Belo vídeo de final de ano da entidade máxima do endurance mundial. Que 2013 seja tão bom para a categoria como foi 2012.
Belo vídeo de final de ano da entidade máxima do endurance mundial. Que 2013 seja tão bom para a categoria como foi 2012.
O Audi R18 TDI é a aposta da Audi depois da vitória de 2010. Muitos podem se perguntar o por que investir em um modelo fechado se na prova anterior a montadora Alemã venceu com seus três carros frente aos modelos Peugeot que foram ficando pelo caminho. A resposta. Medo.
A Peugeot sempre foi perigosa em provas curtas de 6 ou 12 horas porém quando o assunto eram as 24 a falta de confiabilidade era superior e o carro acabava quebrando. Com receio de fazer feio no ILMC da época a Audi investiu no belo R18 TDI segundo LMP da marca fechado. O primeiro foi o R8C de 1999. A corrida de 2011 marca os fortes acidentes que a equipe sofreu, primeiro com o carro de Allan McNish ainda nas primeiras horas, e na madrugada com Mike Rockenfeller. Sem opções e com três modelos Peugeot espantosamente resistentes todas as fichas foram depositadas no carro #02 do trio Fassler, Lotter e Tréluyer que literalmente não “parou” durante toda a prova.
Edição em que participou: 79º entre os dias 11 e 12 de Junho de 2011
Carros inscritos: 3
Informações técnicas: Motor V6 3.7 litros turbo diesel.
Pilotos.
Timo Bernhard-Romain Dumas-Mike Rockenfeller (n°1)
Marcel Fässler-André Lotterer-Benoît Tréluyer (n°2)
Dindo Capello-Tom Kristensen-Allan McNish (n°3)
Resultados.
1º (Marcel Fässler-André Lotterer-Benoît Tréluyer)
Abandonos (Timo Bernhard-Romain Dumas-Mike Rockenfeller, Dindo Capello-Tom Kristensen-Allan McNish)
A lista oficial das equipes que irão disputar Le Mans ano que vem sai apenas no dia 1º de Fevereiro bem como a lista dos integrantes do WEC. Até o momento temos 13 equipes com seleção garantida por conta dos resultados deste ano. E o resto? Bem o site endurance.info fez uma análise das possíveis equipes que irão disputar o WEC e Sarthe. De real mesmo temos que esperar até o dia 1º de Fevereiro.
LM P1 (9 Carros) | ||
FIA WEC | Audi Sport Team Joest | Audi R18 e-tron |
FIA WEC | Audi Sport Team Joest | Audi R18 e-tron |
LM | Audi Sport North America | Audi R18 e-tron |
FIA WEC | Toyota Racing | Toyota TS030 |
FIA WEC | Toyota Racing | Toyota TS030 |
FIA WEC | Rebellion Racing | Lola B12/60 Coupe |
ALMS | Rebellion Racing | Lola B12/60 Coupe |
FIA WEC | Strakka Racing | HPD ARX-03c |
FIA WEC | JRM Racing | HPD ARX-03c |
LM P2 (25 Carros) | ||
Signatech-Nissan | ORECA 03 | |
Signatech-Nissan | ORECA 03 | |
ADR-Delta | ORECA 03 | |
ELMS | Sébastien Loeb Racing | ORECA 03 |
FIA WEC | Pecom Racing | ORECA 03 |
ELMS ? | Thiriet by TDS Racing | ORECA 03 |
ELMS | Race Performance | ORECA 03 |
ELMS | Boutsen Ginion Racing | ORECA 03 |
Murphy Prototypes | ORECA 03 | |
FIA WEC | Lotus LMP2 | Lotus T128 |
FIA WEC | Lotus LMP2 | Lotus T128 |
FIA WEC | OAK Racing | Morgan 2012 LMP2 |
ELMS | OAK Racing | Morgan 2012 LMP2 |
ALMS | Conquest Endurance | Morgan 2012 LMP2 |
ELMS | Morand Racing | Morgan 2012 LMP2 |
FIA WEC | Starworks Motorsport | HPD ARX-03b |
FIA WEC | 8Star | HPDARX-03b |
FIA WEC | Level 5 Motorsports | HPD ARX-03b |
FIA WEC | Gulf Racing Middle East | Lola B12/80 |
FIA WEC | Gulf Racing Middle East | Lola B12/80 |
FIA WEC | Status GP/HVM | Lola B12/80 |
ALMS | Dempsey Racing | Lola B12/80 |
FIA WEC | Greaves Motorsport | Zytek Z11SN |
FIA WEC | Greaves Motorsport | Zytek Z11SN |
ELMS | Jota Sport | Zytek Z11SN |
LM GTE (22 Carros) | ||
FIA WEC | AF Corse | Ferrari F458 Italia |
FIA WEC | AF Corse | Ferrari F458 Italia |
FIA WEC | AF Corse | Ferrari F458 Italia |
FIA WEC | Porsche AG Team Manthey | Porsche 911 GT3 |
FIA WEC | Porsche AG Team Manthey | Porsche 911 GT3 |
ALMS | Corvette Racing | Corvette C6.R |
ALMS | Corvette Racing | Corvette C6.R |
FIA WEC | Aston Martin Racing | Aston Martin |
FIA WEC | Aston Martin Racing | Aston Martin |
ELMS | Aston Martin Racing | Aston Martin |
ALMS | Extreme Speed Motorsport | Ferrari F458 Italia |
FIA WEC | Krohn Racing | Ferrari F458 Italia |
ELMS | RAM Racing | Ferrari F458 Italia |
ELMS | ProSpeed Competition (TBC) | Porsche 911 GT3 |
ELMS | JMB Racing | Ferrari F458 Italia |
ELMS | JMW Motorsport | Ferrari F458 Italia |
FIA WEC | Larbre Compétition | Corvette C6.R |
FIA WEC | Larbre Compétition | Corvette C6.R |
FIA WEC | IMSA Performance Matmut | Porsche 911 GT3 |
ELMS ? | IMSA Performance Matmut | Porsche 911 GT3 |
JWA-Avila | Porsche 911 GT3 | |
Team Felbermayr-Proton | Porsche 911 GT3 | |
56º equipe | ||
LM | GreenGT | GreenGT H2 |
Introduzido em 1935 e com o mesmo nome o carro é o modelo mais famoso da Delahayer. O carro também fez sucesso no rally de Monte Carlo de 37. Em 38 travou uma bela disputa com o Bugatti 57G. Vence a prova de 38 e chegou bem sexto e oitavo na edição de 39. Voltou a ativa com o término da guerra 10 anos depois chegando em quinto, nono e décimo. O modelo foi produzido por quase 20 anos até 1954.
Edição em que participou: 15º entre os dias 18 e 19 de Junho de 1938
Número de carros inscritos: 5
Informações técnicas: Motor de 6 cilindros em linha 3.6 litros
Pilotos:
René Biolay-Louis Villeneuve (n°10)
Robert Mazaud-Marcel Mongin (n°11)
Georges Monneret-Roger Loyer (n°12)
Yves Giraud Cabantous-Gaston Serraud (n°14)
Jean Trémoulet-Eugène Chaboud (n°15)
Resultados:
1º(Jean Trémoulet-Eugène Chaboud)
3º (Yves Giraud Cabantous-Gaston Serraud)
4º (René Biolay-Louis Villeneuve)
Abandonos (Robert Mazaud-Marcel Mongin, Georges Monneret-Roger Loyer)
Assim como a Porsche e Ferrari tem sua pista privada de testes a Mercedes não poderia desenvolver seus carros sem uma espaço próprio e dedicado a isso. Assim é a Daimler Test Streke em Stuttgart na Alemanha. A pista com 4.678 km é extremante técnica e serve para afinar mods “ariscos” além é claro de belas disputas. Com grandes retas e trechos travados é perfeita para entrar no vácuo e tentar aquela ultrapassagem no final da reta. As fotos abaixo foram feitas com o mod enduracers com 31 carros no grid.
Para muitos o único Peugeot presente em Sarthe foi o 908 dos últimos anos. Mas o fabricante Francês já competiu desde 1938. Em 1991 o engenheiro André de Cortanze projetou o 905 um modelo revolucionário para os moldes do grupo C naquela época. Tinha um motor 3.5 bem parecido com o da F1. Com estes predicados não conseguiu terminar a prova em 91. Para 1992 conquistou a vitória, pole e o terceiro lugar e uma vitória tripla em 93. Quem liderou o projeto da marca foi Jean Todt que depois se mudou para a F1, passou pela Ferrari e é atualmente o presidente da FIA.
Edição que participou: 60º entre os dias 20 e 21 de Junho de 1992
Carros inscritos: 3
Informações técnicas: Motor V10 3.5 litros
Pilotos.
Mark Blundell-Yannick Dalmas-Derek Warwick (n°1)
Philippe Alliot-Mauro Baldi-Jean Pierre Jabouille (n°2)
Alain Ferté-Eric van de Poele-Karl Wendlinger (n°3)
Resultados
1º (Mark Blundell-Yannick Dalmas-Derek Warwick)
3º (Philippe Alliot-Mauro Baldi-Jean Pierre Jabouille)
Abandon (Alain Ferté-Eric van de Poele-Karl Wendlinger)
A F1 deve aportar na Rússia em 2014. Para isso milhares de trabalhadores estão a todo vapor construindo o circuito de Sochi nas proximidades do mar negro. Desenvolvido por Hermann Tilke e pelas projeções mais um mega circuito com edificações enormes e a pista “rápida e técnica”.
Com um comprimento de 5.854km será um dos três maiores circuitos da F1. Alexander Bogdanov presidente do Fórmula Sochi salientou que o circuito pode e deve acomodar outras categorias “mundiais” como WTCC, F3, FIAGT e WEC isso em 2015. Resta esperar. Abaixo mais fotos.
Entre as duas grandes guerras a Bugatti é sinônimo de sofisticação e luxo. O modelo 57G foi apresentado no salão de Paris de 33 e causou sensação por conta da sua carroceria aerodinâmica com uma frente que lhe rendeu o apelido de “tanque”. O carro se mostrou competitivo e em 37 estabeleceu um novo recorde para distancia percorrida 3.288km com uma média de 137 km/h. A equipe venceu novamente em 39 antes da segunda grande guerra ter seu início.
Edição em que participou: 14º entre os dias 19 e 20 de Junho de 1937
Número de carros inscritos: 2
Informações técnicas: Motor V8 em linha 3.3 litros
Pilotos.
Roger Labric-Pierre Veyron (n°1)
Robert Benoist-Jean Pierre Wimille (n°2)
Resultados.
1º (Robert Benoist-Jean Pierre Wimille)
Abandono (Roger Labric-Pierre Veyron)
A equipe Enduracers divulgou hoje a foto que já está mexendo com a cabeça dos fãs do mod. O Lola Aston Martin que competiu em Sarthe. Apenas a foto foi divulgada e uma mensagem por parte dos integrantes do mod dizendo que por enquanto não vão revelar para qual plataforma será o carro ou os carros (sonhar não custa nada
O Alpine A442 fez sua primeira aparição em Le Mans no ano de 1976. Naquele ano a Porsche conquista a primeira vitória com um motor turbo que também é desenvolvida pela Renault. As duas marcas voltam a se estranhar em 77 porém com um novo sucesso para a Porsche. Porém em 78 foi a vez dos franceses. O carro tinha apenas uma pequena tampa de acrílico para melhorar a aerodinâmica. Depois do sucesso em Sarthe levou a tecnologia turbo para a F1.
Edição em que participou: 46º entre os dias 10 e 11 de Junho de 1978
Carros inscritos: 3
Informações técnicas: Motor V6 turbo 2 litros
Pilotos:
Jean Pierre Jaussaud-Didier Pironi (n°2)
Jean Pierre Jarier-Derek Bell (n°3)
Guy Fréquelin-Jean Ragnotti-José Dolhem-Jean Pierre Jabouille (n°4)
Resultados.
1º (Jean Pierre Jaussaud-Didier Pironi)
4º (Guy Fréquelin-Jean Ragnotti-José Dolhem-Jean Pierre Jabouille)
Abandonos (Jean Pierre Jarier-Derek Bell)