Os grandes carros de Le Mans 19/30 Audi R18 TDI 2011

O Audi R18 TDI é a aposta da Audi depois da vitória de 2010. Muitos podem se perguntar o por que investir em um modelo fechado se na prova anterior a montadora Alemã venceu com seus três carros frente aos modelos Peugeot que foram ficando pelo caminho. A resposta. Medo.

A Peugeot sempre foi perigosa em provas curtas de 6 ou 12 horas porém quando o assunto eram as 24 a falta de confiabilidade era superior e o carro acabava quebrando. Com receio de fazer feio no ILMC da época a Audi investiu no belo R18 TDI segundo LMP da marca fechado. O primeiro foi o R8C de 1999. A corrida de 2011 marca os fortes acidentes que a equipe sofreu, primeiro com o carro de Allan McNish ainda nas primeiras horas, e na madrugada com Mike Rockenfeller. Sem opções e com três modelos Peugeot espantosamente resistentes todas as fichas foram depositadas no carro #02 do trio Fassler, Lotter e Tréluyer que literalmente não “parou” durante toda a prova.

Edição em que participou: 79º entre os dias 11 e 12 de Junho de 2011

Carros inscritos: 3

Informações técnicas: Motor V6 3.7 litros turbo diesel.

Pilotos.

Timo Bernhard-Romain Dumas-Mike Rockenfeller (n°1)
Marcel Fässler-André Lotterer-Benoît Tréluyer (n°2)
Dindo Capello-Tom Kristensen-Allan McNish (n°3)

Resultados.

1º (Marcel Fässler-André Lotterer-Benoît Tréluyer)
Abandonos (Timo Bernhard-Romain Dumas-Mike Rockenfeller, Dindo Capello-Tom Kristensen-Allan McNish)

Previa do que será Le Mans ano que vem???

A lista oficial das equipes que irão disputar Le Mans ano que vem sai apenas no dia 1º de Fevereiro bem como a lista dos integrantes do WEC. Até o momento temos 13 equipes com seleção garantida por conta dos resultados deste ano. E o resto? Bem o site endurance.info fez uma análise das possíveis equipes que irão disputar o WEC e Sarthe. De real mesmo temos que esperar até o dia 1º de Fevereiro.

LM P1 (9 Carros)
FIA WEC Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron
FIA WEC Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron 
LM Audi Sport North America Audi R18 e-tron
FIA WEC Toyota Racing Toyota TS030
FIA WEC Toyota Racing Toyota TS030
FIA WEC Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe
ALMS Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe
FIA WEC Strakka Racing HPD ARX-03c
FIA WEC JRM Racing HPD ARX-03c
LM P2 (25 Carros)
  Signatech-Nissan ORECA 03
  Signatech-Nissan ORECA 03
  ADR-Delta ORECA 03
ELMS Sébastien Loeb Racing ORECA 03
FIA WEC Pecom Racing ORECA 03
ELMS ? Thiriet by TDS Racing ORECA 03
ELMS Race Performance ORECA 03
ELMS Boutsen Ginion Racing ORECA 03
  Murphy Prototypes ORECA 03
FIA WEC Lotus LMP2 Lotus T128
FIA WEC Lotus LMP2 Lotus T128
FIA WEC OAK Racing Morgan 2012 LMP2
ELMS OAK Racing Morgan 2012 LMP2
ALMS Conquest Endurance Morgan 2012 LMP2
ELMS Morand Racing Morgan 2012 LMP2
FIA WEC Starworks Motorsport HPD ARX-03b
FIA WEC 8Star HPDARX-03b
FIA WEC Level 5 Motorsports HPD ARX-03b
FIA WEC Gulf Racing Middle East Lola B12/80
FIA WEC Gulf Racing Middle East Lola B12/80
FIA WEC Status GP/HVM Lola B12/80
ALMS Dempsey Racing Lola B12/80
FIA WEC Greaves Motorsport Zytek Z11SN
FIA WEC Greaves Motorsport Zytek Z11SN
ELMS Jota Sport Zytek Z11SN
LM GTE (22 Carros)
FIA WEC AF Corse Ferrari F458 Italia
FIA WEC AF Corse Ferrari F458 Italia
FIA WEC AF Corse Ferrari F458 Italia
FIA WEC Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3
FIA WEC Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3
ALMS Corvette Racing Corvette C6.R
ALMS Corvette Racing Corvette C6.R
FIA WEC Aston Martin Racing Aston Martin
FIA WEC Aston Martin Racing Aston Martin
ELMS Aston Martin Racing Aston Martin
ALMS Extreme Speed Motorsport Ferrari F458 Italia
FIA WEC Krohn Racing Ferrari F458 Italia
ELMS RAM Racing Ferrari F458 Italia
ELMS ProSpeed Competition (TBC) Porsche 911 GT3
ELMS JMB Racing Ferrari F458 Italia
ELMS JMW Motorsport Ferrari F458 Italia
FIA WEC Larbre Compétition Corvette C6.R
FIA WEC Larbre Compétition Corvette C6.R
FIA WEC IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3
ELMS ? IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3
  JWA-Avila Porsche 911 GT3
  Team Felbermayr-Proton Porsche 911 GT3
56º equipe
LM GreenGT GreenGT H2

Os grandes carros de Le Mans 18/30 Delahaye 135 S 1938

Introduzido em 1935 e com o mesmo nome o carro é o modelo mais famoso da Delahayer. O carro também fez sucesso no rally de Monte Carlo de 37. Em 38 travou uma bela disputa com o Bugatti 57G. Vence a prova de 38 e chegou bem sexto e oitavo na edição de 39. Voltou a ativa com o término da guerra 10 anos depois chegando em quinto, nono e décimo. O modelo foi produzido por quase 20 anos até 1954.

Edição em que participou: 15º entre os dias 18 e 19 de Junho de 1938

Número de carros inscritos: 5

Informações técnicas: Motor de 6 cilindros em linha 3.6 litros

Pilotos:

René Biolay-Louis Villeneuve (n°10)
Robert Mazaud-Marcel Mongin (n°11)
Georges Monneret-Roger Loyer (n°12)
Yves Giraud Cabantous-Gaston Serraud (n°14)
Jean Trémoulet-Eugène Chaboud (n°15)

Resultados:

1º(Jean Trémoulet-Eugène Chaboud)
3º (Yves Giraud Cabantous-Gaston Serraud)
4º (René Biolay-Louis Villeneuve)
Abandonos (Robert Mazaud-Marcel Mongin, Georges Monneret-Roger Loyer)

Daimler TestStrecke Stuttgart V1.0 by Edoardo Bottin

Assim como a Porsche e Ferrari tem sua pista privada de testes a Mercedes não poderia desenvolver seus carros sem uma espaço próprio e dedicado a isso. Assim é a Daimler Test Streke em Stuttgart na Alemanha. A pista com 4.678 km é extremante técnica e serve para afinar mods “ariscos” além é claro de belas disputas. Com grandes retas e trechos travados é perfeita para entrar no vácuo e tentar aquela ultrapassagem no final da reta. As fotos abaixo foram feitas com o mod enduracers com 31 carros no grid.

https://www.mediafire.com/?o92g5que97kowjs

Os grandes carros de Le Mans 17/30 Peugeot 905 1992

Para muitos o único Peugeot presente em Sarthe foi o 908 dos últimos anos. Mas o fabricante Francês já competiu desde 1938. Em 1991 o engenheiro André de Cortanze projetou o 905 um modelo revolucionário para os moldes do grupo C naquela época. Tinha um motor 3.5 bem parecido com o da F1. Com estes predicados não conseguiu terminar a prova em 91. Para 1992 conquistou a vitória, pole e o terceiro lugar e uma vitória tripla em 93. Quem liderou o projeto da marca foi Jean Todt que depois se mudou para a F1, passou pela Ferrari e é atualmente o presidente da FIA.

Edição que participou: 60º entre os dias 20 e 21 de Junho de 1992

Carros inscritos: 3

Informações técnicas: Motor V10 3.5 litros

Pilotos.

Mark Blundell-Yannick Dalmas-Derek Warwick (n°1)
Philippe Alliot-Mauro Baldi-Jean Pierre Jabouille (n°2)
Alain Ferté-Eric van de Poele-Karl Wendlinger (n°3)

Resultados

1º (Mark Blundell-Yannick Dalmas-Derek Warwick)
3º (Philippe Alliot-Mauro Baldi-Jean Pierre Jabouille)
Abandon (Alain Ferté-Eric van de Poele-Karl Wendlinger)

Circuito de Sochi na Rússia pode acomodar o WEC em 2015?

A F1 deve aportar na Rússia em 2014. Para isso milhares de trabalhadores estão  a todo vapor construindo o circuito de Sochi nas proximidades do mar negro. Desenvolvido por Hermann Tilke e pelas projeções mais um mega circuito com edificações enormes e a pista “rápida e técnica”.

Com um comprimento de 5.854km será um dos três maiores circuitos da F1. Alexander Bogdanov presidente do Fórmula Sochi salientou que o circuito pode e deve acomodar outras categorias “mundiais” como WTCC, F3, FIAGT e WEC isso em 2015. Resta esperar. Abaixo mais fotos.

Os grandes carros de Le Mans 16/30 Bugatti 57G 1937

Entre as duas grandes guerras a Bugatti é sinônimo de sofisticação e luxo. O modelo 57G foi apresentado no salão de Paris de 33 e causou sensação por conta da sua carroceria aerodinâmica com uma frente que lhe rendeu o apelido de “tanque”. O carro se mostrou competitivo e em 37 estabeleceu um novo recorde para distancia percorrida 3.288km com uma média de 137 km/h. A equipe venceu novamente em 39 antes da segunda grande guerra ter seu início.

Edição em que participou: 14º entre os dias 19 e 20 de Junho de 1937

Número de carros inscritos: 2

Informações técnicas: Motor V8 em linha 3.3 litros

Pilotos.

Roger Labric-Pierre Veyron (n°1)
Robert Benoist-Jean Pierre Wimille (n°2)

Resultados.

1º (Robert Benoist-Jean Pierre Wimille)
Abandono (Roger Labric-Pierre Veyron)

Lola Aston Martin DBR1 feito pela equipe do mod Enduracers?

A equipe Enduracers divulgou hoje a foto que já está mexendo com a cabeça dos fãs do mod. O Lola Aston Martin que competiu em Sarthe. Apenas a foto foi divulgada e uma mensagem por parte dos integrantes do mod dizendo que por enquanto não vão revelar para qual plataforma será o carro ou os carros (sonhar não custa nada ). Por enquanto ficamos no campo das especulações.

Os grandes carros de Le Mans 15/30 Renault Alpine A442B 1978

O Alpine A442 fez sua primeira aparição em Le Mans no ano de 1976. Naquele ano a Porsche conquista a primeira vitória com um motor turbo que também é desenvolvida pela Renault. As duas marcas voltam a se estranhar em 77 porém com um novo sucesso para a Porsche. Porém em 78 foi a vez dos franceses. O carro tinha apenas uma pequena tampa de acrílico para melhorar a aerodinâmica. Depois do sucesso em Sarthe levou a tecnologia turbo para a F1.

Edição em que participou: 46º entre os dias 10 e 11 de Junho de 1978

Carros inscritos: 3

Informações técnicas: Motor V6 turbo 2 litros

Pilotos:

Jean Pierre Jaussaud-Didier Pironi (n°2)
Jean Pierre Jarier-Derek Bell (n°3)
Guy Fréquelin-Jean Ragnotti-José Dolhem-Jean Pierre Jabouille (n°4)

Resultados.

1º (Jean Pierre Jaussaud-Didier Pironi)
4º (Guy Fréquelin-Jean Ragnotti-José Dolhem-Jean Pierre Jabouille)
Abandonos (Jean Pierre Jarier-Derek Bell)