Quer correr pela Greaves Motorsports este ano?

E equipe Greaves busca um piloto para ajudar a equipe na campanha de 2013. A equipe conta atualmente com três Zytek Nissan na classe LMP2. Abaixo você confere os preços e planos da equipe. A equipe deve fazer 2 dias de testes no circuito de Bahrain em Fevereiro

ELMS – As 5 rodadas do campeonato 285,000 Euros

12 horas de Sebring – 145,000

WEC – Todo o campeonato incluindo Le Mans, devem entrar em contato através do mail jacob.greaves@greavesmotorsport.com

Sonhe, conquiste e contemple!

Todo mundo (os meninos principalmente) tem na memória o carro especial, pode ser aquele carro que você viu em uma revista quando pequeno, aquele carro do seu super-herói ou um carro de corrida. Muitas vezes o motivo pagar gostarmos não tem explicação, amor é amor e como dizem ele é inexplicável.

A história começou em 1960 quando um Corvette competiu nas 24 horas daquele ano. O carro #3 acabou em 8º a 33 voltas da lendária Ferrari 250 TR59/60. Pouco importou o resultado mas a paixão de Elliot Miller pelo carro e pela marca tinha começado naquele momento e com ele um sonho. De ter o carro tal como correu em Sarthe. Com a ajuda dos amigos conseguiu comprar seu Corvette e começou o restauro isto em 2000 transformou um modelo de rua com as mesmas configurações do modelo lendário.

Infelizmente Elliot Miller não chegou a ver o carro totalmente restaurado e acabou falecendo em 2004, porém seu filho terminou a restauração e para homenagear o sonho do pai levou o carro e John Fitch que competiu em 1960 para dar uma volta no circuito de Le Mans. Isto em 2010 em comemoração do 50º aniversário da Corvette. No auto dos seus 93 anos Fitch deu uma volta no circuito, posou para fotos ao lado do carro clássico. O piloto acabou falecendo em 2012 porém deve ter ficado na memória a bela homenagem que recebeu por uma corrida que aconteceu em 1960. Abaixo um vídeo com toda a história da restauração bem como as homenagens em Le Mans.

Os grandes carros de Le Mans 28/30 Simca Gordini 1949

Exímio motorista Amédée Gordini foi também um bom mecânico. Seus carros de construção simples sempre foram considerados confiáveis e honestos. Nos anos 30 sua empresa era subsidiária da FIAT na França e este começou a transformar um Fiat 1100 em Simca Oito que ficou pronto em 1938 e já disputou as 24 horas conquistando um nono lugar. Seis exemplares são inscritos na edição de 39, o carro que Amédée competia acabou em 10º. Dez anos depois com o fim da grande guerra ele volta com seu modelos acabando em 14º e 17º.  A versão de rua do carro fez grande sucesso e foi fabricado té 1951. A partir de 1956fez uma forte parceria com a Renault.

Edição em que participou: 17º entre os dias 25 e 26 de Junho de 1949

Carros inscritos: 6

Informações técnicas: Motor 4 cilindros em linha 1.1 litros.

Pilotos.

Félix Lecerf-Robert Redge (n°46)
Norbert Jean Mahé-Roger Crovetto (n°47)
Just Emile Vernet-Claude Batault (n°48)
Robert Tocheport-Roger Caron (n°51)
André Guillard-Théodore Martin (n°52)
Viviane Elder-Victor Tamerano (n°54)

Resultados:

14º (Norbert Jean Mahé-Roger Crovetto)
17º (André Guillard-Théodore Martin)
Abandonos (Félix Lecerf-Robert Redge, Just Emile Vernet-Claude Batault, Robert Tocheport-Roger Caron, Viviane Elder-Victor Tamerano)

Qual o futuro da Grand-Am e da ALMS depois da fusão?

Semana passada o grupo que discute a fusão da ALMS com a Grand-Am revelou as classes e carros que farão parte deste campeonato em 2014. Para muitos um espanto em saber que os LMP2 irão brigar de igual para igual com os DP, bem como a classe GTE ser a classe principal entre os modelos GT.

Durante a coletiva de imprensa vários questionamentos foram feitos e podem ser conferidos logo abaixo.

P. A classe P1 vai fazer falta no novo campeonato?

R. (Scott Elkins responsável pela novo campeonato)."O P1 vai mudar radicalmente em 2014. Haverá uma atribuição de alimentação que vai reforçar a presença dos fabricantes. O regulamentos será tal que vai ser muito difícil para as equipes privadas a fazer um bom campeonato. Nós vamos manter nossos olhos abertos e estar alerta para ver o que vai acontecer.  Quanto P1 sofrerem "downgrades" os chassis não são tão diferentes, as diferenças maiores estão nos motores. Assim, os carros P1 se quiserem terão que cumprir os regulamentos para competir na classe P2, acho que podemos encontrar uma solução. Os pneus são uma possibilidade e estamos trabalhando sobre o assunto. ‘

P. A parceria com a ACO é lucrativa visto que os vencedores das classes P2 e GTE terão convites para Le Mans bem como equipes com estes equipamentos podem se inscrever e passar por um processo de seleção, além é claro do WEC. A chegada dos DP pode mudar isso ou eles em um futuro podem fazer parte do grid em Sarthe?

R. "Nós mantivemos nossa relação com o ACO nas ALMS para mantê-los informados e conscientes do processo de implementação e de todas as mudanças. Esta relação é muito importante para nós. Temos a certeza de que eles estão envolvidos. Eu sei que Ed Bennett, Scott Atherton, Jim France e Don Panoz  vão agendar reuniões com o ACO. Eles estão conscientes do que fazemos e temos o seu apoio. Queríamos manter duas categorias tecnicamente compatível para que você possa enviar os carros para Le Mans com convites automáticos como é o caso de muitos anos. Este ainda é um trabalho em progresso. ‘

P. A classe LMPC na Europa tem um ligeiro sucesso bem como várias equipes na ALMS. O nível dos pilotos tem aumentado ano a ano tendo muitos pilotos profissionais na disputa.

R. : A classe LMPC existe. Ele dá a possibilidade de ganhar experiência de condução de um protótipo em um orçamento razoável, e é um degrau para as classes maiores.’

P. A classe P1 pode competir nas 12 horas de Sebring depois de 2013?

R. Eu acho que a ênfase é sobre corridas de carros desportivos nos EUA. Queremos nos concentrar nas categorias que nós temos. A P1 tem seu lugar FIA WEC. Este é o tipo de lugar onde os construtores querem ir.Temos de nos concentrar naquilo que fazemos no desenvolvimento de nosso negócio. ‘

Grandes carros de Le Mans 27/30 BMW V12 LMR 1999

O BMW V12 LMR é o segundo modelo em parceria com a equipe Willians da F1. Em 1998 os dois carros abandonaram a corrida porém em 99 um novo modelo foi alinhado. A briga foi forte com o Toyota GT-One e o Audi R8.O Ano de 99 também foi marcado com as mudanças no regulamento sendo os LMP como classe principal ao contrário de 98 quando os GT1 dominavam a corrida. Esta foi a única vitória de um BMW em Sarthe.

Edição em que participou: 67º edição entre os dias 13 e 14 de Junho de 1999

Número de carros inscritos: 2

Informações técnicas: Motot V12 6 litros

Pilotos.

Yannick Dalmas-Pierluigi Martini-Joachim Winkelhock (n°15)
Tom Kristensen-JJ Lehto-Jörg Müller (n°17)

Resultados:

1º (Yannick Dalmas-Pierluigi Martini-Joachim Winkelhock)
Abandono (Tom Kristensen-JJ Lehto-Jörg Müller)

Protótipos Daytona nas 24 horas de Le Mans????

Com o anúncio das classes para o campeonato americano de endurace a partir de 2014 se esperava que os carros que competiam pela grand-am tivessem vantagem sobre os LMP e GTE. Porém o que se viu foi que os LMP2 estarão de igual para igual com os DP e os GTE serão a classe principal como queria a ACO. Assim as equipes americanas que sonham em competir em Sarthe poderiam competir com P2 e GTE. Mas a questão que muitos se perguntaram, e por que não um DP em Le Mans como aconteceu a alguns anos (precisamente a 40 anos atrás) quando a ACO convidou um pequeno grupo de equipes da NASCAR para competir na grande clássica.

Durante a coletiva de imprensa que anunciou a fusão o jornalista americano Joh Dagys do canal SPEED questionou os dirigentes da ACO que não comentaram absolutamente nada de uma possível ida porém Herb Branham representante da NASCAR deu a seguinte declaração. "Nós estamos envolvidos em debates em curso com o ACO sobre uma série de temas de fusão, mas seria inapropriado neste momento para comentar sobre qualquer aspecto dessas conversas. Como as discussões ainda em fase preliminar, não há indicação de quando isso poderia entrar em vigor, deve ser alcançado um acordo por ambas as organizações”.

Os grandes carros de Le Mans 26/30 Delage D6S 1949

Sua primeira aparição em Sarthe foi em 37 com um quarto lugar. Depois da grande guerra voltou as pistas em 49 lutando com uma certa estreante Ferrari. O jovem fabricante Francês chegou em segundo e quarto lugares.A Delage ficou conhecida por fazer modelos de alto luxo com ótimos e duráveis motores. Com a grande crise do pós guerra o único e último modelo foi o D6S. A fábrica fechou as portas em 1953.

Edição em que participou: 17º entre os dias 25 e 26 de junho de 1949

Carros inscritos: 4

Informações técnicas: Motor de 6 cilindros em linha, 3 litros.

Pilotos:

Francesco Godia Fales-Louis Gérard (n°14)
Juan Jover-Henri Louveau (n°15)
Gaston Serraud-Marc Versini (n°16)
Auguste Veuillet-Edmond Mouche (n°18)

Resuldados:

2º (Juan Jover-Henri Louveau)
4º (Francesco Godia Fales-Louis Gérard)
Abandonos (Gaston Serraud-Marc Versini, Auguste Veuillet-Edmond Mouche)