O poder é razoável, mas as corridas são agressivas.Starworks é uma pequena equipe com sede em Fort Lauderdale, Flórida, e é, portanto, muito diferente da Audi Sport. 24 Horas de Le Mans, a Audi tinha à sua disposição cerca de 140 pessoas para quatro carros. Starworks é muito diferente, com um ambiente familiar”.

HDP revela nova frente para 2013.

Como noticiado aqui no Blog a HDP está realizando testes no circuito de Aragon na Espanha visando a temporada 2013 do WEC e ALMS. Hoje foram divulgadas novas imagens da carenagem dianteira do LMP1. O carro também testou rodas dianteiras maiores do mesmo tamanho das traseiras como a Rebellion em seu Lola. Os pilotos Jony Kane, Nick Leventis e Klaus Graf participam dos testes.

"O objetivo do teste Aragon é testar nosso HPD ARX-03C com pneus dianteiros novos da Michelin, pela primeira vez, o que se fez necessários ajustes significativos de geometria na suspensão dianteira, além de um novo pacote aerodinâmico. Aqui na Espanha é o início de nosso desenvolvimento para 2013 apenas três semanas da última corrida de 2012, em Xangai. " revela Karl Patman, chefe da equipe.