Vídeo–Uma visita a garagem da Nissan

Todo grande fabricante tem seu museu aonde estão os carros que melhor representarem a marca desde sua criação. Porém a garagem da Nissan é um tanto quanto incomum. Situado em uma antiga fábrica da marca o acervo reune mais de 400 carros da marca, todos funcionando.

Talvez o fato mais curioso seja que o lugar não é aberto nem ao público nem aos funcionários da empresa. Porém as coisas parecem mudar desde que o brasileiro Carlos Ghosn CEO da mostra neste pequeno vídeo um pouco da riqueza da marca. Abaixo todos os modelos da Nissan que já participaram de Le Mans.

 

R390 competiu em 1998 e 99

R92C de 1992

NP35 também de 92 que foi construído para tentar vencer o Peugeot 905 mas nunca chegou a ir a Sarthe.

R381 de 1968

SkyLine GTR LM 1995

R86V de 1986

R85V primeiro modelo da marca a competir em Sarthe em 1986

WM P87 quando se chegou a 400km/h em Sarthe

Você pode perguntar a qualquer pessoa que gosta de velocidade. O que mais vicia em automobilismo, você vai ouvir respostas como “a emoção de domar uma maquina com milhares de cavalos” “rasgar um reta a milhares de quilômetros por hora”.

Atualmente nenhum carro de corrida chega a essa velocidade, seja pelos circuitos cada vez mais travados ou pelos artifícios impostos por regulamentos que deixam os carros mais lentos. Porém teve um tempo em que os limites de uma máquina foram levados ao extremo.

A “operação 400” teve início em 1986 e seu objetivo era claro passar dos 400 em Le Mans. Os “malucos” eram Welter e Meunier donos da equipe WM. Com o objetivo nasce o P87 carros extremamente aerodinâmicos, com as rodas traseiras cobertas e pouca pressão aerodinâmica. Assim em uma manhã da primavera de 1987 o carro chega a 416 km/h em um trecho entre St. Quentin e Laon. O objetivo estava alcançado? Não faltava o carro percorrer os 6km da reta Mulsanne em Le Mans durante as 24 horas.

Em junho o carro estava lá mas chegou a “apenas” 381 km/h e o carro voltou as pranchetas. Em 1988 um ano depois uma nova versão denominada P88 chegou a 387 km/h segundo o radar que não estava calibrado para velocidades absurdas.

Em 11 de Junho a corrida não começou bem para o #51 e depois de 3 horas a decisão foi tomada. O carro iria sacrificar a corrida para entrar para a história. Os turbos são ajustados e virados para aumentar a pressão do motor de 3 litros da Peugeot o que resultou em uma potência aproximada de 910cv.

Roger Dorchy entrou para pilotar o carro e as 20:45 minutos o carro alinhou na reta deixando  a Tertre Rouge e saltou no meio as fileiras de árvores e entrou para a história. Chegou a 407 km/h O sonho tinha sido alcançado e este é um recorde que provavelmente nunca mais será batido em uma corrida “normal”.

Para a mídia a velocidade aferida foi de 405 km/h pois o marketing da Peugeot estava lançando um certo modelo 405…O carro não chegou a amanhecer correndo mas até hoje 25 anos depois o número 400 ainda soa como algo emblemático e provavelmente impossível de alcançar novamente.

Quando saiu do carro Dorchy relembra o espanto de todos: "Quando voltei para os boxes para passar o volante para meu companheiro de equipe, a TV e todos os jornalistas estavam esperando por mim. Eu não entendo nada neste emoção.Fui então informado que eu quebrei o recorde de velocidade na Mulsanne. Nós não sabemos o quão rápido você dirigir na corrida. Quando entrou em seu carro, confiamos na aerodinâmica. Uma vez no assento, acelerei. Nos não éramos loucos, mas com as sensações, esquecemos do perigo. Se você está com medo, não vale a pena ir porque iria aumentar o risco”

Barrichello sonha com Le Mans?

Rubens Barrichello fez sua primeira participação em Daytona competindo com o Porsche na classe GT pela equipe Dener Motorsports com os amigos Tony Kanaan, Ricardo Maurício, Felipe Giaffone e Nono Figueuredo. Durante a entrevista coletiva o piloto que este ano vai competir na Stock Car fala da atmosfera da grande corrida e o futuro no mundo do endurance.

"Estou muito contente de fazer parte de uma equipe 100% brasileira. Esta é a primeira vez que tal coisa tenha sido implementada. Para ser honesto, ninguém realmente sabia que isso iria acontecer. Sabemos que ainda estamos com pouca velocidade de reabastecimento. Durante meu período eu tive um problema com o motor antes que o carro ter problemas com o acelerador. Para mim, o ritmo vem gradualmente. ‘

"Eu não estou de mau humor meu prazer de andar aqui em Daytona é muito grande. Fui convidado em várias ocasiões, quando eu estava na Fórmula 1, mas foi apenas em 2013 que eu pude participar. Esta é uma boa oportunidade para dirigir um Porsche. A temporada de Stock Car no Brasil vai ser extensa. Mas quem sabe não possa continuar dirigindo um Daytona Prototype no futuro. ‘

Sobre Le Mans.

"Espero participar de outras corridas de resistência, mas eu tenho um cronograma que já está apertado. As 24 Horas de Le Mans pode ser o meu próximo desafio. Voltei a correr no Brasil para ficar perto de minha família. ‘

Endurance Conquest Renuncia Seleção Automática

A equipe Conquest Racing que compete na classe LMP2 na ALMS e tinha um convite automático para Le Mans anunciou hoje que não vai honrar tal compromisso por conta de problemas financeiros.

Eric Bachelart chefe da equipe conta que a parceria com a Onrak Automotive foi o estopim para o cancelamento do programa. 

"A colaboração com Onroak Automotive e a Morgan sempre foi perfeita. É com grande desapontamento que a equipe teve que desistir do convite para Le Mans. Queriamos ir, mas não para fazer número. Se iriamos fazer bem?  Havia muita incerteza por isso esta decisão. Para ser completamente honesto, era difícil não responder a essa seleção”.

Sobre a participação da equipe na ALMS. "As discussões estão em andamento, mas nada está finalizado. É possível que apenas algumas corridas já que 2013 como um ano de transição”

ACO recebe 71 pedidos para as 24 horas de Le Mans.

A ACO divulgou hoje que 71 equipes fizeram um pedido formal para a participação nas 24 horas desde Ano. A lista com os escolhidos será divulgada no dia primeiro de fevereiro.

Estimasse que as classes LMP completem 62,5% do grid visto a transição e por que não dizer crise que afeta a classe GTE nos últimos anos. O único carro confirmado é o GreenGT H2 modelo que não vai marcar pontos em nenhum classe.