Delta Wing passa por mudanças para 2013.

O Site Le Mans Portugal revelou ontem que o futurístico Delta Wing vai sofrer mudanças para este ano.

A carro que foi projetado da união de Dom Panoz, Ben Bowlby (que desenhou e é diretor técnico) Dan Gurney (presidente da AAR que construiu o carro), Duncan Dayton (Dono da Highcroft Racing), estão deixando a parceria. De concreto apenas Panoz fica.

A Nissan também retirou seu apoio do projeto, A Michellin que fornece os pneus ainda não se pronunciou sobre a debandada. O carro que deve participar de forma integral da ALMS deve vir com muitas novidades. A Elan Motorsport que desenvolve o carro está projetando um novo chassi e um novo motor. O motor terá como base o do Mazda MZR14 de 2.0 litros, terá sua potencia reduzida para 1.9 litros. É equipado com sistema de injeção direta, dois turbos. Tais mudanças resultariam em um propulsor com 50HP a mais do que o do atual Nissan.

O Chassi também vai passar por mudanças e estão feitos três. O atual que é derivado do AMR-ONE tem um projeto de versão fechada. Assim os novos carros já viram sendo “cupes” Os modelos devem ser apresentados nas próximas semanas.

Fonte: Le Mans Portugual

Toyota TS030 para GTR2 by LasseJO

Mais um belo complemento para que curte endurance. O modelo híbrido da Toyota TS030 que este ano estrou em Le Mans e no WEC também marca sua estreia no GTR2 e é um ótimo complemento para o mod GRID.

O carro que é uma conversão do modelo feito por DAVE para Rfactor reproduz fielmente o modelo original. Para adicionar ao grid mod basta editar o arquivo 12007LM_LMP1_TS030.CAR dentro da pasta do modelo e adicionar as classes que desejas. No exemplo abaixo adicionei eles ao WEC 2012. Abaixo link para download.

Classes=”GT_2004, GRID, WE12″

https://www.mediafire.com/?rs3t669gc9430gf

Entrevista com Stephan Gervais da Rebellion Racing.

A equipe Rebellion para muitas é considerada a “teimosa” da LMP1 juntamente com a Strakka Racing que vão tentar este ano ganhar no geral dos gigantes Audi e Toyota. Em entrevista ao site endurance.info Stephan Gervais conta mais detalhes do que espera da temporada 2013 bem como as mudanças nos carros para “tentar” vencer no geral!!.

P. Stephan. O que você acha das adaptações recentes na classe LMP1 para deixar tudo mais equilibrado?

R. "Eu acho que que apenas vai nos permitir ficarmos longe dos fabricantes, não mais. Infelizmente, isso também é acompanhado pelo aumento dos custos, uma vez temos que investir mais para tentar chegar neles. Mas também mostra um desejo de nos ajudar um pouco em termos de desempenho. Dito isto, o assunto talvez não seja apenas sobre o desempenho. É também uma questão ambiental, e podemos ver hoje com três carros LMP1 privado em Le Mans e dois do Campeonato Mundial, temos um problema real com o modelo econômico. Hoje, uma equipe privada é cada vez mais difícil encontrar os fundos necessários para participar.

P. Não seria mais fácil para a equipe procurar um fabricante?

R. "Eu não sei. Mas seria transformar a nossa equipe em uma equipe de aluguel. Porque eu não acho que iriamos vendê-la. Além disso, seria preciso contar com os recursos humanos destes fabricantes para operar sistemas híbridos e outros que não temos controle sobre. Eu sinceramente não sei o que é a melhor solução. Em última análise, eu acho que a LMP1 efetivamente vai preservar os fabricantes com orçamentos muito grandes. O ideal seria ter dois ou três outros construtores a se juntar aos três que estarão presentes no próximo ano … ‘

P. Depois de 2013 existe a possibilidade da equipe se manter na LMP1?

R. "Temos planos, desejos. Mas a realidade econômica é que em 2014 haverá uma grande mudança em termos de orçamento e precisamos trabalhar duro para encontrar parceiros financeiros ou de um fabricante parceiro para implementar um plano que seja sustentável. Porque não podemos correr apenas para 2014.Devemos fazer isso por vários anos. ‘

P. Competir na LMP2 é uma possibilidade para a equipe?

R. “Posso dizer que é um “sim” muito hesitante. Mas não em médio prazo e também não está em nossos planos.

P. Mas se o futuro não foi de união com um um fabricante, seria uma solução alternativa “alugar” um chassi LMP1 para 2014?

R. “(risos) 2014 é um grande projeto, mas no momento eu não posso dizer mais”.

P. A dificuldade atual de um P1 privado “vencer” está ligado apenas a crise financeira ou a diferença para os modelos de fábrica?

R. Eu acho que o problema é principalmente financeiro para os privados agora. Em comparação com o início de 2012, a equipe Pescarolo desapareceu, JRM  cancelou sua participação em Le Mans, a OAK Racing  se voltou para a LMP2, tudo isso se torna difícil . Nossa lógica é que só podemos confiar em nós mesmos. Precisamos atrair parceiros e é por esta razão que estamos presentes na ALMS.Isso nos permite alocar nossos investimentos e ampliar os patrocinadores. ‘ 

P. É mais fácil motivar um patrocinador nos EUA ou no WEC?

R. É mais fácil vender um projeto para parceiros quando você é capaz de atingir a vitória global, seja em uma corrida ou em um campeonato, ao invés de ter que explicar que você está lutando pela vitória da classe e que, apesar de todos os esforços humanos e financeiros que representa não pode obter cobertura da grade mídia. No ano passado, todos reconheceram que tínhamos um problema de visibilidade e mídia o que deve mudar este ano no WEC, o que é uma coisa boa. Mas os meios de comunicação estão interessados ​​principalmente nos fabricantes, Toyota e Audi, e é muito difícil existir por trás. Visto até mesmo na F1. O fundo do grid dificilmente aparece”.

P. O troféu da FIA para equipes privadas na LMP1 que a Rebellion ganhou no ano passado ajudou a trazer novos parceiros?

R. Isso nos deu credibilidade adicional. Ganhamos o Le Mans Series em 2011, fomos o melhor time do ILMC no mesmo ano, terminando em terceiro, atrás da equipe Audi e Peugeot. Infelizmente, não podemos pretender ser campeões do mundo. A vitória em Petit Le Mans também nos fez muito bem. Por não ter o mesmo impacto a nível global, que nos deu uma enorme cobertura da mídia. E isso nos permitiu montar o programa de 2013, precisamente por causa desta exposição na mídia muito maior do que tínhamos até agora. ‘

P. Os parceiros da ALMS serão os mesmos do WEC?

P. “Haverá sócios comuns,mas também específicos da ALMS.

P. Serão 2 carros em Sebring?

R. "Sim, mas nós vamos trazer os três. Que estarão competindo nas ALMS. Os outros serão ficarão na Europa tanto para Silverstone, Spa e Le Mans. ‘

P. A decisão de se comprometer com um Lola no WEC é devido a ALMS? Ou problemas financeiros?

R. Não, isso é simplesmente devido ao fato de que era mais rentável investir o orçamento que temos em um programa na ALMS.Além disso, os nossos recursos humanos e técnicos não são extensíveis e embora a lógica queria se envolver em dois carros no WEC para obter economias maiores, não é o caminho que escolhemos. ‘

P. A Lola foi adquirida pela Multimatic. Eles ainda são um parceiro que você pode confiar?

R. "Em termos de produção de peças, não há qualquer problema, existe uma verdadeira continuidade do serviço. Nós trabalhamos com eles e outras partes interessadas para desenvolver o carro. Como o objetivo não é usar o carro de 2012, sem mudança, caso contrário, corremos o risco de um pequeno déficit no desempenho. Vamos desenvolver este carro durante o inverno, e nós continuamos a fazer por alguns meses. ‘

P. Então o que veremos no novo carro?

R. “(risos) Você vai ver quando apresentarmos o novo carro!”.

P. Um carro híbrido este ano?

R. “O desenho do carro permite. Vamos ver se isso é necessário, mas até agora ele não aparece em nossa prioridades”.

P. Você tem se preocupado com os HPD já que este ano vão estar com pneus mais largos?

R. "Vamos ver como lidam com esta nova situação. Todas as equipes que no passados usaram ​​para pneus largos tiveram um pequeno choque. Você deve saber se adaptar … ‘

Bruno Senna assina com a Aston Martin

Grata surpresa para este blogueiro e por que não para todos os brasileiros que querem ver o endurance mais popularizado no Brasil. Depois de Lucas diGrassi sendo piloto da Audi chegou a vez de Bruno Senna descobrir os encantos da longa duração.

O piloto que já competiu na categoria com a Oreca assinou com a Aston Martin Racing para participar do WEC deste ano. O piloto fará sua primeira corrida nos EUA em Sebring e depois vai seguir pelo WEC. Seu companheiro será Fred Makowiecki para as provas normais e terá como terceiro piloto Rob Bell em SPA e Le Mans. Lembrando que o carro será o #99 na classe GTE-PRO.

Os pilotos do #97 serão Darren Turner, Sfegan Mucke e Peter Dumbteck em SPA e Le Mans.

Já no carro #95 temos Allan Simonsen, Kristian Poulsen além de Chiristoffer Nygaard nas provas longas.

E fechando o #96 Roald Goethe, Jamie Campbell e Stuart Hall.

Reims Revival 2012 1.0 by Rodrrico.

A pista de Reims na França foi palco de grandes disputas da F1 nos anos 50 e 60. Hoje nada mais é do que estradas e os boxes estão abandonados. Existe uma versão disponível para Rfactor, GTR2 e Race07 bem fiel a original. Rodrrico tem uma proposta diferente. Criar um traçado novo usado como base o clássico.

E ele conseguiu. As grandes retas foram aproveitadas, alargadas e recebem elementos do mundo “moderno” como prédios e muros de proteção. Existe uma ondulação leve e os “trevos” que unem o traçado antigo ao novo. Uma pista excelente para prova de endurance ou apenas para você testar os limites do carro.

https://www.rfactorcentral.com/dloader.cfm?dlID=37DA7C0D-B259-D9EE-F40B4E80B7AE5806

Últimas notícias do endurance.

Dempsey Racing feliz com a escolhe para Le Mans e mais 2 Porsche na ALMS

A equipe liderada pelo ator Patrick Dempsey anunciou hoje em Paris após ter sido escolhida para correr em Le Mans mais 2 Porsche para a classe GTE-AM na ALMS.

Os carros em associação com a equipe Del Piero Racing. Os pilotos serão Andy Lally, Andrew Davis. Bob Faieta e Michael Avenatti no carro #10 e Lally, Dempsey e Joe Foster no outro.

Patrick Dempsey comenta:"Que notícia maravilhosa hoje em Paris Nossa equipe tem o prazer de estar trabalhando com a Porsche, Michelin e Proton Competition  para alcançar nosso objetivo que é as 24 Horas de Le Mans Também corro com com Andy Lally nas ALMS, além do nosso novo programa com Alessandro Del Piero com certeza será um ano emocionante de  para todos nós. "


Porsche confirma pilotos para Sarthe e WEC.

A Porsche confirmou hoje seus pilotos que estarão competindo em Le Mans e WEC em tempo integral:

#91: Jorg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Bernhard (em Silverstone, SPA e Le Mans).

#92: Marc Lieb, Richard Liets e Romain Dumas (em Silverstone, SPA e Le Mans).

Outro piloto oficial da marca Jean-Karl Vernay vai competi pela equipe IMSA Matmut junto com Christophe Bourret e Raymond Narac.


Pilotos da SRT são revelados.

A equipe Viper SRT que vai competir com 2 carros na classe PRO da ALMS além de Le Mans definiu hoje 5 dos seus 6 pilotos. Beth Paretta diretor de Marketing comente:

“Depois de uma pausa de mais de uma década, temos o prazer de ser reconhecidos novamente. Este anúncio vem como a equipe se preparando para um retorno em tempo integral na ALMS . Este é um outro passo. Começamos com um retorno às corridas nas ALMS em agosto passado. Temos agora um convite para Le Mans e  precisamos trabalhar. Este é um compromisso enorme para um programa de corrida novo, mas sabemos que temos a equipe certa e o carro incrível”.

Os pilotos serão Mard Gossens, Tommy Kendall, Kuno Wittmer, Dominik Farnbacher e Jonathan Bomarito. O sexto nome será revelado em breve.


Strakka mantem pilotos

A equipe Strakka Racing que compete com equipamento HPD confirmou hoje seus pilotos para 2013. O time vai competir na classe LMP1 tanto no WEC quanto em Sarthe. Os pilotos também serão os mesmos, Danny Watts, Jonny KAne e Nick Leventis.

O time conquistou em 2010 a vitória na classe LMP2 e esta será sua sexta participação na grande corrida. O carro será o mesmo HPD-ARX03a do ano passado porém com pneus mais largos na frente além de uma geometria de suspensão nova. A mudança mais visível será a nova frente. O motor continua o V8 de 3,4 litros a gasolina.


Pilotos da equipe Lotus tem nomes confirmados e revelados.

O carro mais esperado de 2013 sem dúvida é o Lotus T128 que vai competir na classe LMP2. O carro está sendo desenvolvido pela Stéphane Adess e deve dar suas primeiras voltas em breve. Os pilotos serão Kevin Weeda e Thomas Holzer além de James Rossiter. Vitantonio Liuzzi  os outros dois pilotos será confirmados em breve.

Lista completa com todos os participantes das 24 horas de Le Mans 2013

Abaixo a lista completa com todos os participantes.

LMP1
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Lotterer
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Kristensen
Audi Sport North America Audi R18 ultra Gené
Toyota Racing Toyota TS030 HYBRID Wurz
Toyota Racing Toyota TS030 HYBRID Davidson
Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Prost
Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Jani
Strakka Racing HPD ARX-03c Leventis
LMP2
Sébastien Loeb Racing ORECA 03 Montagny
G-Drive Racing ORECA 03 Rusinov
Signatech-Nissan ORECA 03 Mailleux
Delta-ADR ORECA 03 Martin
Thiriet by TDS Racing ORECA 03 Thiriet
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupe Giroix
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupe Fatien
HVM/Status Grand Prix Lola B12/80 Coupe Kennard
Lotus LMP2 Lotus T128 Weeda
Lotus LMP2 Lotus T128 Holzer
Level 5 Motorsports HPD ARX-03b Tucker
OAK Racing Morgan LMP2 Pla
OAK Racing Morgan LMP2 Nicolet
OAK Racing Morgan LMP2 Heinemeier-Hansson
Greaves Motorsport Zytek Z11SN Zugel
Greaves Motorsport Zytek Z11SN Kimber-Smith
KCMG Morgan LMP2 Imperatori
Starworks Motorsport HPD ARX-03b Popow
Boutsen Ginion Racing ORECA 03 Wauters
Murphy Prototypes ORECA 03 Hartley
Pecom Racing ORECA 03 Perez-Companc
Jota Zytek Z11SN Dolan
     
GTE-PRO
AF Corse Ferrari F458 Italia Bruni
AF Corse Ferrari F458 Italia Beretta
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Mücke
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Turner
Corvette Racing Corvette C6.R Garcia
Corvette Racing Corvette C6.R Gavin
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3-RSR Lieb
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3-RSR Bergmeister
SRT Motorsports Viper SRT GTS-R Goossens
SRT Motorsports Viper GTS-R Farnbacher
JMW Motorsport Ferrari F458 Italia Sugden
GTE-AM
Larbre Compétition Corvette C6 ZR1 Lamy
Larbre Compétition Corvette C6 ZR1 Bornhauser
Krohn Racing Ferrari F458 Italia Krohn
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Narac
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Gibon
Dempsey Racing – Proton Porsche 911 GT3-RSR Dempsey
AF Corse Ferrari F458 Italia Perrazzini
AF Corse Ferrari F458 Italia Mallegol
AF Corse Ferrari F458 Italia Gerber
8 Star Motorsports Ferrari F458 Italia Potolicchio
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Goethe
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Simonsen
Proton Competition Porsche 911 GT3-RSR Ried
Extreme Speed Motorsports Ferrari F458 Italia Sharp
Espera
GreenGT Green GT H2 Pescatori
Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Hall
ProSpeed Competition Porsche 911 GT3-RSR Al Faisal
RAM Racing Ferrari F458 Italia Mowlem
TRG-AMR Aston Martin Vantage GTE Buckler
Race Performance ORECA 03 Frey
Morand Racing Morgan LMP2 Gachnang
DKR Engineering Lola Porta
Signatech ORECA 03 Ragues
Delta-ADR ORECA 03 Nakano
HVM/Status GP Lola B12/80 Hughes