bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

audi_motorsport-121116-13800

A Audi ainda coleciona conquistas depois do sucesso do WEC e Le Mans a montadora recebeu na cidade de Colônia na Alemanha o título de motor do Ano. O diretor de desenvolvimento de motores da Audi Ulrich Baretzky comenta a importância do premio para o site oficial da Audi.

P. Quais são as principais realizações feitas pela Audi no projeto de seus motores após 11 vitórias em Le Mans?

R. "Durante a vitória em junho, o Audi quattro e-tron consumiu 30% menos combustível desde o seu lançamento. Apesar das muitas restrições impostas pela ACO. Este é um passo em frente que vai beneficiar diretamente os nossos clientes. No campo do design de motor e particularmente a grande tecnologia que será repassada para carros de passeio”.

P. No entanto os desafios não serão menores em um futuro próximo…

R. "Vamos enfrentar uma grande mudança a partir de 2014. A energia utilizável, o consumo em gramas por kilowatt / hora de alimentação, vai tornar-se a base do projeto. Mais simplesmente, o consumo específico é o ponto de referência para os motores mais eficientes e, portanto, mais chances de ganhar. ‘ 

P. No entanto nem sempre as metas refletem em um mecanismo eficiente.

R. Por décadas, a principal preocupação no automobilismo foi o fornecimento de energia pura, que raramente foi relacionado com economia de combustível. Agora é o consumo específico e um grande número de soluções foram concebidos com isto em mente. A partir de 2014, a regulamentação sobre esportes protótipos como o Audi R18 impõem pelo menos um sistema de recuperação de energia. Além disso, um segundo sistema serão permitidos. Em geral, existem muitas oportunidades para a física atingir esse objetivo, mas também soluções para veículos de série serão aqueles que irão prevalecer”.

P. Em que outras áreas o senhor vê potencial de crescimento?

R. “Queremos desenvolver o biocombustível de segunda geração. Trata-se do uso inteligente de matérias primas renováveis que não venham de alimentos”.

P. Em termos de tecnologia, um LMP está longe de ser um carro normal. Ele tem a chave para a tecnologia do futuro?

R. “O automobilismo ajuda a fornecer respostas a quatro perguntas. O que vai ser o combustível do futuro? Como conceber um motor tão eficiente quanto potente? Como reduzir o consumo sem sacrifício (conforto, a segurança, o prazer de condução do lado dos veículos rodoviários e bons tempos em relação à corridas)? Como podemos desenvolver novas tecnologias sob pressão de tempo e procurando uma alta competitividade? ‘

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.